2025

Projetos de Intervenção em Contextos Educativos não Formais

Nome: Projetos de Intervenção em Contextos Educativos não Formais
Cód.: PED14985L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1-Compreender a metodologia de trabalho por projeto
2- Compreender a multiplicidade dos contextos educativos não formais onde o educador/professor pode desenvolver projetos educativos
3- Promover a intervenção em contextos educativos não formais, através do trabalho por projeto
4- Conhecer e integrar criticamente a investigação no âmbito de projetos educativos, tendo em vista o seu papel como futuro educador/professor

Conteúdos Programáticos

1. A metodologia de trabalho por projeto.
2. A educação não formal e o conceito de cidades educadoras.
3. Conceção e dinamização de projetos educativos de carácter transdisciplinar.
4. A investigação no âmbito de projetos educativos.

Métodos de Ensino

As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada, em momentos de trabalho colaborativo. A metodologia de trabalho por projeto vai centrar-se na orientação da conceção dos projetos, das planificações e das ações educativas a desenvolver pelos estudantes. A observação direta, a reflexão cooperada e a análise dos projetos em curso são desenvolvidas com vista à progressão da implementação do projeto. O processo de ensino e de aprendizagem é mediado pela avaliação com funções de regulação, facilitadora da autonomia e autorregulação das aprendizagens.

Avaliação

A avaliação segue o regime de avaliação da Universidade de Évora.
Regime de avaliação contínua
Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nas aulas/nos projetos – peso 10%
Conceção e implementação do projeto – peso 50%
Relatório do projeto – peso 25%
Apresentação pública do projeto – peso 15%

Regime de avaliação final

Tal como previsto no artigo 110º, ponto 10, do Regulamento Académico da Universidade de Évora, nesta uc não há regime de avaliação final, dado que as competências a desenvolver pelos estudantes, nesta uc, não podem ser avaliadas através do regime de avaliação final.

Bibliografia

Associação Internacional de Cidades Educadoras. (s.d.) Carta das Cidades Educadoras. AICE.
Augsburg, T. (2017). Interdisclinary Arts. In R. Frodeman, J. T. Klein, R. C. S. Pacheco (eds.). The Oxford Handbook of Interdisciplinarity (2ª edição). Oxford Handbooks/Oxford University Press.
Gonçalves, V., Corrêa, Y., & Moreira, J. A. (2019). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. Whitebooks
Jacobson, S. K., J. R. Seavey, & R. C. Mueller. (2016). Integrated science and art education for creative climate change communication. Ecology and Society, 21(3):30, 1-6.
Katz, L. & Chard, S. (2009). A abordagem por projetos na educação de infância (2ª edição). Fundação
Calouste Gulbenkian
Martins, G. O.(Coord) (2017) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação
Tonnuci, F. (2019). A cidade das crianças. Faktoria K de Livros
UNICEF. (2019). Convenção sobre os direitos das crianças e protocolos facultativos. Comité Português para a UNICEF