2023

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I
Cód.: MUS11174M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Três aulas do semestre são leccionadas por especialistas da área. Uma aula com um colega especialista de sopros madeiras. Uma aula com um colega especialista em guitarra. Uma aula com um colega especialista em acordeão.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I incide sobre a especificidade do ensino vocacional da música na aula individual. Esta unidade curricular tem como objetivos gerais a exploração das especificidades inerentes ao ensino da respetiva área de docência, como forma de promover a reflexão crítica, o debate, a diferenciação plena e específica de cada uma das áreas de docência. Neste contexto, serão transmitidos aos alunos conhecimentos artísticos e técnicos que sirvam de base ao ensino profissional da sua área específica:
Conhecimento histórico e técnico da área especifica
- Breve história dos Instrumentos Musicais
- Primórdios do Ensino Instrumental
Consciencialização das suas dificuldades
- Didática versus Pedagogia - Definição e Objeto de Estudo
- Ensino Vocacional de Música - Âmbito e Legislação
- Principais obstáculos no Processo Ensino / Aprendizagem de Música
Metodologias de ensino específicas
- Principais métodos de ensino Instrumental e Pedagogos Associados

Conteúdos Programáticos

Nesta unidade curricular abordar-se-ão os seguintes tópicos de acordo com os objetivos de aprendizagem para cada área específica de docência:
Princípios pedagógicos e a problemática da aula de música
Breve história dos Instrumentos Musicais e Principais Métodos de Ensino
Principais obstáculos no Ensino Vocacional de Música:
- Material Didático
- Coordenação Motora e Sensorial
- Autonomia
- Ansiedade e Desempenho Escolar
O estudo e a performance na sala de aula
Elaboração de um Método para Área Específica de Docência
Metodologias e culturas de ensino da área de docência vocacional de música
A utilização das novas tecnologias na Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
Relaxamento, Meditação e outras técnicas utilizadas na Didática Instrumental
A criatividade no ensino artístico e sua função no ensino vocacional de música
O processo de Auto-Regulação na Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música:
 Leitura e Escuta Musical
 Organização do Estudo

Métodos de Ensino

- Abordagem teórico-prática referente ao contexto profissional de docência;
- Exposição teórica dos conteúdos e exercícios a desenvolver;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre os conteúdos e exercícios a desenvolver (objetivos e resolução de dificuldades);
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
- Modalidades de Avaliação:
Avaliação Contínua (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 20 %
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 30 %
1 Teste escrito - 50 %
Avaliação Final (com os seguintes parâmetros a considerar):
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 40 %
1 Teste escrito - 60 %

Bibliografia

Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mc Graw Hill
Costa, F. A., Peralta, H. & Viseu, S. (2007). As TIC na Educação em Portugal - Conceções e Práticas. Porto Editora
Gane, P. M. (2006). Making music. Creative ideas for instrumental teachers. Oxford: OUP
Henriques, L. (1994), Instrumentos Musicais, 3ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Lopes, Eduardo (2017). Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical, Goiânia, Editora Kelps
Millls, J (2007). Instrumental teaching. Oxford, OUP
Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2005). The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. Oxford, OUP
Piletti, C. (2006). Didática Geral. São Paulo: Editora Ática
Schleuter, S. (1997). A sound approach to teaching instrumentalists. Belmont CA: Schirmer
Soares, M. (2000). Ensinar - Reflexões sobre a Prática Docente. Lisboa: Editorial Presença

Equipa Docente