2023

Horizontes Gregos e Medievais da Racionalidade Europeia

Nome: Horizontes Gregos e Medievais da Racionalidade Europeia
Cód.: FIL12721L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Assimilar as fontes inaugurais da tradição ocidental por leitura direta, adquirindo a capacidade de as reler
criticamente em função da atualidade, ao mesmo tempo que compreendendo a relação intrínseca entre as
formas abstratas do pensamento e a existência histórica;
2. Reconhecer questões fundamentais a respeito da organização da vida comum através de filósofos gregos e
medievais;
3. Identificar traços de continuidade, rutura e reconfiguração dos problemas culturais do viver num espaço
comum.

Conteúdos Programáticos

I Dialética de mito e razão: o ‘milagre grego’ revisto pela Escola de Frankfurt
O filósofo na cidade clássica:
II.1. o destino político do método socrático
II.2. o idealismo platónico como ‘inimigo da sociedade aberta’ (Popper)
As racionalidades filosóficas construtoras da cidade
III.1 a cidade de Platão como um corpo anímico coletivo e perfetível
III.1.1 a ressonância atual do problema da participação
III.2 a duplicação da cidade em Agostinho de Hipona
III.2.1 a ressonância atual do problema da convivialidade entre homens e mulheres e da intolerância entre
cristãos e pagãos
III.3 a cidade de Aristóteles como um espaço cultural possível num dado lugar do império
III.3.1 a ressonância atual do problema do bem comum na nova lógica citadina
III.4 a cidade teocrática de Tomás de Aquino
III.4.1 a ressonância atual do problema da expressão sociopolítica do ser humano

Métodos de Ensino

Aulas TP (avaliadas por prova de frequência – 70% da nota final): exposição teórica e debate sobre textos
selecionados.
Aulas TC (objeto de relatório individual (3 a 6 páginas) – 30% da nota final): organização no espaço público, pelo
docente em colaboração com os alunos, de conferências-debate problematizadoras dos temas nucleares do
curso.

A avaliação privilegia o regime contínuo, presencial, investigativo e participativo, mas inclui, de acordo com o
Regulamento Escolar Interno, regime de Exame com uma prova de avaliação única e final. (100%).

Bibliografia

AGOSTINHO de HIPONA A Cidade de Deus, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian,1996.
ARISTÓTELES, Politique, Paris, Vrin, 1996.
HOMERO, Odisseia, Lisboa, Cotovia, 2003
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T., Dialectic of Enlightenment, Stanford University Press, 2002
JAEGER, W., Paideia, Lisboa, Aster, 1979.
LIBERA, A., Penser au Moyen Âge, Paris, Le Seuil, 1991.
NUSSBAUM, M., The fragility of goodness: luck and ethics in Greek tragedy and philosophy, 2nd ed., New York,
Cambridge University Press, 2001.
PLATÃO, A República, 3.ª ed. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1976.
PLATO, The Collected Dialogues, Princeton, 1961
Tomás de Aquino, Opúsculos y cuestiones seletas. ()Edición bilingüe, Madrid, B.A.C. 2008.

Equipa Docente