2025
Ecologia
Nome: Ecologia
Cód.: PAO02390L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências do Ambiente e Ecologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dotar o aluno de conhecimentos gerais de ecologia no sentido de interpretar a organização e funcionamento dos Ecossistemas e da Ecosfera.
Fornecer conhecimentos técnicos-científicos de base tendo em vista uma intervenção profissional na área do ambiente.
Fornecer conhecimentos técnicos-científicos de base tendo em vista uma intervenção profissional na área do ambiente.
Conteúdos Programáticos
- Ecologia: Definições e conceitos
- Estrutura e funcionamento dos ecossistemas: Circulação de matéria e fluxo de energia. Produção e estrutura trófica. Eficiências ecológicas.
- Factores ambientais limitantes: Aplicação aos produtores e aos decompositores Implicações no processamento da matéria detrítica e na distribuição dos organismos
- Ciclos biogeoquímicos: Ciclos globais e ciclos locais; problemas da intervenção humana.
- Populações: Densidade, Natalidade, Mortalidade, Emigração e Imigração, Razão de sexos, Curvas de sobrevivência, Taxa de incremento populacional. Crescimento exponencial e logístico. Estratégia de selecção. Pirâmides etárias. Interacção predador e interacção competitiva, nicho ecológico. Regulação populacional.
- Comunidade: Estrutura da comunidade. Factores de diversidade específica.
Estrutura da comunidade e estabilidade.
- Sucessão. Evolução dos ecossistemas. Fases pioneiras, estados serais e climax. Teorias do clímax.
- Estrutura e funcionamento dos ecossistemas: Circulação de matéria e fluxo de energia. Produção e estrutura trófica. Eficiências ecológicas.
- Factores ambientais limitantes: Aplicação aos produtores e aos decompositores Implicações no processamento da matéria detrítica e na distribuição dos organismos
- Ciclos biogeoquímicos: Ciclos globais e ciclos locais; problemas da intervenção humana.
- Populações: Densidade, Natalidade, Mortalidade, Emigração e Imigração, Razão de sexos, Curvas de sobrevivência, Taxa de incremento populacional. Crescimento exponencial e logístico. Estratégia de selecção. Pirâmides etárias. Interacção predador e interacção competitiva, nicho ecológico. Regulação populacional.
- Comunidade: Estrutura da comunidade. Factores de diversidade específica.
Estrutura da comunidade e estabilidade.
- Sucessão. Evolução dos ecossistemas. Fases pioneiras, estados serais e climax. Teorias do clímax.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino é definida em função da tipologia de aulas; Teóricas e Teórico-Práticas.
Nas sessões teóricas são apresentados os princípios e conceitos relativos aos diferentes conteúdos programáticos, recorrendo-se à sua explanação e discussão.
Nas sessões teórico-Práticas são analisados e discutidos artigos científicos e realizados exercícios práticos ligados aos conteúdos programáticos.
Com a metodologia de ensino escolhida serão desenvolvidas diversas capacidades incluindo; trabalho em equipa, utilização das tecnologias da informação, comunicação, análise de literatura, síntese e discussão.
Serão realizadas visitas de estudo quando possível face a disponibildades financeiras e compatibilidade de horário.
Nas sessões teóricas são apresentados os princípios e conceitos relativos aos diferentes conteúdos programáticos, recorrendo-se à sua explanação e discussão.
Nas sessões teórico-Práticas são analisados e discutidos artigos científicos e realizados exercícios práticos ligados aos conteúdos programáticos.
Com a metodologia de ensino escolhida serão desenvolvidas diversas capacidades incluindo; trabalho em equipa, utilização das tecnologias da informação, comunicação, análise de literatura, síntese e discussão.
Serão realizadas visitas de estudo quando possível face a disponibildades financeiras e compatibilidade de horário.
Avaliação
Avaliação continua
- Componente teórica ? Prova escrita 70%
- Componente prática ? Relatórios de trabalhos realizados nas aulas 25 %
- Assiduidade e participação 5%
O aluno é aprovado com a classificação global mínima de 9,5 valores
tanto na componente teórica como prática.
Avaliação final - Prova escrita que inclui componente teórica e prática (100%)
Exame
Exame de recurso
O aluno é aprovado com a classificação global mínima de 9,5 valores em ambas as provas de Exame e Exame de Recurso.
- Componente teórica ? Prova escrita 70%
- Componente prática ? Relatórios de trabalhos realizados nas aulas 25 %
- Assiduidade e participação 5%
O aluno é aprovado com a classificação global mínima de 9,5 valores
tanto na componente teórica como prática.
Avaliação final - Prova escrita que inclui componente teórica e prática (100%)
Exame
Exame de recurso
O aluno é aprovado com a classificação global mínima de 9,5 valores em ambas as provas de Exame e Exame de Recurso.
Bibliografia
BERNARDO, J.M. 1995. Ecologia das Populações e das Comunidades. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.
KREBS, C.J. 1978. Ecology: The Experimental Analysis of Distribution and Abundance. 2ª ed., Harper & Row, N.Y.
MARGALEF, R. 1974. Ecologia. Ediciones Omega, Barcelona.
ODUM, E.P. 1971. Fundamentals of Ecology, 3ª ed. Saunders, Philadelphia, Pa. (Trad. portuguesa Fundamentos de Ecologia, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa).
ODUM, E.P. 1983. Basic Ecology. Holt-Saunders International Editions
PITÉ, M.T. & AVELAR, T. 1996. Ecologia das Populações e das Comunidades: uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
RICKLEFS, R.E. & MILLER, G.L. 1999. Ecology. W.H.Freeman, N.Y.
SMITH, R.L. 1977. Elements of Ecology and Field Biology. Harper & Row, N.York.
TOWNSEND, C.R., BEGON, M. and HARPER, J.L. 2003. Essentials of Ecology. (second edition) Malden, USA, Blackwell Science. REMMERT, H. 1980. Ecology. Springer-Verlag, Berlin.
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PITÉ, M.T. & AVELAR, T. 1996. Ecologia das Populações e das Comunidades: uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
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