2023

Pensamento Moderno e Contemporâneo I

Nome: Pensamento Moderno e Contemporâneo I
Cód.: FIL12726L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final do curso, os alunos deverão estar aptos para
• identificar as principais características da modernidade face à antiguidade e à idade média;
• identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que o homem moderno tem de
si mesmo;
• dominar os principais conceitos do pensamento moderno e contemporâneo;
• utilizar operativamente alguns destes conceitos na hermenêutica da cultura contemporânea;
• ter lido e interpretado pelo menos dois textos fundamentais do pensamento moderno e contemporâneo.
Deverão igualmente estar aptos a participar na exposição e debate públicos sobre a relevância da tradição
filosófica no seio da arena cultural da nossa contemporaneidade

Conteúdos Programáticos

I. O começo de uma nova era
- A perda de mundo e a conquista de novos territórios
- A ciência como programa existencial de conquista da natureza infinita
- A nova ordem política: entre Machiavel e Hobbes
- O surgimento da consciência: Locke
II. Ordem, racionalidade, progresso: As Luzes à conquista da história do mundo
- Harmonia e razoabilidade da natureza Vs ceticismo racionalista: Leibniz ou Hume
- Religião natural, tolerância e direitos naturais
- Do direito universal ao contrato social
- O nascimento da estética ou a pré-história do homem criador
- À luz da crítica: a autodeterminação da modernidade por Kant
III. A conquista do absoluto até a morte de Deus (e do Homem)
- A radicalização da filosofia crítica ou o regresso do recalcado (de Fichte à Hegel)
- Depois da filosofia, o pensamento confrontado ao real: de Schopenhauer a Marx
- No deserto do real: niilismo e existencialismo (Kierkegaard e/ou Nietzsche)

Métodos de Ensino

Aulas TP (avaliadas por prova de frequência - 70% da nota final): exposição teórica e debate sobre textos.
Aulas TC (objetos de relatório individual – 30% da nota final): organização de conferências-debate pelo docente
em colaboração com os alunos, sobre temáticas relevantes para a matéria.
O regime de Exame prevê uma prova única final.

Bibliografia

Pérez de Tudela, J., Historia de la filosofía moderna – De Cusa a Rousseau, Madrid, Akal, 2001.
Cassirer, E,. El problema del conocimiento en la filosofía y en la ciência modernas, México, Fondo de Cultura
Económica, 1979, 4 vols
Moreno, C., Fenomenología y filosofía existencial, Madrid, Síntesis, 2000, 2 Vols.
Villacañas Berlanga, J.L., Historia de la filosofía contemporánea, Madrid, Akal, 1997.
Cassirer, E., La filosofía de la Ilustración, Madrid, FCE, 1993.
Cassirer, E., Rousseau, Kant, Goethe: filosofía y cultura en la Europa del siglo de las luces, Madrid, FCE, 2007.
Löwith, K., De Hegel a Nietzsche, Buenos Aires, Katz Editores, 2008.
Kant, I., Resposta à pregunta: Que é o Esclarecimento?
Descartes, R., Discurso do método, Lisboa, Edições 70, 2014.