2025
Oficina da Matemática nos Primeiros Anos
Nome: Oficina da Matemática nos Primeiros Anos
Cód.: PED14973L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A- Desenvolver uma atitude de autoconfiança face à Matemática e o seu ensino
B- Conhecer as atuais orientações curriculares para o ensino da Matemática nos primeiros anos (níveis pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico)
C- Conhecer e perspetivar o ensino dos principais conceitos relativos aos temas e tópicos matemáticos fundamentais
D- Conhecer e perspetivar o ensino, a avaliação e a aprendizagem com vista ao desenvolvimento dos processos matemáticos transversais
E- Analisar e discutir potencialidades educativas do uso de materiais manipuláveis como recursos para a aprendizagem matemática, bem como da tecnologia
F- Desenvolver capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos
B- Conhecer as atuais orientações curriculares para o ensino da Matemática nos primeiros anos (níveis pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico)
C- Conhecer e perspetivar o ensino dos principais conceitos relativos aos temas e tópicos matemáticos fundamentais
D- Conhecer e perspetivar o ensino, a avaliação e a aprendizagem com vista ao desenvolvimento dos processos matemáticos transversais
E- Analisar e discutir potencialidades educativas do uso de materiais manipuláveis como recursos para a aprendizagem matemática, bem como da tecnologia
F- Desenvolver capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos
Conteúdos Programáticos
1. Orientações curriculares para o ensino da Matemática:
1.1. Na educação pré-escolar
1.2. No 1º ciclo do Ensino Básico
1.3. Competências gerais transversais
2. Temas matemáticos e atuais ênfases:
2.1. Capacidades matemáticas
2.2. Números
2.2. Geometria e Medida
2.3. Dados
2.4. Álgebra
3. Capacidades matemáticas transversais:
3.1. Resolução de problemas
3.2. Raciocínio matemático
3.3. Comunicação matemática
3.4. Conexões matemáticas
3.5. Representações matemáticas
3.6. Pensamento computacional
4. Tarefas matemáticas:
4.1. Natureza das tarefas
4.2. Tipos de tarefas: exercícios, problemas, investigações e projetos.
4.3. Funções das tarefas
5. Recursos para o ensino da Matemática:
5.1. Materiais manipuláveis
5.2. Calculadora
5.3. Computador/Smartphone
6. Planificação do ensino da Matemática:
6.1. Definição do objetivo de aprendizagem/propósito de ensino e avaliação
6.2. Seleção de tarefas e recursos
6.3. Organização e metodologia para a sala de aula
1.1. Na educação pré-escolar
1.2. No 1º ciclo do Ensino Básico
1.3. Competências gerais transversais
2. Temas matemáticos e atuais ênfases:
2.1. Capacidades matemáticas
2.2. Números
2.2. Geometria e Medida
2.3. Dados
2.4. Álgebra
3. Capacidades matemáticas transversais:
3.1. Resolução de problemas
3.2. Raciocínio matemático
3.3. Comunicação matemática
3.4. Conexões matemáticas
3.5. Representações matemáticas
3.6. Pensamento computacional
4. Tarefas matemáticas:
4.1. Natureza das tarefas
4.2. Tipos de tarefas: exercícios, problemas, investigações e projetos.
4.3. Funções das tarefas
5. Recursos para o ensino da Matemática:
5.1. Materiais manipuláveis
5.2. Calculadora
5.3. Computador/Smartphone
6. Planificação do ensino da Matemática:
6.1. Definição do objetivo de aprendizagem/propósito de ensino e avaliação
6.2. Seleção de tarefas e recursos
6.3. Organização e metodologia para a sala de aula
Métodos de Ensino
As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes, partir de tarefas a desenvolver em sala de aula, na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações relatadas ou experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. São mobilizados diferentes recursos (documentos, vídeos, aplicações tecnológicas) para apoio às experiências de aprendizagem - baseadas em investigação, em projetos, em problemas. O processo de ensino, avaliação e aprendizagem tem a função de regulação, apoiada em instrumentos facilitadores da autonomia e autorregulação das aprendizagens (guias de aprendizagem e rubricas de avaliação)
Avaliação
A avaliação segue o estipulado no RAUE e que prevê duas modalidades.
Avaliação contínua
Como as aulas são em regime presencial, a assiduidade (A) é considerada. Contudo, avaliação ocorre ao longo do semestre, está integrada no ensino e na aprendizagem e desempenha uma função reguladora. Será implemnetda a partir de tarefas, a realizar em sala de aula e em grupo, que terão função formativa e/ou sumativa, sendo que pelo menos três delas (TG) terão fins classificativos. Haverá, também, uma tarefa de individual (TI), com carácter integrador e de cariz científico-didática, sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeita a apresentação e discussão em sala de aula. Todas as tarefas são avaliadas com base em critérios previamente definidos e partilhados com os estudantes.
Classificação Final = A (10%) + 55% (TG) + 35% (TI)
Avaliação final
Quando os estudantes não puderem realizar avaliação contínua, realizam uma prova de Exame (E) e uma Tarefa (T).
Classificação Final = 60% (E) + 40%(T)
Avaliação contínua
Como as aulas são em regime presencial, a assiduidade (A) é considerada. Contudo, avaliação ocorre ao longo do semestre, está integrada no ensino e na aprendizagem e desempenha uma função reguladora. Será implemnetda a partir de tarefas, a realizar em sala de aula e em grupo, que terão função formativa e/ou sumativa, sendo que pelo menos três delas (TG) terão fins classificativos. Haverá, também, uma tarefa de individual (TI), com carácter integrador e de cariz científico-didática, sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeita a apresentação e discussão em sala de aula. Todas as tarefas são avaliadas com base em critérios previamente definidos e partilhados com os estudantes.
Classificação Final = A (10%) + 55% (TG) + 35% (TI)
Avaliação final
Quando os estudantes não puderem realizar avaliação contínua, realizam uma prova de Exame (E) e uma Tarefa (T).
Classificação Final = 60% (E) + 40%(T)
Bibliografia
Borralho, A., Lucena, I. & Brito, A. (2015). Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. http://www.sbempara.com.br/files/Colecao-4---V---07.pdf
Borralho, A. & Lopes, A. (2010). Desenvolvimento do Sentido de Número no Ensino Básico: Um Estudo no 7º Ano de Escolaridade. Quadrante, 19(2), 5-35. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/131
Canavarro, A. P. (2009). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante 16(2), 81-118
Lucena, I., Borralho, A. & Dias, J. (2018). Práticas Letivas de Sala de Aula de Matemática nos Anos Iniciais. Estudos em Avaliação Educacional, 29(70), 254-274. https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5107
NCTM (2017). Principles to Action: Ensuring mathematical sucess for all. NCTM
ME-DGE (2022). Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico. ME-DGE
ME-DGE (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. DGE-ME
Borralho, A. & Lopes, A. (2010). Desenvolvimento do Sentido de Número no Ensino Básico: Um Estudo no 7º Ano de Escolaridade. Quadrante, 19(2), 5-35. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/131
Canavarro, A. P. (2009). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante 16(2), 81-118
Lucena, I., Borralho, A. & Dias, J. (2018). Práticas Letivas de Sala de Aula de Matemática nos Anos Iniciais. Estudos em Avaliação Educacional, 29(70), 254-274. https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5107
NCTM (2017). Principles to Action: Ensuring mathematical sucess for all. NCTM
ME-DGE (2022). Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico. ME-DGE
ME-DGE (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. DGE-ME
Equipa Docente
- António Manuel Águas Borralho [responsável]