2025
Marketing II
Nome: Marketing II
Cód.: GES02330L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo geral de aprendizagem: desenhar a politica de marketing-mix para um produto e o respetivo plano de ação.
Competências:
Conhecer, analisar, compreender, avaliar, planear e aplicar
Participar ativamente no desenho da politica de marketing-mix
Desenvolver competências de trabalho em grupo
Participar com clareza e relevância nos momentos de discussão/exposição
Ser organizado e focado no processo de tomada de decisão
Competências:
Conhecer, analisar, compreender, avaliar, planear e aplicar
Participar ativamente no desenho da politica de marketing-mix
Desenvolver competências de trabalho em grupo
Participar com clareza e relevância nos momentos de discussão/exposição
Ser organizado e focado no processo de tomada de decisão
Conteúdos Programáticos
I. Política de Produto
II. Política de Preço
III. Política de Distribuição
IV. Política de Comunicação
V. Preparação, Implementação, Avaliação e Controlo do Plano de Marketing
II. Política de Preço
III. Política de Distribuição
IV. Política de Comunicação
V. Preparação, Implementação, Avaliação e Controlo do Plano de Marketing
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular adota-se o modelo de ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento de competências. Nas aulas serão utilizadas múltiplas estratégias e métodos que favorecem a participação ativa dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e competências. O docente assumirá o papel de orientação/facilitação da aprendizagem e de aferição da aquisição de competências. irá recorrer-se a:
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada, por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* resolução e discussão de casos na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* visualização de filmes relacionados com a matéria;
* recurso a metodologias colaborativas de aprendizagem
* recurso a plataformas de aprendizagem colaborativa
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada, por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* resolução e discussão de casos na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* visualização de filmes relacionados com a matéria;
* recurso a metodologias colaborativas de aprendizagem
* recurso a plataformas de aprendizagem colaborativa
Avaliação
De acordo com o previsto no regulamento interno será dada aos alunos a possibilidade de optar, para efeito de avaliação pelo regime de avaliação contínua (AC) ou de avaliação final (AF)
Perante o RAUE a presença nas aulas é obrigatória, como tal para que o aluno possa obter aprovação na unidade curricular deverá assistir a 75% das aulas no caso do regime de avaliação contínua ou de exame. No moodle constará o mapa da assiduidae. Não são abrangidos por esta regra os alunos que possuam estatuto de trabalhador estudante.
O aluno que opta pelo regime de avaliação contínua tem de ter no mínimo 7 valores em qualquer momento de avaliação.
Componentes da AC:
* Trabalho em grupo (TG1 -30%) com 3 apresentações regulares (AP1 a 3) ponderadas a 5%
* 5 trabalhos em grupo (TGS1 a 5) na sala de aula (5%cada)
* Frequência 30%
AC
* Nota final=30% TG1+5%AP1+5%AP2+5%AP3+5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+30% frequência
AF
*Nota final=5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+75% Exame ou NF=100% Exame
Perante o RAUE a presença nas aulas é obrigatória, como tal para que o aluno possa obter aprovação na unidade curricular deverá assistir a 75% das aulas no caso do regime de avaliação contínua ou de exame. No moodle constará o mapa da assiduidae. Não são abrangidos por esta regra os alunos que possuam estatuto de trabalhador estudante.
O aluno que opta pelo regime de avaliação contínua tem de ter no mínimo 7 valores em qualquer momento de avaliação.
Componentes da AC:
* Trabalho em grupo (TG1 -30%) com 3 apresentações regulares (AP1 a 3) ponderadas a 5%
* 5 trabalhos em grupo (TGS1 a 5) na sala de aula (5%cada)
* Frequência 30%
AC
* Nota final=30% TG1+5%AP1+5%AP2+5%AP3+5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+30% frequência
AF
*Nota final=5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+75% Exame ou NF=100% Exame
Bibliografia
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Kotler, Philip. Keller, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. Prentice-Hall, 2014, 14ª Edição.
Kerin; Roger et al. MARKETING. MCGrawHill, S. Paulo, 2007, 8ª ed.
Kotler, Philip. Keller, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. Prentice-Hall, 2014, 14ª Edição.
Kerin; Roger et al. MARKETING. MCGrawHill, S. Paulo, 2007, 8ª ed.