2023

Macroeconomia

Nome: Macroeconomia
Cód.: ECN11906M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Consolidar os conhecimentos de curto, médio e longo prazo na macroeconomia, com especial atenção às aplicações e implicações de política económica. Faz-se uso de matemática de nível intermédio, assim como de conceitos de series temporais. Pretende-se:
a)familiarizar os estudantes com técnicas econométricas usadas na literatura recente de Macroeconomia,
b)desenvolver competências no uso de software econométrico, de recolha de dados e de elaboração de trabalhos de investigação.
Competências:
1)gerais
. Autonomia, responsabilidade, capacidade de adaptação, de iniciativa, de pensamento independente, de decisão e de inovação;
2)Profissionalizantes:
. Trabalho de grupo, comunicação escrita e oral, capacidade para comunicar resultados de investigação e as suas ideias
3)Específicas
. Capacidade para análise da realidade económica nas suas diversas dimensões e enquadramentos.
. Realização de pesquisa aplicada
. Capacidade de abstração,construção de modelos,intuição e ética na investigação

Conteúdos Programáticos

1-A estabilização económica em economia aberta
2 – A problemática do saldo orçamental e dívida pública.
3- Um olhar atento para o lado da oferta da economia
4- O modelo completo: políticas económicas de procura e de oferta
5- A dinâmica económica no médio prazo; o comportamento cíclico da economia:
6- A dinâmica económica de longo prazo: uma introdução
7- Novas fronteiras para a macroeconomia

Métodos de Ensino

As aulas são organizadas por tópicos em de cada capítulo complementadas por uma estratégia de aprendizagem ativa constituída por trabalho autónomo realizado pela leitura, análise e apresentação e discussão em aula de artigos científicos sobre tópicos do programa.
O uso de uma plataforma de e-learning será um instrumento complementar da aprendizagem.
Na sua componente expositiva, as aulas concentram-se na apresentação e desenvolvimento dos modelos relevantes, apresentando as motivações que lhe deram origem, as hipóteses de base, discutindo os resultados e identificando as suas implicações de política económica.
A metodologia de ensino procura ainda fazer com que os estudantes desenvolvam métodos e competências de trabalho científico segundo padrões internacionalmente usados e validados.
A avaliação contínua consistirá: short papers temáticos (15%), análise e possível extensão de um artigo (40%) e prova avaliação (45%). Em alternativa os estudantes podem fazer uma única prova de exame

Bibliografia

[1] Barro, R. (1997), Macroeconomics, 5th The MIT Press, Cambridge MA
[2] Barro, R. J. & Sala-I-Martin, X. (2004): Economic Growth, 2nd Ed., The MIT Press, Cambridge, MA.
[3] Blanchard, O. & S. Fisher (1993); Lectures on Macroeconomics, The Mit Press,
[4] Heijdra, B (2009); Modern Macroeconomics, 2nd Ed., Oxford University Press;
[5] Maddala, G.S., In-Moo Kim, 1998, Unit Roots, Cointegration and Structural Change, Cambridge University Press.
[6] Romer, David (2011); Advanced Macroeconomics, 4th Ed., McGraw-Hill, USA;
Articles published in top leading journals.

Equipa Docente