2025

Marketing I

Nome: Marketing I
Cód.: GES14874L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno seja capaz:
• Explicar as principais noções e conceitos associados ao marketing e ao processo de planeamento de marketing, sua aplicação e importância para a gestão das organizações.
• Identificar e analisar tendências do ambiente e do mercado
• Analisar o comportamento dos consumidores
• Elaborar uma análise SWOT e definir objetivos de marketing,
• Desenhar as opções estratégicas e a estratégia de branding para um produto.
• Aplicar os conceitos de marketing a situações reais, através definição das variáveis estratégicas de marketing.

Com esta unidade curricular o aluno deverá obter as seguintes competências:
• Conhecer, analisar, compreender, avaliar, planear e aplicar conceitos de marketing estratégico
• Desenvolver competências de trabalho em grupo
• Tomar decisões informadas e resolver problemas de marketing

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de Marketing
2. Estratégia e o Plano de Marketing
3. O Comportamento dos Consumidores e das Organizações
4. Opções Estratégicas Fundamentais
4.1. Segmentação
4.2. Marca e Posicionamento
4.3. Fontes de Mercado

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular adota-se o modelo de ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento de competências. As sessões presenciais são teórico-práticas e serão baseadas em metodologias de trabalho ativo com base em ferramentas digitais. Nas aulas será privilegiada a aprendizagem baseada em projetos e na resolução de problemas em grupo, com base em casos reais. O docente assumirá o papel de orientação/facilitação da aprendizagem e de aferição da aquisição de competências. Irá recorrer-se a:
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada, por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar ao nível da bibliografia básica para preparação da sua aprendizagem em sala de aula;
* resolução e discussão de casos na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* recurso a metodologias e plataformas de aprendizagem colaborativas.

Avaliação

De acordo com o previsto no regulamento interno será dada aos alunos a possibilidade de optar, para efeito de avaliação pelo regime de avaliação contínua (AC) ou de avaliação final (AF)
Componentes da Avaliação Contínua:
* Trabalho em grupo (TG1: 40%) com 1 apresentação parcelar com a ponderação de 10% e entrega, apresentação e discussão final.
* Trabalho em grupo (TG2: 5%) - Proposta de um produto inovador
* Frequência 40 a 45%
* Quizzs feitos em sala de aula, com uma ponderação máxima de 5%, caso a nota ponderada dos Quizzs adicionada ao teste escrito seja benéfica para o aluno.
Nota Final = 40% TG1+10%AP1(TG1) + 5%TG2 + 40%Prova escrita + 5%Quizzs ou
Nota Final = 40%TG1 + 10%AP1(TG1) + 5%TG2 + 45%Prova escrita

Exame
Nota final =100%Prova escrita ou
Nota final = 95%Prova escrita + 5%Quizzs

Os alunos serão aprovados à unidade curricular com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 7 valores em qualquer das provas de avaliação.

Bibliografia

Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Dionisio, Pedro; Rodrigues, Vicente; Guerreiro, João; Canhoto, Rogério; Faria, Hugo (2024). AI_NOVATOR: Marketing na Era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade. Bertrand Editora.
Kotler, Philip. Keller, Kevin (2014). Administração de Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição.