2025

Introdução às Ciências Sociais

Nome: Introdução às Ciências Sociais
Cód.: SOC02320L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender as exigências e características do pensamento científico em geral e das ciências sociais, em particular, colocando-os no contexto histórico e civilizacional.
2. Adquirir a capacidade de reconhecimento do potencial das ciências sociais, na compreensão de diversos contextos históricos sociais e de análise de situações sociais complexas.
3. Conhecer o processo de constituição das diferentes ciências sociais, seus conceitos e métodos, para facilitar a sua iniciação em aprendizagens no domínio das ciências sociais.
4. Compreender os aspetos teóricos e metodológicos que fundamentam e garantem a procura de cientificidade nas ciências sociais.
5. Perceber as contribuições das ciências sociais para a compreensão de alguns problemas sociais enfrentados pela sociedade contemporânea.

Conteúdos Programáticos

I: A Problemática do conhecimento e das ciências sociais
1. Questões preliminares das ciências sociais
2. O significado do social: factos sociais e objectividade em ciências sociais
3. Classificação das ciências sociais e a interdisciplinaridade: fronteiras, complementaridades e interceções
II. Conceitos básicos da análise social
4. A identificação do social: análise, compreensão e explicação
5. As relações sociais: solidariedade e sociabilidade
6. O indivíduo e o coletivo: interação social e fenómenos de grupo
7. Outras considerações metodológicas sobre a observação e a análise dos factos sociais
III: Problemas Contemporâneos das Ciências Sociais
8. Dilemas, problemas e tendências
9. Exemplificações da aplicabilidade das ciências sociais

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino/aprendizagem:
1.Exposição oral dos conteúdos programáticos teóricos e ilustrada com exemplos empíricos.
2. Leitura de textos e estudo individual e em grupo.
3. Acompanhamento tutorial presencial e à distância.
4. Recomendações de leitura: em conformidade com cada tópico do programa e os objetivos da unidade curricular; os documentos de leitura encontram-se disponíveis na biblioteca ou on-line, acessíveis na plataforma e-learning [moodle] da universidade (https://www.moodle.uevora.pt/).

Avaliação

O Regulamento Académico prevê duas modalidades de avaliação avaliação contínua e avaliação por exame:
a) Avaliação contínua: 2 Frequências escritas (cada frequência tem peso de 50% no cálculo da classificação final). É condição de realização da 2ª frequência a obtenção da nota mínima de 8 (oito) valores na 1ª frequência escrita. Acresce-se que terão acesso à avaliação contínua os alunos que tenham assistido, pelo menos, a 75% das aulas efetivamente dadas.  A 2ª frequência poderá assumir a forma de um trabalho escrito sobre um tema (artigo de reflexão crítica) com aprovação prévia do docente. 
b) Avaliação por exame: Exame escrito (inclui o conteúdo desenvolvido nos vários módulos).
c) Elementos de avaliação: Peso na média da classificação final 
Avaliação Contínua: 1.ª prova de frequência = 50%; 2ª prova de frequência ou trabalho (artigo de reflexão crítica) = 50%
Avaliação por Exame: Prova de escrita = 100%

Bibliografia

Augusto, S. & Pinto, J.M. (1986) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento
Carmo, H. (2001) Problemas sociais contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta
Machado, F. L. (2022) Investigação sociológica em Portugal: Um Guia Histórico e Analítico. Edições Afrontamento
Magano, O. (2014) Introdução às ciências sociais. Lisboa: Universidade Aberta
Neves, F.S. (2002) O lugar e o papel das ciências sociais e humanas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Pinto, J. M. (1994) Propostas para o ensino das ciências sociais. Porto: Afrontamento
Santos, B.S. (1999) Um discurso sobre as ciências. 11ª edição. Porto: Afrontamento
Quivy, R. & Champenhoud, L. (2003) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva

Equipa Docente