2023

Sociedade e Cultura Contemporâneas

Nome: Sociedade e Cultura Contemporâneas
Cód.: HIS12114L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo principal: trabalhar sociedade e cultura contemporânea numa agenda de século XXI.
Seguir a emergência de espaço público no século XVIII: produção de cultura (s): artística, política,
arquitetónica, urbanística, científica, tecnológica, cultura material e cultura imaterial. Estimular a
inquietação científica - como trabalhar sociedade e cultura – instituições, atores, veículos
culturais - envolvendo os e nós mesmos e o «outro». Sociedade, Cultura e Memória – um
triângulo virtuoso para um laboratório de experimentação e de análise.
Pretende-se a) Reconhecer e identificar temas, problemas e correntes historiográficas do Mundo
Contemporâneo;
b) “Descentralização” da Europa para uma visão global das sociedades, dos estados, das
configurações ideológicas, culturais e de imaginários dos séculos XVIII, XX e XXI;
c) Identificar agendas de sociedade e de cultura Contemporâneas numa visão transnacional e
global.

Conteúdos Programáticos

1. O grande século XVIII. Espaço público; revolução científica; Luzes e livros; revolução industrial;
revolução francesa.
2. Nacionalismos da Europa, século XIX – sociedade e cultura em agitação política e cultural.
3. O intelectual: novo perfil, novas funções na sociedade.
4. Os jornais - consumos de leitura. O espaço rural e o urbano.
5. O operariado. Dinâmicas culturais e sociais.
6. Europa das Nações: as Exposições Internacionais – materialização de cenografias culturais
7. Cultura europeia, culturas antropológicas e coloniais.
8. A ciência e a técnica no século XIX: alterações sociais e culturais.
9. 1914 – 1917 - 1918. O fim de uma época. Uma sociedade global.
10. Os anos 30 – sociedade e cultura. Consumos e cultura de massas.
11. 1939-1945: Uma agenda de permanências e de debates no século XXI.
12. Revolução dos anos 60!
13. O ano de 1989: Imaginários sociais e culturais
14. Rumo ao século XXI – sociedade e cultura vs. Internet. Novos desafios

Métodos de Ensino

Ponto prévio. Uso semanal das plataformas de moodle disponibilizadas pela U.E.
A uc funcionará semanalmente sempre com uma mesma modalidade: 1º aulas teóricas lectures; 2º aulas
de laboratório: análise e comentário de um artigo de estado de arte de agendas diversificadas, em inglês
proveniente de internationals journals de Modern and Contemporary History. Esta tarefa é obrigatória e
sempre feita em grupo pre-organizados, sempre supervisionados pelo docente em tempo de tutoria ou de
apoio de mail.
Vetores abertos: 3 sessões de HC a cargo de experts convidados e levar os estudantes a participarem em
conferências/.
Avaliação – privilegiar sempre a avaliação contínua. Elaboração de 3 – 4 textos individuais (notas de
leitura, ensaios bibliográficos, recensão crítica de livro; ou elaboração de trabalho/ ensaio – modalidade
em grupo; uma frequência em tempo de aula. Exame para quem não estiver inserido no modelo de
avaliação contínua.

Bibliografia

Briggs, A.; Burke, P.(1997), Historia Contenporanea de Europa: 1789-1989, Barcelona, Ed.Crítica.
Frevert, Ute e HauptT, Heinz-Gerhard (coord.)(2002), El Hombre del siglo XX, Madrid, Ed.Alianza.
Frevert, U.; Budde, G.; Haupt, H.-G.(coord)(2001), El hombre del siglo XIX, Madrid, Ed.Alianza.
Hobsbawm, Eric (2001-13), A Era das Revoluções; A Era do Capital; A Era do Império; A Era dos Extremos,
Lx.Presença.
Hof, U. I.(1995), A Europa no século das luzes, Lisboa, Ed.Presença
JUDT, T.(2010), Pós Guerra. História da Europa desde 1945, Lx, Ed.70.
Sassoon, D.(2006),The Culture of the Europeans from 1800 to the Present, London, H. Collins Press.
Schulze, H.(1997), Estado e nação na Europa, Lx, Ed.Presença
Vovelle, M.l; Arasse, D.(1995), El Hombre de la Ilustración, Madrid, Ed.Alianza.
Watson, P.(2007), Historia intelectual del siglo XX, Barcelona, Ed.Critica
Winock, M. (2000), O século dos intelectuais, Lx, Ed.Bertrand.