Aprender à Distância

Aprender à Distância

Aprender à distância em contexto COVID-19

Esta página foi criada com o objetivo de dar orientações para os estudantes no processo de aprendizagem à distância em vigor, em resposta às medidas de contingência aplicadas para conter o COVID-19.

As aulas à distância iniciaram-se no dia 16 de março e prolongam-se até ao final do semestre. Em casos excecionais, em que existem atividades que é mesmo impossível realizar a distância, haverá reposição dessas atividades, logo que as condições o permitam. 

De seguida, são apresentadas algumas linhas orientadoras para os estudantes, que são similares às que estão também a ser seguidas noutras Universidades portuguesas. 

Antes da aula

  • Para assistir uma aula ou sessão por videoconferência, deverá receber do docente responsável (por mail ou publicada na página do Moodle) um link com o início de uma sessão. No caso geral, bastará carregar no link e seguir as instruções.
  • Nesta altura, deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app . Este passo pode demorar algum tempo da primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom;
  • Surge seguidamente a opção de fazer um teste do sistema de áudio. Sugere-se fortemente a realização preliminar deste teste em todas as sessões. Não demora mais do que 10 segundos e permite confirmar que o microfone e o áudio estão a funcionar corretamente;
  • Após estes passos, ser-lhe-á apresentado o ecrã principal do Zoom, já com a sessão / aula ativa. Relativamente a este ecrã, a maioria das opções são intuitivas. Na barra inferior deverá garantir que tem o vídeo e o áudio desligado, de modo a garantir o sucesso de uma aula com um número elevado de participantes. O vídeo e/ou aúdio só deverá ser ligado se houver uma indicação do moderador / docente para este efeito.
  • Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://www.si.uevora.pt/servicos/e-Learning .

Durante a aula

  • Os estudantes devem manter os seus microfones desligados, só os ativando para a realização pontual de perguntas. De outro modo, o som será afetado pelo número de microfones ligados ou pela existência de microfones defeituosos na audiência;
  • A utilização de vídeo por parte dos estudantes deve ser evitada ou só usada muito pontualmente, dado que em sessões com muitos participantes as mudanças de imagem são normalmente um fator adicional de dispersão;
  • Os estudantes devem escolher o local em casa onde irão participar na aula, de preferência local recatado para evitar ruídos e outro tipo de interferências. Recordar que se trata de uma aula, pelo que devem assumir um comportamento adequado a esse contexto.

 

Aprender em regime de e-learning exige mais autodisciplina e capacidade de gestão do tempo. Aqui ficam alguns conselhos para otimizar o processo de aprendizagem.

Dá às aulas on-line a mesma importância que às aulas presenciais

Nas aulas on-line, tipicamente há mais flexibilidade para a realização das tarefas. Isso leva muitos estudantes a adiar a realização das tarefas, o que é um erro fatal! É preciso ter disciplina, dedicação e trabalhar a sério e com regularidade, para ir avançando na UC, como se estivesse a ter aulas presenciais.

Não te esqueças que tens de "aparecer", “participar” e trabalhar para conseguir aprender e retirar valor das UC que estás a frequentar. Trata as aulas on-line da mesma maneira que farias com uma aula presencial.

 Sê Responsável

Deves estabelecer metas e verificar se as estás a cumprir semanalmente. É possível que o docente de cada UC te envie o plano de trabalho semanal da UC.  Tens de ser responsável e iniciar as tarefas que sabes que tens de fazer com a devida antecedência, para garantir que estão concluídas antes da data de entrega.

Pede aos teus colegas para te pressionarem no cumprimento das atividades (podem ajudar-se mutuamente).  Se fores organizado e proactivo, podes aproveitar ao máximo as aula on-line.

Faz uma boa gestão do tempo

Uma das grandes vantagens do e-learning é a maior flexibilidade na gestão do tempo. Mas essa liberdade também pode ser prejudicial, se não tiveres uma boa capacidade de gestão do tempo.  Sem um bom planeamento, podes facilmente chegar a uma situação em que tens tudo em atraso, não estudas o suficiente para os testes e não consegues entregar os trabalhos nas datas fixadas. 
A forma de gerir o tempo, depende do teu estilo de aprendizagem e personalidade. Contudo, aqui ficam algumas dicas gerais que podem ser valiosas para te ajudar a gerir melhor o teu tempo:

  • Vê a calendarização de cada UC e anota as principais tarefas que vais ter de realizar. Marca-as num calendário que deves verificar regularmente para saber qual carga de trabalho que vais ter nas próximas semanas. Não se esqueça de levar em consideração compromissos anteriores que podem interferir na tua programação do estudo.
  • Cria uma programação semanal a seguir, designando determinadas horas por semana para ler, assistir a aulas, concluir tarefas, trabalhar em grupo, estudar e participar em fóruns. Cria lembretes para concluir as tarefas de cada UC.
  • Aloca uma certa quantidade de tempo para trabalhares em cada atividade, antes de passar para tarefa seguinte. Monitoriza se esses tempos, para ficares a conhecer melhor o tempo que é necessário para cada atividade.
  • Periodicamente, verifica como estás a gastar o teu tempo. Pergunta a ti mesmo: quanto tempo dedico à leitura e às tarefas do curso? Estou subestimando regularmente o tempo que está me levando para fazer as coisas? Um pouco de autoreflexão pode ajudar-te a percorrer um longo caminho.

Cria um espaço de estudo regular e mantém-te organizado

Cria um ambiente de aprendizagem dedicado para estudar. É importante determinar que tipo de ambiente é melhor para ti. Experimenta e tenta descobrir que tipo de configuração aumenta tua produtividade. No teu local de estudo, é importante que haja um bom acesso à Internet.
A criação de um espaço de trabalho regular ajudar-te-á a manteres-te organizado. Ao preparar o teu espaço de estudo, verifica se:

  • Tens uma boa ligação à Internet
  • Se tens os livros, materiais e software necessários para o curso
  • Se tens fones de ouvido para ouvir aulas ou discussões (importantes se estiveres a partilhar espaços)

Elimina as distrações

Da Netflix às redes sociais, há muitas distrações potenciais que  podem  facilmente prejudicar os teus estudos. No regime de e-learning  é essencial saber eliminar essas distrações e saber concentrar-te.
O grau exato de desafio que essas distrações podem provocar depende da tua personalidade e até pode haver coisas, como ouvir música, que te ajudem a estudar. Cada um deve identificar os fatores que ajudam e os que prejudicam o processo de aprendizagem e minimizar os últimos. Ou seja, deves identificar a estratégia que funciona melhor para ti.
Independentemente de onde trabalhares, é uma boa ideia desligares o telemóvel para evitares perder o foco sempre que uma mensagem ou notificação aparecer. E tiveres com problemas para resistir à tentação de verificar o e-mail ou navegar na Web, tenta fazer o download de um bloqueador de sites. O uso de aplicativos como Cold Turkey e Freedom pode ajudar a eliminar as distrações, bloqueando os aplicativos ou sites que tendem a levar a distrações, como o Facebook e o Twitter.

Descobre a forma como aprendes melhor

Deves descobrir quando e como realizas melhor o teu trabalho. As pessoas não aprendem todas da mesma maneira; por isso, pensa nos tipos de informação que te ajudarão a entender melhor novos conceitos e empregar estratégias de estudo relevantes.

Se gostas de ler e ver em papel, imprime os slides das aulas e lê as notas que escrevestes. Aprendes melhor a ouvir? Cria um cronograma para reproduzir e reproduz todo o conteúdo da UC com base em áudio e vídeo.

Participa ativamente

Participa nos fórum on-line da UC para colocares as tuas dúvidas, partilhares ideias com os colegas da tua turma, ajudar colegas que colocam dúvidas que tu sabes esclarecer, etc. No fórum podes ler o que outros estudantes e professor dizem e, se tiveres alguma dúvida, podes pedir esclarecimentos. É uma boa ideia verificar os tópicos de discussão da classe todos os dias.
E se estiveres com dificuldades, não esperes até que a  data limite de uma tarefa chegue ao limite. Faz perguntas e relata os teus problemas! Envia um email para o teu professor e sê proactivo a pedir ajuda.

Aproveita a tua rede de contactos

Por vezes, as aulas on-line podem fazer com que os estudantes se sintam sozinhos!  Mas a ideia é ao contrário, deve haver colaboração e os estudantes devem trabalhar juntos para concluir muitas das tarefas e para discutir nos fóruns.
Participa nos fóruns de discussão on-line! Os teus colegas podem ser um recurso valioso e ajudar-te na preparação para os exames ou para te dar feedback sobre as tarefas. Não tenhas medo de recorrer aos colegas para criar um grupo de estudo virtual. Com alta probabilidades, eles também vão gostar de colaborar contigo.

A prática leva à perfeição

Estamos todos num processo de aprendizagem na utilização do e-learning. É um processo de melhoria contínua! Quanto mais praticarmos mais vamos melhorar!