2025
Educação Física
Nome: Educação Física
Cód.: PED15011L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer / compreender:
1. A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento e aprendizagens da criança
2. Os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor infantil
3. A importância da Educação Física (EF) para o desenvolvimento integral da criança e para a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis
4. As aprendizagens essenciais em EF na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
5. O contributo da EF para o desenvolvimento das áreas de competência do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
Dominar competências elementares de:
5. conceção e planificação de tarefas lúdico-motoras variadas, inclusivas e significativas para a promoção das aprendizagens essenciais da EF
6. dinamização/ gestão de atividades lúdico-motoras em contextos diferenciados (no interior e em espaços exteriores, formais e informais)
7. reflexão e discussão fundamentada, em grupo, sobre as propostas de atividades lúdico-motoras planeadas e dinamizadas na turma
1. A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento e aprendizagens da criança
2. Os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor infantil
3. A importância da Educação Física (EF) para o desenvolvimento integral da criança e para a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis
4. As aprendizagens essenciais em EF na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
5. O contributo da EF para o desenvolvimento das áreas de competência do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
Dominar competências elementares de:
5. conceção e planificação de tarefas lúdico-motoras variadas, inclusivas e significativas para a promoção das aprendizagens essenciais da EF
6. dinamização/ gestão de atividades lúdico-motoras em contextos diferenciados (no interior e em espaços exteriores, formais e informais)
7. reflexão e discussão fundamentada, em grupo, sobre as propostas de atividades lúdico-motoras planeadas e dinamizadas na turma
Conteúdos Programáticos
1. O brincar e o jogo infantil
Formas de jogo infantil
O brincar e o jogo nas rotinas de vida da criança
O jogo, o desenvolvimento e as aprendizagens da criança
2. O desenvolvimento motor infantil
Desenvolvimento das habilidades motoras e das capacidades motoras
3. A importância da Educação Física na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
As aprendizagens essenciais em EF e a sua relação com as áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A EF e a promoção de estilos de vida ativos
4. A ação pedagógica em Educação Física na infância
As tarefas motoras na infância: Componentes e tipologia; variabilidade e hierarquização da complexidade.
Orientações metodológicas para o desenvolvimento das competências nas várias áreas de conteúdo da EF
Decisões estratégicas na organização da ação pedagógica em Educação Física
Potencialidades interdisciplinares e transdisciplinares
O espaço exterior como espaço educativo
A inclusão e a diferenciação do ensino
Formas de jogo infantil
O brincar e o jogo nas rotinas de vida da criança
O jogo, o desenvolvimento e as aprendizagens da criança
2. O desenvolvimento motor infantil
Desenvolvimento das habilidades motoras e das capacidades motoras
3. A importância da Educação Física na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
As aprendizagens essenciais em EF e a sua relação com as áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A EF e a promoção de estilos de vida ativos
4. A ação pedagógica em Educação Física na infância
As tarefas motoras na infância: Componentes e tipologia; variabilidade e hierarquização da complexidade.
Orientações metodológicas para o desenvolvimento das competências nas várias áreas de conteúdo da EF
Decisões estratégicas na organização da ação pedagógica em Educação Física
Potencialidades interdisciplinares e transdisciplinares
O espaço exterior como espaço educativo
A inclusão e a diferenciação do ensino
Métodos de Ensino
Vivência corporal de propostas de tarefas lúdico-motoras e sua análise crítica.
Exposição oral das problemáticas em estudo (coadjuvada por meios audiovisuais) com apresentação de questões indutoras de debate participado, complementados e/ou motivados pela análise de artigos ou pelo visionamento de imagens e/ou vídeos
Pesquisa individual/grupo (bases bibliográficas/internet/outros recursos), autónoma ou orientada, seguida de apresentação das principais aprendizagens
Planeamento, em colaboração, de apresentações/intervenções práticas com(na) turma, decorrente de tarefas propostas pelo docente. Sua análise e discussão.
Realização de um projeto em grupo numa determinada área de conteúdo da EF escolhida pelos estudantes envolvendo várias etapas: pesquisa, planeamento, intervenção/apresentação na turma, relatório de autoavaliação com critérios acordados previamente.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativ
Exposição oral das problemáticas em estudo (coadjuvada por meios audiovisuais) com apresentação de questões indutoras de debate participado, complementados e/ou motivados pela análise de artigos ou pelo visionamento de imagens e/ou vídeos
Pesquisa individual/grupo (bases bibliográficas/internet/outros recursos), autónoma ou orientada, seguida de apresentação das principais aprendizagens
Planeamento, em colaboração, de apresentações/intervenções práticas com(na) turma, decorrente de tarefas propostas pelo docente. Sua análise e discussão.
Realização de um projeto em grupo numa determinada área de conteúdo da EF escolhida pelos estudantes envolvendo várias etapas: pesquisa, planeamento, intervenção/apresentação na turma, relatório de autoavaliação com critérios acordados previamente.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativ
Avaliação
Componentes do regime de avaliação contínua:
AC1 (60%) Trabalho de projeto em grupo que consiste na pesquisa, planificação e dinamização prática na turma de tarefas motoras para o desenvolvimento de determinada(s) área(s) de conteúdo da EF.
AC2 (40%) Trabalhos de natureza teórico-prática (individuais ou em grupo) realizados durante as aulas ou propostos para trabalho autónomo.
Componentes do regime de avaliação final:
AF1 (60%)-Prova escrita.
AF2 (40%)-O mesmo trabalho considerado em AC2. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UE?) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de nota igual ou superior a 10 valores em cada uma das componentes de avaliação consideradas.
AC1 (60%) Trabalho de projeto em grupo que consiste na pesquisa, planificação e dinamização prática na turma de tarefas motoras para o desenvolvimento de determinada(s) área(s) de conteúdo da EF.
AC2 (40%) Trabalhos de natureza teórico-prática (individuais ou em grupo) realizados durante as aulas ou propostos para trabalho autónomo.
Componentes do regime de avaliação final:
AF1 (60%)-Prova escrita.
AF2 (40%)-O mesmo trabalho considerado em AC2. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UE?) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de nota igual ou superior a 10 valores em cada uma das componentes de avaliação consideradas.
Bibliografia
Archer, C., & Siraj, I. (2015). Encouraging physical development through movement-play.Sage.
Barreiros,J, Cordovil,R.& Carvalheiro,S.(2007) (Eds).Desenvolvimento Motor da Criança. Edições FMH
Cordovil, R. & Barreiros, J. (Eds) (2014). Desenvolvimento motor na Infância.Edições FMH
Gallahue, D.& Ozmun, J. (2001). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebés, crianças adolescentes e adultos. Phorte Editora.
Lopes, F. & Neto, C. (2018). Brincar em todo o lado. C.M.Cascais
Martins, G. (Coord.) et al (2017). O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME-DGE
Ministério da Educação(2018).Aprendizagens Essenciais em Educação Física- 1º Ciclo. ME-DGE
Neto, C. (2020). Libertem as crianças. A urgência de brincar e ser ativo. Contraponto
Silva, I (Coord) et al.(2016). Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar. ME
Veiga, G. et al. (2021). Outdoor education practices for early childhood education A practical book for parents and practitioners. Sakarya Univ.
Barreiros,J, Cordovil,R.& Carvalheiro,S.(2007) (Eds).Desenvolvimento Motor da Criança. Edições FMH
Cordovil, R. & Barreiros, J. (Eds) (2014). Desenvolvimento motor na Infância.Edições FMH
Gallahue, D.& Ozmun, J. (2001). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebés, crianças adolescentes e adultos. Phorte Editora.
Lopes, F. & Neto, C. (2018). Brincar em todo o lado. C.M.Cascais
Martins, G. (Coord.) et al (2017). O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME-DGE
Ministério da Educação(2018).Aprendizagens Essenciais em Educação Física- 1º Ciclo. ME-DGE
Neto, C. (2020). Libertem as crianças. A urgência de brincar e ser ativo. Contraponto
Silva, I (Coord) et al.(2016). Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar. ME
Veiga, G. et al. (2021). Outdoor education practices for early childhood education A practical book for parents and practitioners. Sakarya Univ.
Equipa Docente
- Fábio Saraiva Flôres [responsável]