2025

Seminário em Didática da Biologia e Geologia

Nome: Seminário em Didática da Biologia e Geologia
Cód.: PED15825M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Analisar criticamente problemas atuais no ensino da Biologia e da Geologia
2. Compreender o papel do professor de ciências no mundo atual
3. Analisar a avaliação pedagógica no contexto das políticas educativas vigentes
4. Compreender fenómenos do mundo físico e natural a partir de temáticas que articulem conteúdos nucleares das diferentes áreas do conhecimento em ciências.
5. Explorar potencialidades de aprendizagens não-formais em educação em ciências
6. Analisar casos de práticas de ensino das ciências em diferentes dimensões

Conteúdos Programáticos

1. Problemas atuais no ensino da Biologia e da Geologia
2. Desenvolvimento profissional do professor de ciências
3. Questões críticas da avaliação pedagógica
4. Abordagens interdisciplinares e estratégias integradas na educação em ciências
5. Aprendizagens não-formais em educação em ciências
6. Prática do ensino das ciências: análise de casos práticos.

Métodos de Ensino

As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações relatadas ou experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada em dados e exemplos da investigação realizada nesta área, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. São mobilizados diferentes recursos (documentos, vídeos, observação direta) para apoio às situações de aprendizagem e a equipa docente fornece instrumentos de apoio, facilitadores da autonomia e autorregulação das aprendizagens, designadamente, guias de aprendizagem e rubricas de avaliação. Prevê-se a participação de especialistas em determinadas temáticas e as visitas a diferentes ambientes de educação-formal e não formal que contribuem para a diversificação de experiências de aprendizagem e um maior enriquecimento da formação.

Avaliação

A avaliação segue o regime de avaliação da UÉ, que prevê duas modalidades.
Avaliação contínua
A avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. Ocorre ao longo do semestre, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo, sobre os temas abordados. Todas as tarefas são avaliadas e classificadas com base em critérios de avaliação previamente definidos com os estudantes.
A classificação final (CF) será obtida a partir da avaliação do portefólio que inclui diversas tarefas (T) e uma reflexão (R) sobre as aprendizagens realizadas na unidade curricular.
Portefólio = 70% T + 30% R
CF= 100% Portefólio

Avaliação final
Os estudantes que não consigam realizar a avaliação contínua realizam uma prova escrita (PE), cuja classificação será a classificação final da UC
CF = 100% PE

Bibliografia

• Araújo, L., Rosário, F. & Fialho, I. (2014). Avaliação formativa e formação de professores. Um estudo exploratório. In J. B. Nico & L. Nico (Eds.), Educações no Alentejo (pp.182-192). Pedago
• Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto Editora.
• Flores, M. A. (2017). Práticas e discursos sobre currículo e avaliação. Contributos para aprofundar um debate. De Facto Editores.
• Formosinho, J, Alves, J. M. & Verdasca, J. (2016). Uma nova organização pedagógica da escola. Caminhos de possibilidades. Fundação Manuel Leão.
• Järvenoja, H., Malmberg, J., Törmänen, T., Mänty, K., Haataja, E., Ahola, S., & Järvelä, S. (2020). A collaborative learning design for promoting and analyzing adaptive motivation and emotion regulation in the science classroom. Frontiers in Education. https://doi.org/10.3389/feduc.2020.00111
• Roldão, M. C. (2010). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor (2ª ed.). Fundação Manuel Leão.