2025
Crianças, famílias e sociedade
Nome: Crianças, famílias e sociedade
Cód.: SOC15005L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A UC tem como objetivo principal fornecer os fundamentos da perspetiva sociológica sobre crianças e famílias, de modo a fomentar e desenvolver competências de problematização, raciocínio analítico, crítico e reflexivo sobre temas afins e promover atitudes de abertura ao relativismo cultural que possibilitem um diálogo colaborativo e criativo em contextos plurais de investigação e intervenção multidisciplinar. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: a) identificar e contextualizar os principais fatores que atestam o relativismo cultural em torno das crianças e famílias; b) fundamentar teórica e metodologicamente a especificidade da abordagem sociológica sobre crianças e famílias; c) discutir criticamente os principais eixos que enformam contextos e culturas n(d)a infância; d) problematizar os principais temas que animam o debate sociológico em torno do lugar das crianças na família e na sociedade contemporânea.
Conteúdos Programáticos
I A construção social da criança e da família
1.1 Conceitos, imagens e contextos
1.2 Saberes e discursos sobre crianças, infâncias e famílias
II A perspetiva sociológica sobre crianças e famílias
2.1 Da família tradicional à família moderna e pós-moderna
2.2 A descoberta da criança e a valorização da infância
2.3 Desafios metodológicos: condições, procedimentos e ética na pesquisa
III Contextos e culturas n(d)a infância
4.1 Fronteiras (in)definidas: educação, economia e política
4.2 Famílias e crianças sem fronteiras: migrações, asilo e mobilidade transcultural
4.3 Segurança, risco, proteção e institucionalização
4.4 Tecnologia e digitalização da infância
4.5 Saberes, direitos e modos de participação
4.6 Imaginários e consumos
IV Crianças e famílias: temas e debates
1.1 Conceitos, imagens e contextos
1.2 Saberes e discursos sobre crianças, infâncias e famílias
II A perspetiva sociológica sobre crianças e famílias
2.1 Da família tradicional à família moderna e pós-moderna
2.2 A descoberta da criança e a valorização da infância
2.3 Desafios metodológicos: condições, procedimentos e ética na pesquisa
III Contextos e culturas n(d)a infância
4.1 Fronteiras (in)definidas: educação, economia e política
4.2 Famílias e crianças sem fronteiras: migrações, asilo e mobilidade transcultural
4.3 Segurança, risco, proteção e institucionalização
4.4 Tecnologia e digitalização da infância
4.5 Saberes, direitos e modos de participação
4.6 Imaginários e consumos
IV Crianças e famílias: temas e debates
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e de aprendizagem estão ajustadas à especificidade da UC e alinhadas com a Política Pedagógica Institucional definida na UÉvora. Através de aulas teórico-práticas que insistem na dupla perspetiva da exposição e ilustração acompanhada de forma participada pelos estudantes é valorizado o ensino centrado na aprendizagem do estudante; o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais; a articulação ensino e investigação; o uso de recursos digitais como ferramentas promotoras da aprendizagem; o uso de recursos digitais como ferramentas de gestão de comunicação e flexibilização; as práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes; a internacionalização das experiências formativas e a relação multimodal com a comunidade.
Avaliação
De acordo com o Regulamento Académico, os alunos podem optar entre avaliação contínua e avaliação final. A classificação final (CF) da unidade curricular é apurada da seguinte forma:
CF Avaliação contínua: 1 prova escrita (50%) e 1 ensaio com apresentação e discussão oral (50%)
CF Avaliação final: 1 prova escrita (80%) e 1 ensaio com apresentação e discussão oral (20%)
CF Avaliação contínua: 1 prova escrita (50%) e 1 ensaio com apresentação e discussão oral (50%)
CF Avaliação final: 1 prova escrita (80%) e 1 ensaio com apresentação e discussão oral (20%)
Bibliografia
Almeida, A. N. (2009). Para uma Sociologia da Infância. Jogos de olhares, pistas de investigação. ICS.
Almeida, A. N. (Ed.). (2011). Os nossos dias. In Mattoso, José (Dir). História da vida privada em Portugal. Círculo de Leitores/Temas e debates.
Cordeiro, M. (2015). Crianças e famílias num Portugal em mudança. FFMS.
Corsaro, W. (2017). The Sociology of Childhood. Sage.
Dias, I. (2015). Sociologia da Família e do Género. Pactor.
Graue, E., & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. FCG.
James, A., & Prout, A. (2015). Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporary issues in the sociological study of childhood. Routledge.
Marinho, S. & Correia, S.V. (2017). Uma Família Parental, Duas Casas. Residência alternada - dinâmicas e práticas sociais. Edições Sílabo.
May, V. (2023). Families. Key Concepts. John Wiley and Sons ltd.
Pinto, M., & Sarmento, M. J. (Coord.) (1997). As crianças, contextos e identidades: CEC-UM.
Almeida, A. N. (Ed.). (2011). Os nossos dias. In Mattoso, José (Dir). História da vida privada em Portugal. Círculo de Leitores/Temas e debates.
Cordeiro, M. (2015). Crianças e famílias num Portugal em mudança. FFMS.
Corsaro, W. (2017). The Sociology of Childhood. Sage.
Dias, I. (2015). Sociologia da Família e do Género. Pactor.
Graue, E., & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. FCG.
James, A., & Prout, A. (2015). Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporary issues in the sociological study of childhood. Routledge.
Marinho, S. & Correia, S.V. (2017). Uma Família Parental, Duas Casas. Residência alternada - dinâmicas e práticas sociais. Edições Sílabo.
May, V. (2023). Families. Key Concepts. John Wiley and Sons ltd.
Pinto, M., & Sarmento, M. J. (Coord.) (1997). As crianças, contextos e identidades: CEC-UM.
Equipa Docente
- Alexandra Maria Barradas Batista
- Rosalina Maria Pisco Costa [responsável]