2023

Tecnologias de Informação Geográfica I

Nome: Tecnologias de Informação Geográfica I
Cód.: ERU02592L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia de Biossistemas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As tecnologias de informação geográfica, são actualmente de elevada utilidade para a gestão, monitoramento, tomada de decisão, cartografia e planeamento ao nível local, da região e global.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de conceitos fundamentais em GPS, Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota. Conhecer as múltiplas aplicações que assistem estas tecnologias e ter capacidade de integrar dados espaciais em formatos diferentes. Desenvolver competências práticas no manuseamento do GPS, no tratamento digital de fotografias de satélite e na ligação destes com as bases de dados geográficas. Ter a capacidade de estruturar bases de dados espaciais, como modelos da realidade. Aprender as funções de análise espacial que um SIG proporciona, na perspectiva do apoio à tomada de decisão. Criar competências no uso de linguagens de pesquisa estruturada e em álgebra de mapas. Conhecer o comportamento das superfícies naturais face à radiação electromagnética, nomeadamente através do estudo das respectivas assinaturas espectrais. Perceber da importância das novas tecnologias no desenvolvimento das sociedades modernas.

Conteúdos Programáticos

1.1) Triangulação entre satélites; 1.2) Medição de distâncias; 1.3) Assegurar um tempo exacto; 1.4) Posição dos satélites; 1.5) Correcção dos erros; 1.6) Porque é que precisamos do GNSSdiferencial (DGNSS)?; 1.7) Como é que o GNSS diferencial funciona?; 1.8) Aonde obter correcção diferencial?; 1.9) Outras formas de trabalhar com o DGNSS; 1.10) Tipos de posicionamento com GPS; 1.11) Aplicações GNSS; 1.12) Trabalhos práticos com GNSS do tipo NAV, DGPS e DGPS RTK.
2.1) Estruturação de bases de dados espaciais, como modelos da realidade; 2.2) Modelos de dados (A-quadricular e B-vectorial); 2.3) Aspectos relevantes nos diferentes modelos de dados;2.4) Linguagens de pesquisa estruturada; 2.5) Álgebra de mapas.
3) Relembrar as leis fundamentais da radiação electromagnética. Índices de vegetação (NDVI); Classificação
digital de imagens (Análise de componentes principais, Classificação não supervisionada e Classificação
supervisionada)

Métodos de Ensino

Trabalho à distância: Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos disponibilizados, no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. Serão também desenvolvidas actividades de trabalho colaborativo no Moodle.
Trabalho presencial: As competências práticas serão adquiridas presencialmente na sala de aula. Na semana a seguir a terem desenvolvido certas competências práticas na sala de aula, os alunos desenvolverão trabalho prático de índole individual, trabalho esse que será útil no desenvolvimento de um trabalho de grupo integrador dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular.
Avaliação: 40% da componente teórica e 60% da componente prática

Bibliografia

-El-Rabbany, Ahmed (2002, 2006). Introduction to GPS: The Global Positioning System. Artech House, Inc., Norwood, USA.
-Tomlinson, R. (2013). Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for Managers. Fifth Edition: ESRI.
- Schowengerdt, R. A. (1997). Remote Sensing. Models and Methods for Image Processing. London, UK: Academic Press.