2023

Antropologia Biológica

Nome: Antropologia Biológica
Cód.: BIO11463L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram competências fundamentais na área da biologia do esqueleto humano, nomeadamente na investigação forense e no estudo de populações antigas. É também objectivo da disciplina que os estudantes desenvolvam espírito critico sobre as metodologias a aplicar e sobre as possíveis interpretações dos resultados obtidos.

Conteúdos Programáticos

1.Osteologia humana.


1.1.Morfologia óssea, identificação das estruturas anatómicas do esqueleto.


1.2.Diagnose sexual em esqueletos de adultos.


1.3.Escolha dos parâmetros a utilizar para a identificação da idade à morte. Critérios de análise da idade à morte em esqueletos de não adultos. Indicadores dentários e esqueléticos no processo de desenvolvimento, crescimento e maturação.


2.Utilização da idade à morte e da diagnose sexual na identificação dos principais parâmetros demográficos: esperança de vida por grupo etário e sexual, taxas de mortalidade e de natalidade e dimensão populacional.


3.Crescimento: processos de ossificação endocondral e intramembranoso. Problemas de crescimento.


4.Paleopatologia: reconhecimento dos níveis de saúde através das lesões ósseas e dentárias. Patologias degenerativas, traumáticas, infecciosas, orais, metabólicas, congénitas e neoplásicas. Diagnósticos diferenciais. Epidemiologia.


 


5.Marcas musculares esqueléticas e a reconstituição da actividade física.


6. Antropologia funerária: do campo ao laboratório. Parâmetros a utilizar e suas potencialidades.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas presenciais com utilização de esqueletos humanos para identificação laboratorial dos principais parâmetros em investigação forense e de populações antigas. Uso de video material para alguns conteúdos seguido de debate com os alunos. Criação e manutenção de uma página moodle, na qual serão colocadas os materiais de suporte aos conteúdos programáticos. Leitura e análise de artigos de cientificos sobre o conteúdo programático.

Avaliação

Provas escritas (Duas frequências e/ou exame final, em época norma ou de recurso).


 

Bibliografia

Aufderheide, A.C. and Rodríguez-Martín, C. (2006) - The Cambridge Encyclopedia of Human Paleopathology. Cambridge. Cambridge University Press.


Cox, M. and Mays, S. eds. (2000) - Human Osteology in Archaeology and Forensic Science. London. G.M.M.


Larsen, C.S.(1997) - Bioarchaeology. Interpreting behavior from the human skeleton. CambridgeUniversity Press.


Scheuer, L. and Black, S. (2000) – Developmental Juvenile Osteology. San Diego. Elsevier Academic Press.


Ubelaker, D.H. (1978) – Human Skeletal Remains:  Excavation, Analysis, Interpretation. Washington, DC: Smithosian Institute Press.


 


White, T.D. and Folkens, T.A. (2005) – The Human Bone Manual. Burlington. Elsevier Academic Press.