2023

Multimédia I

Nome: Multimédia I
Cód.: VIS12747L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fornecer ao estudante conhecimentos sobre criação, edição e exportação de imagens digitais, por recurso à
aprendizagem de conceitos e técnicas que lhe permitam entender a linguagem da imagem digital, no foro das
artes plásticas e da multimédia, e dominar um conjunto de instrumentos tecnológicos elementares, tanto
experimentais como conceptuais, necessários para uma prática artística consequente.

Competências a adquirir pelo aluno:
- Saber aplicar as ferramentas de edição de imagem digital em softwares basilares;
- Compreender e ensaiar o trabalho de composição, manipulação e criação de imagem em suporte digital;
- Conhecer os formatos e resolução de imagem digital adequados a diferentes finalidades como a impressão
offset, a impressão doméstica, a divulgação na World Wide Web e a projeção;
- Entender a imagem digital a partir de uma perspectiva estética e histórica, sabendo contextualizá-la no âmbito
do campo das artes visuais.

Conteúdos Programáticos

1. Abordagem sintética do papel da colagem e da fotomontagem analógica e digital na história da arte: Cubismo,
Futurismo, Dada, propaganda política, Surrealismo, Arte Pop, arte pós-modernista e contemporânea.
2. Composição: tema principal e elementos secundários; peso gráfico; peso semântico; simetrias; estabilidade;
dinamismo; simplicidade; ponto; linha; plano; formas; ponto de vista e enquadramentos; perspectiva; ritmo;
regra dos terços; três elementos; espaço negativo.
3. Importação de imagem da câmara, de digitalizador ou da World Wide Web. Dimensão, resolução e escolha
de formato de ficheiros consoante a finalidade a dar à imagem: World Wide Web, impressão gráfica - offset e
doméstica, e; projeção de imagens.
4. Edição da imagem digital: correção de problemas comuns; cortar e transformar; trabalhar com camadas e
seleções; cores e valores de claro-escuro e a sua correção por meio de camadas de ajustamento; combinação
de múltiplas imagens; filtros; tipografia, e; estilos.
5. Exportação da imagem digital tendo em atenção a resolução, os modos de cor e as dimensões, de acordo
com o suporte – gráfico ou virtual -através do qual a imagem será apresentada e divulgada.

Métodos de Ensino

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.

1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.

A classificação final do aluno que constará na pauta resulta da soma de a), b) e c).

2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

A classificação final que constará nas pautas resulta da soma de a) e b).

Bibliografia

Ades, D. (1993). Photomontage. London: Thames & Hudson.
Busch D. (2013). Klanten, Robert; Hellige, Hendrik, eds - The Age of Collage. Contemporary Collage in Modern
Art. UK: Gestalten.
Busch D.; Klanten, R.; Hellige, H, (eds) (2016). The Age of Collage 2. Contemporary Collage in Modern Art, UK:
Gestalten.
Craig, Blanche, (ed.) (2008). Collage : Assembling Contemporary Art, London: Black Dog Publishing.
Evans David; Gohl, Sylvia (1987). Photomontage: A Political Weapon. London: Gordon Fraser.
Long, Ben (2014). Complete Digital Photography, USA: Course Technology PTR.
Rodrigues, Ângela; Pinto, Isabel (2013). Adobe Photoshop CS6, Lisboa: Centro Atlântico.
Sousa, Rocha de (1992). Ver e Tornar Visível. Lisboa: Universidade Aberta.
Brereton, Richard; Roberts, Caroline, (ed.) (2011) Cut & Paste: 21st-Century Collage. London: Laurence King