2023

Teoria Crítica dos Média

Nome: Teoria Crítica dos Média
Cód.: FIL12734L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a. promover a compreensão dos média nas sociedades contemporâneas e as suas relações com os dispositivos
de captação, registo, armazenamento e leitura de dados;
b. estabelecer contextos conceptuais, teóricos e históricos básicos, bem como um léxico crítico e
procedimentos de análise permitindo a exploração an-arqueológica dos média a partir de uma perspectiva
crítica;
c. encorajar a exploração das temáticas propostas, estimulando a capacidade de integrar conhecimentos, de
lidar com questões complexas, de enunciar e resolver problemas e emitir juizos sobre problemáticas dos média;
d. encorajar o aprofundamento de leituras, e a verificação do modo como os mais recentes contributos teóricos
no campo dos média (do pós-humano às bio e tecnopolíticas) têm impacto nas práticas sociais e artísticas e nos
modos de as pensar;
e. aplicar a dimensão crítica da UC na concepção, planeamento e execução de acções ou trabalhos a
desenvolver em trabalho de campo.

Conteúdos Programáticos

O programa proposto organiza-se em dois blocos:
A. Teoria crítica dos média
1. Arqueologias, modo de usar (metodologias).
2. Média, medialidade, intermedialidade, transmedialidade
3. Média e sensorium (biopolítica, tecnopolítica)
4. Média e temporalidades (arquivos e memória cultural)
5. Média tecnológicos, média electrónicos, média digitais
B. Inquirições críticas
1. O meio é a mensagem (McLuhan)
2. Mediações, determinações, redes discursivas (Kittler)
3. O tempo profundo dos média e as possibilidades da variantologia (Zielinski)
4. Média zombie, criação e ativismo (Parikka)
5. Média, arquivos culturais e a grande suspeição (Groys)

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem privilegia o trabalho autónomo dos alunos, assente no contacto
aprofundado com os materiais de referência (bibliografia, filmes, documentação vária) dentro e fora das horas de
contacto. Esta é uma unidade teórico-prática, valorizando o debate, a apresentação e exposição de problemas
(individualmente ou em grupo), o aprofundamento de perspetivas através da produção de ensaios e recensões
escritas, em aula ou via blog, moodle ou outras plataformas.
Na parte final do semestre (últimas 4 semanas), o aluno desenvolve um trabalho aplicado, mediante proposta,
com orientação tutorial, junto de uma das instituições parceiras da cidade (ou outras). Em alternativa, elabora e
apresenta um trabalho de investigação (1500 a 2000 palavras), mediante proposta. Os alunos são encorajados a
participar na vida cultural da cidade, lugar que convoca a sua criatividade e reflexão crítica. Em regime de
avaliação final, o aluno realiza uma prova escrita de exame.

Bibliografia

ERNST, W. Digital memory and the archive. Minneapolis, University of Minnesota Press, 2012
GIANNETTI,C. (ed.) AnArchive(s). Oldenburg, Edith-Russ-Haus für Medienkunst, 2014
GODDARD, M. & PARIKKA, J. (eds) Fibreculture, 17 - Unnatural Ecologies, 2011
GROYS, B., Under suspicion. Nova Iorque, Princeton UP, 2012.
HARPOLD, T. Ex-foliations. Minneapolis, University of Minnesota Press, 2009
HAYLES, N. K., How we think. Chicago, The University of Chicago Press, 2012
HERTZ, G. & Parikka, J., «Zombie media», Leonardo, 45.5: 424-430, 2012
HUTHAMO, E. & PARIKKA, J. (eds), Media archaeology. Los Angeles, University of California Press, 2011
KITTLER, F., Gramophone, film, typewriter. Stanford, Califórnia, Stanford U. P., 1999.
McLUHAN, M., Compreender os meios de comunicação – extensões do homem. Lisboa, Relógio d'Água, 2008.
PARIKKA, J., What is Media Archaeology, Londres, Polity, 2012
ZIELINSKY, S., Deep time of the media. Cambridge (Mass.) e Londres, MIT, 2006.

Equipa Docente