2025

Planeamento do Agro-Negócio

Nome: Planeamento do Agro-Negócio
Cód.: GES08066M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular (UC) de Planeamento do Agronegócio é oferecida semestralmente pelo Departamento de Gestão ? Escola de Ciências da Universidade de Évora e é obrigatória da especialização em agronegócio do mestrado em Economia e Gestão Aplicadas (MEGA) e do mestrado em Engenharia Agronómica (MEA). Em ambos os casos espera-se que os mestrandos tenham formação em Gestão, isto é, que tenham tido na sua licenciatura uma UC introdutória de gestão.
Nesta unidade curricular abordam-se os conhecimentos fundamentais do planeamento do agronegócio. O objetivo fundamental é fornecer conceitos, instrumentos, técnicas e métodos de planeamento, de gestão e de controlo aplicados às empresas do agronegócio. Aprofunda-se a forma como se avaliam e orientam as decisões nas empresas do agro-negócio e estudam-se os principais instrumentos que são utilizados para o planeamento e a gestão das atividades nas empresas agrícolas e agroindustriais.
Os conhecimentos e técnicas que são estudados no âmbito desta unidade curricular, permitem desenvolver competências de planeamento e de gestão do agro-negócio para definir e avaliar a implantação de estratégias empresariais e de modelos de negócio, analisar a estrutura e o funcionamento das empresas e das suas principais áreas e produtos, estabelecer e avaliar os aspectos operacionais das políticas de desenvolvimento do agro-negócio, caracterizar e avaliar a empresa e as actividades do agro-negócio do ponto de vista económico e financeiro.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos fundamentais e contexto da gestão do agro-negócio
1.1. O planeamento como etapa do processo de decisão
1.2. O conceito de agro-negócio
1.3. Níveis de análise e de representação do agro-negócio
1.4.Particularidades dos produtos e dos mercados agroalimentares
1.5.O contexto da gestão do agro-negócio
2. Planear e organizar um agro-negócio: Algumas regras iniciais básicas
2.1. A análise da intenção e o empreendedorismo no agronegócio
2.2. A inovação e os mercados
2.3. O processo de empreender um agronegócio
2.4. O plano de negócios
2.5. Da ideia à criação do agronegócio
3. Estratégia e marketing do Agronegócio
3.1 Bases do planeamento estratégico do agro-negócio
3.2 O processo de planeamento estratégico e a estratégia do agro-negócio
3.3 O marketing-mix
3.4. Análise do ambiente e do mercado no agro-negócio
3.5 Comportamento do consumidor
3.6 Pesquisa de mercado
3.7 Tendências
4. Planeamento de Produtos e de operações
4.1. Estratégia de desenvolvimento de produtos
4.2. Processo de desenvolvimento
4.3. Gestão de projectos
4.4. Avaliação do desempenho
5. A Logística Agroindustrial
5.1. O conceito de logística
5.2. Decisões de logística
5.3. Actividades de logística
5.4. O projecto da rede logística
5.5. Técnicas de apoio às decisões de logística
6. Finanças e Contabilidade
6.1 Fluxos e indicadores económicos e financeiros
6.2 Terminologia de designações de produtos e de factores e de resultados
6.3 Orçamentos e planos
6.4 Necessidades e tipos de registos/ sistemas de informação para a gestão
6.5 Métodos de registo e sistemas contabilísticos
6.6 Demonstrações de resultados
6.7 Rácios para análise e avaliação da empresa
7. Internacionalização
 

Métodos de Ensino

Apresentação de conteúdos e elaboração de casos e exercícios de aplicação na sala de aula. Promove-se a participação espontânea e crítica dos alunos para estimular a sua reflexão e entusiasmo. As apresentações, os casos e exercícios e os textos de apoio estão disponíveis na plataforma informática Moodle.

Avaliação

De acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora, o aluno pode optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final.
No regime de avaliação contínua, o aluno terá de realizar duas provas escritas, uma sensivelmente a meio do semestre e outra no final do semestre, com o peso na nota final de 35% cada uma, e um trabalho de grupo sobre a estruturação de uma ideia para um agronegócio, com o peso de 30% na nota final.
No regime de exame, o aluno terá de fazer uma prova escrita com um peso na nota final de 70% e um trabalho individual sobre a estruturação de agronegócio, com o peso de 30%.
A nota final do aluno resulta da média ponderada dos diferentes elementos de avaliação, não podendo o resultado de qualquer prova ser inferior a sete valores.
Para os alunos que optem pelo regime de avaliação contínua, o trabalho sobre a estruturação de uma ideia para um agronegócio é realizado em grupo composto por 4 elementos.
Os alunos que optem pelo regime de exame no final do semestre terão obrigatoriamente que realizar as provas de avaliação a título individual.

Bibliografia

Bibliografia principal:
Batalha, Mário O. (2021), Gestão Agroindustrial, Volume 1, 4ª Edição, Editora Atlas, Brasil.
Marques, C. (2011), Planeamento da Empresa Agrícola, Manuais da Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais.
Marques, C.M., R. Fragoso, L. Coelho, M.R.V. Lucas, M.L. Godinho, M.B. Martins (2009), Exercícios Práticos de Planeamento da Empresa Agrícola, Évora: Universidade de Évora.
Bibliografia de consulta:
Ricketts, Cliff & Omri Rawlins (2001), Introduction to Agribusiness, Delmar Thomson Learning Publishers, USA.
Araújo, Massilon, J. (2007), Fundamentos de Agro-Negócios, Editora Atlas, Brasil.
Avillez, F., Gomes da Silva, F., Trindade, Salema, P. e Pereira, N. (2004), Planeamento da Empresa Agrícola ? Manual Técnico, Fz. Agro-Gestão.
Batalha, Mário O. (2005), Gestão do Agro-negócio ? textos seleccionados, EdUFSCar, Brasil.
Caldentey, A., T. Haro, A. Titos & J. Briz (1994) Marketing Agrário, 2ª Edição, Mundi Prensa, Espanha.