2023

O Biossistema-Solo-Água-Planta-Atmosfera

Nome: O Biossistema-Solo-Água-Planta-Atmosfera
Cód.: ERU10436M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Rural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta uc tem como objectivo estudar as relações solo-água-atmosfera no desenvolvimento e produtividade das culturas. Detalhar a relação com o clima e com o movimento de água no solo e nas plantas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

É objectivo desta unidade curricular detalhar a análise do biossistema solo, água, planta e atmosfera que forneça ao aluno conhecimento e informação indispensáveis à tomada de decisão sobre as boas práticas de gestão dos sistemas agrícolas, garantindo a sua sustentabilidade. Pretende-se introduzir conceitos, relacionar, explicar e quantificar o complexo problema das relações solo-água-atmosfera no desenvolvimento e produtividade das culturas. Pretende-se que o estudante aperfeiçoe os seus conhecimentos de modo a melhorar as suas competências para analisar constrangimentos do meio físico (factores climáticos, escassez de água, stress salino) e propor soluções para melhorar a produtividade das culturas.

Conteúdos Programáticos

I. Climatologia e Meteorologia. Elementos e factores do clima. Classificações climáticas. Radiação e balanço de radiação. Fotoperiodismo. Balanço energético à superfície do solo. Transporte de momento, energia e massa na camada limite. Ambientes modificados. Controle de temperatura do solo. Necessidades climáticas das culturas. II. Características intrínsecas e relativas do solo. Teor e caracterização do estado da água no solo. Retenção de água no solo. Infiltração e redistribuição da água no solo. Necessidades hídricas das culturas. Novas tecnologias na gestão da rega, índices de stress. Eficiência de uso de água. Efeitos do excesso de sais no solo sobre a produtividade das culturas. Balanço de sais no solo. Controlo da salinidade no solo. Qualidade da água para a rega. III. Breve revisão da anatomia e fisiologia das plantas. O fluxo de água na planta. A assimilação do carbono. Reguladores de crescimento, foto-periodismo e vernalização. A avaliação do estado fisiológico das plantas.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, com realização de exercícios práticos de aplicação nas aulas presenciais e trabalhos práticos a realizar pelo aluno em casa. Avaliação continua com um trabalho prático (25%) e um teste escrito (75%) em cada um dos 3 módulos do programa da uc. A nota obtida no módulo I vale 25% da nota final, no módulo II vale 50% da nota final, no módulo III vale 25% da nota final.

Avaliação

A avaliação final do desempenho do aluno na unidade curricular consiste na:


Entrega de trabalhos (fichas) de síntese do que foi sendo considerado nas aulas, em regime de avaliação mista;


Avaliação contínua, com teste final,


Datas de avaliações marcadas no início das aulas, com pleno consentimento dos alunos. Nota dessas datas entregues no início do semestre no Departamento de Engenharia Rural, para conhecimento.

Bibliografia

Allen, G.R, et al. (1998) Crop Evapotranspiration. FAO irrigation and Drainage Paper, 56.
Feio, M. (1991) Clima e Agricultura, Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, Lisboa
Guimarães, R. C., Shahidian, S. e Rodrigues, C. M. (2017). (Eds). Hidrologia Agrícola, 2ª edição. Universidade de Évora.
Jones, H.G. (1999) Use of infrared thermometry for estimation of stomatal conductance in irrigation scheduling. Agricultural Forest Meteorology, 95: 135-149.
Pearcy, R.W., J.R. Ehleringer, H.A. Mooney, and P.Rundel (Eds.) (1989). Plant physiological ecology: Field methods and instrumentation. Chapman and Hall.
Pereira, L.S. (2004) Necessidades de Água e Métodos de Rega, Publicações Europa-América.
Pizarro, F. (1996) Riegos localizados de alta frecuencia. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
Santos, F.L. (2003) Transferência de água e de solutos no solo, 2ª edição revista, Publicações Universidade de Évora.
Taiz, L. et al. (2014) Plant Physiology and Development, Sinanuer Assoc.