2023

Património Religioso

Nome: Património Religioso
Cód.: HIS12109L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Num Curso vocacionado para o domínio do Património, esta UC pretende chamar a atenção para as diferentes manifestações do Património religioso (material e imaterial), de diferentes confissões, complementando o discurso teórico com saídas/visitas ao terreno e com os trabalhos práticos dos alunos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos: Entender os conceitos, particularidades e características do Património Religioso nas suas
diversas manifestações – material (imóvel e móvel), imaterial, paisagens sacralizadas; Identificar, na longa
duração, os testemunhos patrimoniais ligados às manifestações religiosas de confissões diversas;
Apreciar a relevância e aplicação de ferramentas teóricas e práticas que visem a proteção, salvaguarda e
conservação do Património religioso, Competências: Desenvolvimento da capacidade de análise de
situações diversas de intervenção, salvaguarda e valorização do Património religioso em curso;
Desenvolvimento das capacidades de leitura crítica e de expressão/exposição oral e escrita;
Desenvolvimento da capacidade de identificação e anáilse crítica de formas de actuação perante situações
concretas relacionadas com o Património Religioso.

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de Património Religioso: sua especificidade e autonomia no Património Cultural
2. O património religioso e os contextos histórico-culturais
2.1. A diversidade dos lugares de culto no tempo e no espaço
2.2. Implantação do património religioso imóvel em espaço urbano e em espaço rural
2.3. O Património Religioso na actualidade: relação com a cultura, a paisagem e a identidade
3. O património religioso móvel: os objetos sagrados e as obras de arte; as coleções, os arquivos, as
bases de dados, as entidades e as tutelas;
4. O património religioso imaterial: dos ritos e manifestações religiosas cíclicas às romarias e
peregrinações.
5. O Património Religioso e os mecanismos de salvaguarda e protecção, jurídicos e diplomáticos, a nível
nacional e internacional
6. A patrimonialização e a sustentabilidade do património religioso; o turismo cultural e religioso.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: aulas teórico-práticas, exposição de conteúdos, análise de textos e apresentação
de trabalhos pelos alunos. Os materiais didáticos usados nas aulas serão disponibilizados na plataforma
de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt No início do ano serão indicadas duas horas
semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos especialmente para realização
dos trabalhos programados. Avaliação: Regime de Exame ou de Avaliação contínua. Esta compreende; 1.
Trabalho individual de investigação, num tema proposto pelo estudante, mas que terá de ser aceite por um
dos docentes (40%) – com apresentação oral do mesmo (20%). A sua preparação será acompanhada nas
tutorias. 2. uma frequência (40%).

Bibliografia

CHOAY, F. (2011), As Questões do Património. Antologia Para um Combate Lisboa: Edições 70.
CUNHA, J. A. B.; NUNES, T. P. B. Silva, (ccord.) (2004) Olhar o património religioso, entender a cultura.
Diálogo inter-religioso : guião de visitas a lugares de culto de Lisboa, Prior Velho: Paulinas.
GODINHO, P., ed. (2012), Usos da memória e Práticas do Património, Lisboa, Colibri.
HEINICH, N. (2009), La fabrique du patrimoine: de la cathédrale à la petite cuillère, Paris, EMSH.
PERALTA, E., Anico, M., eds. (2006), Patrimónios e Identidades – Ficções Contemporâneas, Lisboa, Celta.
RIES, Julien, (2007), L'uomo religioso e la sua esperienza del sacro, Milão, Ed. Jaca Book.
SALDANHA, S. C., (2014), Guia de boas práticas de interpretação do património religioso, Secretariado
Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
SCHAMA, S. (1995), Landscape and Memory Londres: HarperCollins.
TEJÓN SÁNCHEZ, R., (2008) Confesiones Religiosas Y Patrimonio Cultural, Ministério da Justiça

Equipa Docente