2023

Materiais e Estruturas Arqueológicas

Nome: Materiais e Estruturas Arqueológicas
Cód.: HIS12040L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A disciplina tem como objetivo que o aluno conheça diferentes tipos de estruturas arqueológicas, de artefactos (líticos, metálicos, cerâmicos, vítreos e ósseos) e ecofactos, numa perspetiva diacrónica, e que seja capaz de identificá-los, caraterizá-los e classificá-los corretamente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
- Sensibilização para espólios e estruturas arqueológicas
- Identificação das várias tipologias
- Identificação das principais estruturas existentes
- Conhecimento das diferentes estratégias de preservação e valorização.
Competências:
- Domínio do vocabulário e conceptualização inerentes ao estudo de materiais
- Capacidade para identificar e caracterizar estruturas e espaços.
-Domínio das metodologias de levantamento, recolha e inventariação da Arqueologia Industria.
- Capacidade para desenvolver investigação no estudo de materiais arqueológicos

Conteúdos Programáticos

- O Homem e a Natureza
1.Do objecto ao artefacto (utensílio e instrumento)
2.Os factores ambientais e a tecnologia
3.A selecção da matéria-prima
- Materiais líticos
1. Matérias-primas
2.Técnicas de transformação
3.Tipologias
- Materiais cerâmicos
1.Matérias-primas
2.Técnicas de transformação
3.Tipologias
- Outros materiais
1.Matérias-primas
2.Técnicas de transformação
3.Tipologias

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas com recurso a imagens, leituras e interpretação de textos. A
componente prática será realizada com base no trabalho direto com materiais arqueológicos e
análise de estruturas.
A avaliação pode ser realizada no sistema de avaliação contínua e no sistema de exame. Na
avaliação contínua será realizado um trabalho de aplicação dos conceitos e a apresentação e
discussão desse mesmo trabalho e uma frequência.
A. Regime de frequência
1. Realização de um trabalho prático definido entre o aluno e o docente e que implique a aplicação
dos conceitos, fontes e métodos da disciplina. (40%)
1.1.. Apresentação e discussão do trabalho apresentado (10%).
2. Frequência (50%)
B. Regime de exame
Prova de avaliação escrita sobre a matéria leccionada

Bibliografia

DJINDJIAN, F. (1991) - Méthodes pour l`archéologie. Paris: Armand Colin.
Gómez Martínez, S. (ed.) (2020) – Las Artes del Islam: cerámica, marfiles, tejidos, vidrios y metales. Sevilla.
GOODALE, N. / W. Andrefsky, Jr, eds. (2015) - Lithic Technological Systems and Evolutionary Theory. 312 pp.
JONHSON, M. (2000) – Teoria arqueológica. Una introducción. Barcelona: Ariel Historia.
MARTÍN BUENO, M. / J. C. SÁENZ PRECIADO,eds. (2014) - Modelos edilicios y prototipos en la monumentalizaciÛn de las ciudades de Hispania. 169 pp.
Fernández Ochoa, C.; Morillo, A.; Zarzalejos, M. (ed.) (2013-2017) Manual de Cerámica Romana I a IV.Madrid, Museo Arqueológico Regional de la Comunidad de Madrid.
PEDELI, C. / PULGA, S; (2013) - Conservation Practices on Archaeological Excavations. Principles and Methods.
Orton, Clive; Tyers, Paul e Vince, Alan (1997) – La cerámica en arqueología. Barcelona: Crítica, 1997.
Adam, J.-P. (1996) La construcción romana, materiales y técnicas. León, Editorial de los Oficios.