2023

Introdução aos Sistemas de Significação e de Comunicação

Nome: Introdução aos Sistemas de Significação e de Comunicação
Cód.: FIL12723L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Estabelecer um amplo quadro de conhecimentos, histórico e cultural, em torno da diversidade de sistemas de
significação e comunicação, de modo a captar homologias, diferenças, transmissões, recorrências e inovações.
2. Compreender os processos da significação e comunicação enquanto fenómenos de apreensão, organização,
representação e significação de sentidos e conteúdos da produção, do conhecimento e da ação humanas, que
modelam as culturas.
3. Ser capaz de reconhecer os contributos de diversas áreas disciplinares: a semiótica, a história, a filosofia, os
estudos das artes, a antropologia, a filosofia das técnicas, os estudos cognitivos, o design, para a compreensão
dos fenómenos complexos de significação e comunicação.
4. Constatar como as transformações dos suportes materiais e dos media de criação e transmissão de
mensagens visuais nas sociedades contemporâneas modificaram os conteúdos e a visualidade, e fizeram surgir
novas dinâmicas de perceção e experiência das imagens.

Conteúdos Programáticos

1.Sistemas de significação e de comunicação: gráficos, orais, escritos, impressos, aurais, visuais, digitais.
Elementos básicos de compreensão dos sistemas de significação e de comunicação; os modos, instrumentos e
tecnologias de mediação.
2.As dimensões antropológicas, sociopolíticas e cognitivas dos sistemas de significação e comunicação. A
homogeneidade instrumental e a diversidade de concretizações: rotinas, estilos e inovações. Análise de
algumas situações históricas e perspetivas exemplares.
3. A cultura e comunicação visuais contemporâneas. As teorias contemporâneas da imagem. Enquadramento
histórico social e cultural de uma “história da imagem”. As visibilidades contemporâneas e as suas narrativas:
Sociedade do Espetáculo, Simulacros, Opacidade, Transparência, Liquidez, Hipervisualização e Espaço Virtual
da Imagem.

Métodos de Ensino

A unidade curricular organiza-se segundo o princípio de ensino teórico-prático,associado a horas de ensino
prático e de campo, e a acompanhamento tutorial.
Pressupõe uma vertente de sessões expositivas de apresentação de conteúdos, teorias e problemáticas
relativas aos conteúdos do programa. São utilizados diversos materiais e suportes de apoio, nomeadamente
documentos escritos e textos, além de materiais e suportes de natureza visual diversificada, desde fotografias a
filmes. A participação e contribuição ativa dos alunos é uma linha de orientação crucial e das componentes mais
valorizadas na avaliação contínua.

A avaliação contempla trabalhos breves realizados nas aulas(10%), dois trabalhos individuais de reflexão escrita
em torno de um texto(30%),e um terceiro de apresentação de um tema(20%). No final da avaliação contínua é
realizada uma frequência(40%).
Os alunos têm ainda uma segunda opção de avaliação não contínua, que contempla a realização de um Exame e
de um Exame de Recurso.

Bibliografia

ARNHEIM, R. Visual thinking. California: University of California Press, 1969.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 2002..
COULMAS, F. The writing systems of the world. Wiley-Blackwell: 1991
DEBRAY, R. Vie et mort de l'image: Une histoire du regard en Occident. Paris: Gallimard, 1992.
ECO, U., Tratado de Semiótica Geral. São Paulo: Perspetiva, 1994.
FOUCAULT, M. As Palavras e as Coisas. Lisboa: Edições 70, 2014.
GOODY, J., A Lógica da Escrita e a Organização da. Sociedade. Lisboa: Edições 70, 1987.
GIL, J. A imagem-nua e as pequenas perceções. Lisboa: Relógio d'Agua,1996.
HAVELOCK, E., A musa aprende a escrever. Lisboa: Gradiva, 1996.
KANDINSKY, W. Ponto, linha, plano. Lisboa: Edições 70, 1987.
McLUHAN, M., The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man. Toronto: TUP, 1962.
MIRZOEFF, N. (ed.) The Visual Cultural Reader. New York: Routledge, 2001.
MUNARI, B. Design e comunicação visual. Lisboa: Edições 70, 1991.

Equipa Docente