2024
Filosofia e Psicanálise
Nome: Filosofia e Psicanálise
Cód.: FIL12727L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final do curso, os alunos deverão estar aptos para
compreender o significado da Psicanálise na sua complexidade;
identificar a novidade por ela introduzida na cultura e filosofia contemporâneas;
dominar os principais conceitos da Psicanálise freudiana;
utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura;
conhecer pelo menos dois textos fundamentais do movimento psicanalítico.
compreender o significado da Psicanálise na sua complexidade;
identificar a novidade por ela introduzida na cultura e filosofia contemporâneas;
dominar os principais conceitos da Psicanálise freudiana;
utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura;
conhecer pelo menos dois textos fundamentais do movimento psicanalítico.
Conteúdos Programáticos
1.A Psicanálise como acontecimento da Cultura
Contexto histórico-cultural: ciência, filosofia, literatura
A revolução freudiana: terapia, antropologia
Repercussão: a evolução da psicanálise no «movimento da cultura» ocidental
2.A invenção da Psicanálise.
Descobrimentos fundamentais
O método: prática dialógica, hermenêutica antropológica
Psicologia, metapsicologia
3.Psicanálise e Hermenêutica antropológica
Interpretação na filosofia e na terapia psicanalítica
Inconsciente, linguagem simbólica
Freud, mestre da suspeita
Princípios de prazer e realidade; Eros e Thanatos
Dos sonhos aos produtos culturais (arte, literatura, mito, religião)
4.Repercussão filosófica da psicanálise
Estrutura do eu e sujeito ético
Liberdade e medo à liberdade
A racionalidade da conduta e princípio da realidade
Agressividade e mal-estar na cultura
A procura da «vida boa» e a Filosofia como terapia: análise existencial fenomenológica; psicanálise existencial;
acompanhamento filosófico
Contexto histórico-cultural: ciência, filosofia, literatura
A revolução freudiana: terapia, antropologia
Repercussão: a evolução da psicanálise no «movimento da cultura» ocidental
2.A invenção da Psicanálise.
Descobrimentos fundamentais
O método: prática dialógica, hermenêutica antropológica
Psicologia, metapsicologia
3.Psicanálise e Hermenêutica antropológica
Interpretação na filosofia e na terapia psicanalítica
Inconsciente, linguagem simbólica
Freud, mestre da suspeita
Princípios de prazer e realidade; Eros e Thanatos
Dos sonhos aos produtos culturais (arte, literatura, mito, religião)
4.Repercussão filosófica da psicanálise
Estrutura do eu e sujeito ético
Liberdade e medo à liberdade
A racionalidade da conduta e princípio da realidade
Agressividade e mal-estar na cultura
A procura da «vida boa» e a Filosofia como terapia: análise existencial fenomenológica; psicanálise existencial;
acompanhamento filosófico
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas: informativas, de exercício de análise de textos (escritos e fílmicos) e de aplicação do
conhecimento na avaliação de casos. Realização de um trabalho em interação com a comunidade.
A avaliação pode ser feita por exame final (com valor de 100%) ou por avaliação contínua, sendo contabilizada a
assistência ativa às aulas (10%), a realização de uma prova presencial (45%) e de um trabalho prático escrito
(45%).
conhecimento na avaliação de casos. Realização de um trabalho em interação com a comunidade.
A avaliação pode ser feita por exame final (com valor de 100%) ou por avaliação contínua, sendo contabilizada a
assistência ativa às aulas (10%), a realização de uma prova presencial (45%) e de um trabalho prático escrito
(45%).
Bibliografia
ASSOUN, P.L. (1995): Freud, la philosophie et les philosophes. Paris, PUF
ASSOUN, P.L. (2002): A Metapsicologia. Lisboa, Climepsi
GONZÁLEZ, Julia (1992): "Ética y psicoanálisis". In: CAMPS, V. et al., Concepciones de la ética. Madrid, Trotta,
225-246
FREUD, Sigmund (1953): The Standart Edition (Ed. de J. Strachey em col. com A. Freud). London, Hogarth Press,
1953-1974. 24 vol.
FREUD, Sigmund (1989): Textos essenciais da Psicanálise. 3 vol. Mem Martins, Europa-América
FREUD, Sigmund (1994): Textos essenciais sobre Literatura, Arte e Psicanálise Mem Martins, Europa-América
LAPLANCHE, J., PONTALIS, J.B. (1990): Vocabulário de Psicanálise. Lisboa, Presença
MARCUSE, Herbert (1953): Eros and Civilization. A philosophical inquiry into Freud. Boston, Beacon Press
MARKET, Oswaldo (1999): "Freud pensador", Rev. Port. de Psicanálise, vol.18/1999, 101-122
RICOEUR, P. (1969): "Hermenêutica e Psicanálise", in O conflito das Interpretações. Ensaios de Hermenêutica,
Porto, Rés
ASSOUN, P.L. (2002): A Metapsicologia. Lisboa, Climepsi
GONZÁLEZ, Julia (1992): "Ética y psicoanálisis". In: CAMPS, V. et al., Concepciones de la ética. Madrid, Trotta,
225-246
FREUD, Sigmund (1953): The Standart Edition (Ed. de J. Strachey em col. com A. Freud). London, Hogarth Press,
1953-1974. 24 vol.
FREUD, Sigmund (1989): Textos essenciais da Psicanálise. 3 vol. Mem Martins, Europa-América
FREUD, Sigmund (1994): Textos essenciais sobre Literatura, Arte e Psicanálise Mem Martins, Europa-América
LAPLANCHE, J., PONTALIS, J.B. (1990): Vocabulário de Psicanálise. Lisboa, Presença
MARCUSE, Herbert (1953): Eros and Civilization. A philosophical inquiry into Freud. Boston, Beacon Press
MARKET, Oswaldo (1999): "Freud pensador", Rev. Port. de Psicanálise, vol.18/1999, 101-122
RICOEUR, P. (1969): "Hermenêutica e Psicanálise", in O conflito das Interpretações. Ensaios de Hermenêutica,
Porto, Rés
Equipa Docente
- Ângelo Samuel Nunes Milhano [responsável]