2023

Seminário de Projeto I

Nome: Seminário de Projeto I
Cód.: GES12427D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Ciências Empresariais, Agricultura e Silvicultura, Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC visa habilitar os alunos para o desenvolvimento do seu projeto de tese de acordo com os critérios
aplicados pela FCT na avaliação de projetos de investigação. A proposta é delineada com o apoio do(s)
orientador(es); um comité de docentes, nomeado pelo Diretor do programa, avalia o projeto, sugerindo
eventuais melhorias. Promove-se assim a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas no
Seminário de Investigação. Especificamente pretende-se que o doutorando:
a) Reflita sobre o seu processo de aprendizagem e seja capaz de lidar com as dificuldades e decisões
suscitadas pelo desenvolvimento do projeto;
b) Compreenda as técnicas de elaboração de uma tese;
c) Compreenda o papel do trabalho em rede (inter)nacional no desenvolvimento de competências e
resultados inovadores;
e) Contemple aspetos relevantes nas práticas de investigação (e.g. questões éticas e legais);
f) Comunique o seu trabalho de forma eficaz;
g) Saiba organizar o seu projeto para fins de publicação.

Conteúdos Programáticos

1. Elementos base para a conceção e organização de um projeto de tese de doutoramento
Investigação académica e tese de doutoramento: questões de enquadramento
Natureza internacional da investigação académica e o papel das redes
Formulação de questões de investigação e planeamento da tese
Componentes de uma tese e processo de investigação. Problemas e erros comuns
Submissão, apresentação e estratégias de publicação
2. Delineamento e apresentação da proposta de tese
Definição e delimitação da questão de partida, problema e eventuais hipóteses a testar
Posicionamento num quadro(s) concetual(ais) e analítico(s) e elaboração uma primeira aproximação ao
estado da arte relativo ao objeto de pesquisa
Construção de um modelo explicativo, articulando os objetivos com o(s) quadro(s) conceptual(ais) e
analítico(s), numa perspetiva interdisciplinar
Seleção de métodos e técnicas de recolha e análise de dados ajustados à investigação proposta
Apresentação e discussão da proposta

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem assenta num 1º módulo de natureza teórico-prático com um 2º de carácter
tutorial, complementados por seminários. Estes são conduzidos por docentes da UC e especialistas
convidados, nomeadamente das empresas do setor, e visam mostrar como se desencadeia e constrói um
projeto de investigação, focando-se nos aspetos críticos para a conceção e elaboração da proposta de
tese, introduzindo temas de investigação inovadores e relevantes e ilustrando situações de construção de
conhecimento por via de abordagens inter e transdisciplinares.
As OT destinam-se ao acompanhamento de cada aluno pelo seu orientador, de forma a poder elaborar o
seu projeto de tese.
A 1º versão do projeto é enviada para a Comissão Coordenadora do curso e, em função do tema, aquela
escolhe 3 docentes (incluindo o orientador) para rever o projeto. Se o projeto revisto merecer a aprovação
dos membros do painel, o aluno fica Aprovado na UC e o projeto é enviado para registo nos serviços
académicos.

Bibliografia

Adicionalmente às referências bibliográficas indicadas na UC Seminário de Investigação, a bibliografia
será específica para cada trabalho. Será incentivado o recurso a plataformas bibliográficas digitais como a
B-on, repositórios de teses, plataformas e websites de projetos de investigação internacionais de
referência (e.g. H2020) e recursos open source.

In addition to the references given in the Research Seminar CU, the bibliography will be specific to each
project proposal. Students are encouraged to use digital bibliographical platforms such as B-on, theses
repositories, platforms and websites of international research programmes (e.g. H2020) as well as open
source materials.