2025
Análise Espacial
Nome: Análise Espacial
Cód.: PAO00769L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geografia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 - Descrição e avaliação dos diversos modelos computacionais de representação e armazenamento de informação geográfica
2 - Descrição dos processos e operações fundamentais de análise espacial em sistemas de informação geográfica.
3 - Avaliação dos modelos de dados espaciais, considerando as suas potencialidades de realização de operações de análise espacial.
4 - Avaliação das implicações resultantes das características dos modelos de dados espaciais na definição de aplicações SIG e desenvolvimento de processos de modelação geográfica.
5 - Avaliação de potenciais desenvolvimentos futuros e orientações de investigação em modelos de dados e análise espacial.
2 - Descrição dos processos e operações fundamentais de análise espacial em sistemas de informação geográfica.
3 - Avaliação dos modelos de dados espaciais, considerando as suas potencialidades de realização de operações de análise espacial.
4 - Avaliação das implicações resultantes das características dos modelos de dados espaciais na definição de aplicações SIG e desenvolvimento de processos de modelação geográfica.
5 - Avaliação de potenciais desenvolvimentos futuros e orientações de investigação em modelos de dados e análise espacial.
Conteúdos Programáticos
1. Representações geográficas: metáforas de representação e uma introdução à aproximação sistémica das metáforas de representação.
2. Modelos de dados espaciais: análise detalhada do modelo vectorial, modelo raster e outros modelos de dados.
3. Operações numa só camada espacial: análise de vizinhança, áreas envolventes, filtros e máscaras.
4. Operações em múltiplas camadas espaciais: análise de sobreposição e operações de geoprocessamento.
5. Concepção de modelos de dados espaciais e modelação geográfica: conceitos e desenho de fluxogramas de modelação geográfica incluindo álgebra de mapas.
6. Modelação hidrológica e modelação de distância custo.
7. Perspetivas futuras: novos modelos de dados, novos modelos de relações espaciais e novos processos de análise espacial.
2. Modelos de dados espaciais: análise detalhada do modelo vectorial, modelo raster e outros modelos de dados.
3. Operações numa só camada espacial: análise de vizinhança, áreas envolventes, filtros e máscaras.
4. Operações em múltiplas camadas espaciais: análise de sobreposição e operações de geoprocessamento.
5. Concepção de modelos de dados espaciais e modelação geográfica: conceitos e desenho de fluxogramas de modelação geográfica incluindo álgebra de mapas.
6. Modelação hidrológica e modelação de distância custo.
7. Perspetivas futuras: novos modelos de dados, novos modelos de relações espaciais e novos processos de análise espacial.
Métodos de Ensino
O método de ensino é baseado na apresentação de conceitos teóricos e metodologias de aplicação práticas associadas.
O método de ensino integra assim 3 dimensões fundamentais:
1 - Apresentação de conceitos teóricos e metodologias associadas, nomeadamente integrando uma perspetiva histórica da sua evolução e a discussão de potenciais desenvolvimentos futuros;
2 - Realização de aulas Teórico-Práticas, em estreita ligação com os conceitos teóricos apresentados e a realização de exercícios de aplicação considerados mais adequados à formação a que se destina;
3 ? Realização de aulas da tipologia Prática e Laboratorial para o desenvolvimento de métodos desenvolvidos nas aulas Teórico-Prática, visando a experimentação de novos métodos, nomeadamente na geração de métricas espaciais exploratórias.
São realizadas sessões de orientação tutorial.
O método de ensino integra assim 3 dimensões fundamentais:
1 - Apresentação de conceitos teóricos e metodologias associadas, nomeadamente integrando uma perspetiva histórica da sua evolução e a discussão de potenciais desenvolvimentos futuros;
2 - Realização de aulas Teórico-Práticas, em estreita ligação com os conceitos teóricos apresentados e a realização de exercícios de aplicação considerados mais adequados à formação a que se destina;
3 ? Realização de aulas da tipologia Prática e Laboratorial para o desenvolvimento de métodos desenvolvidos nas aulas Teórico-Prática, visando a experimentação de novos métodos, nomeadamente na geração de métricas espaciais exploratórias.
São realizadas sessões de orientação tutorial.
Avaliação
São utilizados dois regimes de avaliação: avaliação contínua; avaliação final.
Regime de avaliação contínua ? O aluno deverá efectuar dois momentos de avaliação no período lectivo:
1 ? Prove de frequência ou teste escrito, com a ponderação de 50% na nota final;
2 ? Trabalho final (em grupo) descrevendo geográfico de processos de análise espacial, com a ponderação de 50% na nota final.
Regime de avaliação final ? O aluno deverá efectuar uma prova de exame final, durante o período de avaliação, em época normal ou época de recurso.
Os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua apenas poderão voltar a ser avaliados em época de recurso.
Regime de avaliação contínua ? O aluno deverá efectuar dois momentos de avaliação no período lectivo:
1 ? Prove de frequência ou teste escrito, com a ponderação de 50% na nota final;
2 ? Trabalho final (em grupo) descrevendo geográfico de processos de análise espacial, com a ponderação de 50% na nota final.
Regime de avaliação final ? O aluno deverá efectuar uma prova de exame final, durante o período de avaliação, em época normal ou época de recurso.
Os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua apenas poderão voltar a ser avaliados em época de recurso.
Bibliografia
Longley, P.A. Goodchild, M.F. , Maguire, D.J. and Rhind, D.W. (2005), Geographic Information Systems and Science, Second Edition. New York: Wiley.
Mitchel. A., (2012), The Esri Guide to GIS Analysis, Volume 3: Modeling Suitability, Movement, and Interaction; Redlands CA, Esri Press.
De Smith, M.J., Goodchild, M.F. and Longley, P.A. (2015) Geospatial Analysis: A Comprehensive Guide to Principles, Techniques, and Software Tools. 5th Edition.
Kresic N, Mikszewski A. (2014) Hydrogeological conceptual site models: data analysis and visualization, Environmental Earth Sciences, 1th Edition.
Allen, D.W., Coffey, J.M., (2019) Focus on Geodatabases in ArcGIS Pro, Environmental Systems Research, 1st Edition
Behnisch, M., Meinel, G., (2017) Trends in Spatial Analysis and Modelling: Decision-Support and Planning Strategies, Geotechnologies and the Environment, 1st Edition.
Mitchel. A., (2012), The Esri Guide to GIS Analysis, Volume 3: Modeling Suitability, Movement, and Interaction; Redlands CA, Esri Press.
De Smith, M.J., Goodchild, M.F. and Longley, P.A. (2015) Geospatial Analysis: A Comprehensive Guide to Principles, Techniques, and Software Tools. 5th Edition.
Kresic N, Mikszewski A. (2014) Hydrogeological conceptual site models: data analysis and visualization, Environmental Earth Sciences, 1th Edition.
Allen, D.W., Coffey, J.M., (2019) Focus on Geodatabases in ArcGIS Pro, Environmental Systems Research, 1st Edition
Behnisch, M., Meinel, G., (2017) Trends in Spatial Analysis and Modelling: Decision-Support and Planning Strategies, Geotechnologies and the Environment, 1st Edition.
Equipa Docente
- Nuno Alexandre Gouveia de Sousa Neves [responsável]
- Nuno Alexandre Gouveia de Sousa Neves [responsável]