2025

Educação e Tecnologia

Nome: Educação e Tecnologia
Cód.: PED15017L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Sustentar uma visão crítica e fundamentada do papel da integração pedagógica de tecnologias em educação;
Reconhecer o potencial de tecnologias no âmbito dos vários domínios previstos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, para as TIC no 1º ciclo e no Perfil do Aluno;
Integrar teorias e modelos emergentes que sustentam a integração transversal e pedagogicamente inovadora de tecnologias em projetos interdisciplinares;
Promover o desenvolvimento da Competência Digital nas suas várias vertentes por parte de crianças;
Tomar decisões de forma justificada no que diz respeito ao uso de tecnologias, aplicações e recursos digitais;
Criar recursos educativos digitais, nomeadamente jogos e histórias interativas, com recurso a ferramentas da web e a ambientes computacionais de programação apropriados a crianças (como o Scratch), que sejam adequados aos futuros contextos específicos;
Planear Cenários de Aprendizagem em Ambientes Educativos Inovadores.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Competência Digital e Competência Digital Educativa
1.1.A integração pedagógica de Tecnologias como suporte à aprendizagem
1.2. Quadros europeus de referência DigComp e DigCompEDU
1.3. Integração de Tecnologias no âmbito do Perfil do Aluno, das OCEPE e das Orientações Curriculares para as TIC no 1º ciclo.

Módulo 2: Inovação Pedagógica suportada por tecnologias
2.1. Teorias e modelos emergentes relativos à integração de tecnologias
2.2. Aprendizagem Baseada em Cenários
2.3. Ambientes Inovadores de Aprendizagem

Módulo 3: Recursos Educativos Digitais
3.1. Ferramentas da web
3.2. Ambientes computacionais de programação apropriados a crianças (como o Scratch)

Módulo 4: Planificar atividades inovadoras com recurso a Tecnologias Digitais
4.1. Características e princípios de Cenários de Aprendizagem
4.2. Criação de Cenários de Aprendizagem

Métodos de Ensino

A metodologia nesta Unidade Curricular pretende-se que seja de caracter teórico-prático, centrada nos estudantes, assumindo estes um papel ativo e interventivo na construção do seu conhecimento e dos seus colegas. Adotar-se-ão estratégias de aprendizagem ativa, como sejam a aprendizagem invertida, a instrução entre pares e a aprendizagem baseada em projetos, bem como a partilha e discussão de conceitos e ideias-chave de diversos conteúdos, levando à criação e partilha de artefactos digitais diversificados.

Deste modo, prevê-se a possibilidade de os alunos realizarem as seguintes atividades: apresentações de conteúdos; discussão de propostas de atividades; visualização de vídeos; análise de literatura e realização de exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos em cada módulo; discussão e reflexão conjunta sobre as aprendizagens; recurso a ambiente LMS para alargamento do trabalho na Unidade Curricular.

Avaliação

Avaliação Contínua
O regime de avaliação contínua visa a demonstração de competências desenvolvidas ao longo do processo de aprendizagem na Unidade Curricular. Deste modo prevê-se a avaliação de três elementos: a participação nas atividades desenvolvidas em cada um dos módulos (25%), a criação de um portfolio reflexivo com evidências da aprendizagem desenvolvida e sua ligação à prática profissional (35%) e a criação e discussão de um cenário de aprendizagem (40%)
Avaliação final
Prova de avaliação escrita, que avalia o conhecimento sobre a totalidade dos conteúdos, na componente teórica (40%). As competências técnicas e práticas desenvolvidas são avaliadas através da criação de um recurso educativo digital e por uma redação em que se descreva a sua integração num cenário de aprendizagem (60%). O resultado da prova de avaliação resulta na classificação final do estudante.

Bibliografia

Couvaneiro, S., & Pedro, N. (2019). Learning English with Tablets: A Study with Special Educational Needs Students. Sisyphus Journal of Education, 7 (1), 83-102.
Design FILS (2021b). Revisão da Literatura dos temas-chave para apoio ao Design de Cenários de Aprendizagem no âmbito do Projeto FILS.
Lucas, M. & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA.
Matos, J. F. (2014). Princípios orientadores para o desenho de cenários de aprendizagem. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação.
Pedro, N. (2017). Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 99–108.
Ramos, J. L. (2017). Desafios da introdução ao pensamento computacional e à programação no 1º ciclo do Ensino Básico: racionalizar, valorizar e atualizar. CNE.

Equipa Docente