2023
Seminário Temático 2
Nome: Seminário Temático 2
Cód.: FIL12628D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A finalidade principal deste Seminário é dar a cada Doutorando(/a) a possibilidade de expor e discutir as questões especialmente problemáticas na etapa inicial da sua tese de Doutoramento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecimento do estado da arte numa área filosófica em que se integrem globalmente alguns dos
projetos de doutoramento
2. Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3. Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4. Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5. Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das temáticas
dos seus projetos nascentes
6. Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.
projetos de doutoramento
2. Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3. Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4. Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5. Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das temáticas
dos seus projetos nascentes
6. Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.
Conteúdos Programáticos
Fenomenologia e Análise Existencial
1. A fenomenologia heideggeriana da existência
1. Origens: a Hermenêutica da Facticidade
2. Desenvolvimento: a Ontologia Fundamental
3. Acmé: a Historia do Ser
4. Aplicação: Análise existencial
2. Conceitos fundamentais
1. Dasein e Existência
2. Modalidades do ser: existência, estar-à-mão, estar-em-presença, vida, consistência
3. Modalidades da existência: o existencial e o existenciário
4. Ser-no-mundo e ser-à-beira dos entes: do fazer mundo ao intramundano
5. O cuidado como ser do Dasein
6. Temporalidade ek-stática do Dasein e temporalidade horizontal do em-presença
7. O tempo do cuidado, o tempo do mundo e a intratemporalidade
3. Análise existencial meta-ontológica
1. O Dasein como abertura
2. O espaço-tempo
3. O problema do corpo e o erro da psicossomática
4. O são e o patológico na experiência do tempo
5. Crítica do positivismo freudiano
6. Crítica de Binswanger à noção de cuidado
7. Análise existencial e Psicanálise sg. Medard Boss
1. A fenomenologia heideggeriana da existência
1. Origens: a Hermenêutica da Facticidade
2. Desenvolvimento: a Ontologia Fundamental
3. Acmé: a Historia do Ser
4. Aplicação: Análise existencial
2. Conceitos fundamentais
1. Dasein e Existência
2. Modalidades do ser: existência, estar-à-mão, estar-em-presença, vida, consistência
3. Modalidades da existência: o existencial e o existenciário
4. Ser-no-mundo e ser-à-beira dos entes: do fazer mundo ao intramundano
5. O cuidado como ser do Dasein
6. Temporalidade ek-stática do Dasein e temporalidade horizontal do em-presença
7. O tempo do cuidado, o tempo do mundo e a intratemporalidade
3. Análise existencial meta-ontológica
1. O Dasein como abertura
2. O espaço-tempo
3. O problema do corpo e o erro da psicossomática
4. O são e o patológico na experiência do tempo
5. Crítica do positivismo freudiano
6. Crítica de Binswanger à noção de cuidado
7. Análise existencial e Psicanálise sg. Medard Boss
Métodos de Ensino
O seminário funciona em regime presencial, podendo recorrer-se, em casos especiais, à participação por
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins
A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins
A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).
Bibliografia
Borges-Duarte, I. (2006): O tédio como experiência ontológica. Aspectos da Daseinsanalyse
heideggeriana. In: Subjectividade e Racionalidade. Uma abordagem fenomenológico-hermenêutica.
Porto, Campo das Letras, 2006, 297-323.
_____ (2008)A experiência do tempo nos Zollikoner Seminare de Heidegger. Phainomenon Revista de
Fenomenologia (Lisboa), nº 16/17 (2008), 261-276.
Boss, Medard (1963): Psychoanalysis and Daseinsanalysis. New York, Basic Books
Cabestan, Ph. & Dastur, F. (2011): Daseinsanalyse. Paris, Vrin.
Frankl, Viktor (1939): Philosophy and psychotherapy - On the foundation of an Existential Analysis
Heidegger, Martin (2006): Seminários de Zollikon. Petrópolis, Vozes. 3ª ed.
heideggeriana. In: Subjectividade e Racionalidade. Uma abordagem fenomenológico-hermenêutica.
Porto, Campo das Letras, 2006, 297-323.
_____ (2008)A experiência do tempo nos Zollikoner Seminare de Heidegger. Phainomenon Revista de
Fenomenologia (Lisboa), nº 16/17 (2008), 261-276.
Boss, Medard (1963): Psychoanalysis and Daseinsanalysis. New York, Basic Books
Cabestan, Ph. & Dastur, F. (2011): Daseinsanalyse. Paris, Vrin.
Frankl, Viktor (1939): Philosophy and psychotherapy - On the foundation of an Existential Analysis
Heidegger, Martin (2006): Seminários de Zollikon. Petrópolis, Vozes. 3ª ed.
Equipa Docente
- Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos [responsável]