2023

Turismo e Territórios Culturais

Nome: Turismo e Territórios Culturais
Cód.: SOC12121L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Munir os alunos com instrumentos teórico-práticos para a identificação e definição de políticas e
estratégias ligadas ao turismo e aos territórios culturais.
Objectivos específicos: Compreender a relação entre turismo e territórios culturais; Analisar a importância
e os impactos do turismo em territórios culturais; Facultar instrumentos metodológicos para o
planeamento e desenvolvimento do turismo em territórios culturais rurais e urbanos. Fornecer modelos de
análise para avaliar o potencial turístico de um território cultural. Incentivar nos alunos a criatividade e
capacidade de iniciativa para a elaboração dos trabalhos propostos. Compreender a relação dos espaços e
lugares turísticos nos diversos territórios culturais; Analisar a importância da participação da comunidade
em diversos territórios turísticos culturais; Facultar aos alunos ferramentas para a criação de produtos
turísticos em territórios culturais.

Conteúdos Programáticos

1-Turismo e Território: que relação?
1.1-Turismo e apropriação do território
2- Turismo e Territórios Culturais Rurais e Urbanos
2.1- Impactos do Turismo em Territórios Culturais
2.2-Turismo, Territórios Culturais e Desenvolvimento Sustentável
2.3- Estudos de Caso
3-Tipologias e Modelos de Espaços Turísticos em Territórios Culturais
3.1-Estudos de Caso
4- Territórios Culturais e Lugares Turísticos
4.1-Valorização Turística e Imagem dos Territórios Culturais
4.2-Estudos de Caso
5- Planeamento Turístico em Territórios Culturais
5.1- Técnicas e Instrumentos
5.2- Etapas do Planeamento
5.3 – Planeamento e Participação da Comunidade
5.4-Planeamento e Desenvolvimento de Produtos Turísticos Culturais
6- Avaliação de um Potencial Turístico em Territórios Culturais

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas: métodos expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos
essenciais, e fomentando o debate, a reflexão e a realização de trabalhos práticos nas aulas sobre os
diversos conteúdos. No trabalho de campo: desenvolvimento de um projecto para avaliação do potencial
turístico de um território cultural e ainda a forma como esse potencial deve ser planeado e
desenvolvido.Visitas de estudo: permitem aos alunos contactar com diferentes realidades e consolidar os
conhecimentos apreendidos no espaço de aula. O acompanhamento individual aos alunos é feito no
horário fixo ou noutro horário, a determinar previamente entre os docentes e os alunos. Para além do
acompanhamento presencial, também será utilizada a plataforma Moodle como meio de comunicação.
Regime normal (Avaliação Contínua): Trabalho de Campo 45%; Frequência: 45% e Participação 10%;
Exame Normal Trabalho Individual 50% + Teste de avaliação 50%; Exame Recurso: prova escrita 100%

Bibliografia

- CLAVÉ, S. et al (2005). Planificación Territorial del Turismo. Barcelona: Editorial UOC
-HALL, C. (2004). Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto.
HAYLLAR, B. et al (2010). City Spaces - Tourist Places. Oxford: Butterworth-Heinemann.
- LEQUIN, M. e SARRASIN, B. (2008). Tourisme et territoires forestiers - Vers de nouvelles perspectives de
mise en valeur. Quebec: Presses de l’Université du Québec.
-MASON, P. (2003). Tourism impacts, planning and management. London: Butterworth-Heinemann.
-SHAW, Gareth e WILLIAMS, Allan (2004), Tourism and Tourism Spaces, London: Sage Publications.
-VERA, J. et al (2011). Análisis Territorial del Turismo y Planificación de Destinos Turísticos. Valencia:
Tirant Lo Blanch
-VIEIRA, J. (2007). Planeamento e ordenamento territorial do turismo: uma perspectiva estratégica. Lisboa-
São Paulo: Editorial Verbo.

Equipa Docente