2025
Educação Visual e Plástica
Nome: Educação Visual e Plástica
Cód.: PED15013L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Artes Plásticas, Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Reconhecer importância da educação artística e da expressão plástica na educação infantil e na formação integral da criança.
- Conhecer conceitos, correntes e artistas do século XX e XXI no âmbito das Artes Visuais
- compreender teorias do desenvolvimento estético, gráfico e artístico das crianças.
- identificar elementos inibidores e facilitadores do desenvolvimento de estratégias educativas de índole expressiva, crítica e artística.
- Conhecer e aplicar técnicas
- Explorar e desesenvolver as capacidades pessoais de representação e expressão visuo-plástica
- Investigar percursos de artistas referenciais e situá-los
- Desenvolver investigação sobre tema no âmbito da educação visuo-plástica
- Conhecer conceitos, correntes e artistas do século XX e XXI no âmbito das Artes Visuais
- compreender teorias do desenvolvimento estético, gráfico e artístico das crianças.
- identificar elementos inibidores e facilitadores do desenvolvimento de estratégias educativas de índole expressiva, crítica e artística.
- Conhecer e aplicar técnicas
- Explorar e desesenvolver as capacidades pessoais de representação e expressão visuo-plástica
- Investigar percursos de artistas referenciais e situá-los
- Desenvolver investigação sobre tema no âmbito da educação visuo-plástica
Conteúdos Programáticos
1 - Os elementos básicos da linguagem visual (ponto, linha, cor, textura, volume);
2 - Técnicas básicas de expressão artística;
3 - Caracterização das etapas do desenvolvimento gráfico-expressivo da criança;
4 - Teorias e metodologias contemporâneas da educação artística visual;
5 - Tecnologias digitais de apoio à criatividade (criação de animação digital stop motion e conceção de um portfólio digital individual de aprendizagem);
6 - Bibliografias e fontes Web para autoeducação e projeto de investigação de base.
2 - Técnicas básicas de expressão artística;
3 - Caracterização das etapas do desenvolvimento gráfico-expressivo da criança;
4 - Teorias e metodologias contemporâneas da educação artística visual;
5 - Tecnologias digitais de apoio à criatividade (criação de animação digital stop motion e conceção de um portfólio digital individual de aprendizagem);
6 - Bibliografias e fontes Web para autoeducação e projeto de investigação de base.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento do programa terá em conta a especificidade etária (infância) com que traba-lham os estudantes e as implicações pedagógico-didáticas inerentes.
Preferencialmente, na primeira parte das sessões abordar-se-á os conteúdos de natureza mais conceptual. A segunda parte das sessões está destinada a uma abordagem mais funcional e práti-ca.
Prevê-se recurso a meios audiovisuais e técnicos, disponibilizados materiais.no Moodle
Das leituras recomendadas o docente selecionará excertos que considera fundamentais para a clarificação de conceitos e fundamentação de abordagens em educação artística. Ao mesmo tem-po, selecionará algumas leituras que vão ser obrigatórias, o que quer dizer que serão comentadas e discutidas por todos na aula; e também serão o material de partida para as entregas a avaliar (portfolio).
Poderão ser dinamizadas sessões no exterior em datas a combinar com os alunos, caso a dinâmi-ca cultural regional (visitas de estudo, exposições, seminários, etc.)
Preferencialmente, na primeira parte das sessões abordar-se-á os conteúdos de natureza mais conceptual. A segunda parte das sessões está destinada a uma abordagem mais funcional e práti-ca.
Prevê-se recurso a meios audiovisuais e técnicos, disponibilizados materiais.no Moodle
Das leituras recomendadas o docente selecionará excertos que considera fundamentais para a clarificação de conceitos e fundamentação de abordagens em educação artística. Ao mesmo tem-po, selecionará algumas leituras que vão ser obrigatórias, o que quer dizer que serão comentadas e discutidas por todos na aula; e também serão o material de partida para as entregas a avaliar (portfolio).
Poderão ser dinamizadas sessões no exterior em datas a combinar com os alunos, caso a dinâmi-ca cultural regional (visitas de estudo, exposições, seminários, etc.)
Avaliação
A avaliação assenta sobre o regime de avaliação contínua, dado que só a frequência sistemática das aulas propiciará aos alunos a aquisição de competências fundamentais para o domínio e a manipulação didático-pedagógica da expressão plástica e da educação artística em artes visu-ais.
Será considerada uma assiduidade de 75% sobre o número das sessões efetivamente lecionadas.
A nota final será dada pela fórmula:
NF= (0,50*A)+(0,30*B)+(0,20*C)
A) 50% - Avaliação dos trabalhos práticos desenvolvidos (apresentação individual com uma ima-gem; apresentação por grupos das pesquisas feitas dos temas de investigação; apresentação individual do projeto visual, mais as oficinas).
B) 30% - Avaliação dos trabalhos escritos de fundamentação (Portfolio).
C) 20% - Índice presencial, considerando o empenho e a qualidade da participação nas aulas teóri-co-práticas.
Será considerada uma assiduidade de 75% sobre o número das sessões efetivamente lecionadas.
A nota final será dada pela fórmula:
NF= (0,50*A)+(0,30*B)+(0,20*C)
A) 50% - Avaliação dos trabalhos práticos desenvolvidos (apresentação individual com uma ima-gem; apresentação por grupos das pesquisas feitas dos temas de investigação; apresentação individual do projeto visual, mais as oficinas).
B) 30% - Avaliação dos trabalhos escritos de fundamentação (Portfolio).
C) 20% - Índice presencial, considerando o empenho e a qualidade da participação nas aulas teóri-co-práticas.
Bibliografia
FERNANDES D.; ANABELA N.; CAMPOS C. (1994) Portfolios: para uma avaliação mais autênti-ca, mais participada e mais reflexiva, em Pensar avaliação, melhorar aprendizagem. Instituto Inovação Educational. Outubro, (pp. 10-11).
HERNÁNDEZ F. (2010) Para a Erina ninguém diz nada... E nós não podemos fazer o que quere-mos: a educação da cultura visual na educação infantil, em MARTINS R.; TOURINHO I. (Co-ords.) (2010) Cultura Visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Edito-raufsm.
MEYER, R. (2002) Manual do Artista, técnicas e materiais. Martins Fonte.
GIL, J. (2010) A Arte Como Linguagem. Relógio DÁgua.
ITTEN, J. (1986) Art de la couleur. Dessin et Tolra.
MUMFORD, L. (1980) Arte e Técnica. Edições 70.
PANOFSKY, E. (1989) O Significado nas Artes Visuais. Editorial Presença.
STEINER, G. (2001) Grammars of Creation. Faber and Faber.
ARNHEIM, R. (1991) Arte e percepção visual. Livraria Pioneiro
HERNÁNDEZ F. (2010) Para a Erina ninguém diz nada... E nós não podemos fazer o que quere-mos: a educação da cultura visual na educação infantil, em MARTINS R.; TOURINHO I. (Co-ords.) (2010) Cultura Visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Edito-raufsm.
MEYER, R. (2002) Manual do Artista, técnicas e materiais. Martins Fonte.
GIL, J. (2010) A Arte Como Linguagem. Relógio DÁgua.
ITTEN, J. (1986) Art de la couleur. Dessin et Tolra.
MUMFORD, L. (1980) Arte e Técnica. Edições 70.
PANOFSKY, E. (1989) O Significado nas Artes Visuais. Editorial Presença.
STEINER, G. (2001) Grammars of Creation. Faber and Faber.
ARNHEIM, R. (1991) Arte e percepção visual. Livraria Pioneiro
Equipa Docente
- João Pedro Madeira Mateus [responsável]