2025

Cultura e Ética Organizacional

Nome: Cultura e Ética Organizacional
Cód.: GES02328L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
A disciplina tem como grande finalidade apresentar a cultura organizacional como o contexto onde se criam os alicerces da gestão ética e socialmente responsável, definindo-se 5 objetivos:
O1Apresentar a Cultura Organizacional como a alma das Organizações e estas como um sistema de valores.
O2Relacionar a macro variável Cultura Organizacional com um conjunto de variáveis contextuais do CO.
O3Delimitar um conjunto de conceitos-chave em termos de conteúdo e de campo de aplicação.
O4Apresentar as vantagens da formalização da ética sob a forma de códigos de ética e de conduta/deontológicos.
O5Evidenciar a importância da existência de modelos de decisão ética.
Competências:
. Fomentar o espírito analítico e capacidade de argumentação.
. Dotar os alunos de raciocínio ético que lhes permita a resolução de dilemas éticos organizacionais.
. Promover o espírito crítico e de cidadania.
. Fomentar a comunicação oral e escrita.
. Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Clarificação do conceito de cultura organizacional
Módulo 2. Manifestações, níveis de análise e funções da cultura organizacional
Módulo 3. Gestão pela cultura ética e a importância das perspectivas interculturais - os alicerces para a criação de climas organizacionais éticos
Módulo 4. Delimitação e evolução de conceitos-chave: Ética, Moral, Deontologia, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Ética Empresarial, à luz de um conjunto de teorias éticas
Módulo 5. Ética Organizacional e Deontologia Profissional - O papel dos códigos éticos e de conduta
Módulo 6. Modelos de decisão ética - Aplicação de uma Framework para resolução de dilemas éticos

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar nas aulas suportar-se-á no método expositivo apenas para a apresentação dos conceitos e instrumentos básicos de análise.
O objetivo é privilegiar a reflexão conjunta, com a participação dos alunos, a partir da análise de textos de apoio e de estudos de caso que, pela sua atualidade e oportunidade suscitem a sistematização e o aprofundamento de ideias e a aplicação e validação dos modelos teóricos.
Poderão ainda ser realizados trabalhos de pesquisa e análise documental, a realizar individualmente e em grupo, sobre temas do programa. A equipa docente utilizará sistematicamente a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle) como repositório de informação relevante e como plataforma de comunicação potenciadora da criação de uma comunidade ativa de aprendizagem e reflexão crítica sobre os tópicos da cultura organizacional, da ética e da responsabilidade social.

Avaliação

O processo de avaliação contínua, contempla três componentes de avaliação de carácter obrigatório:

1) Resolução de um Estudo de Caso em grupo (4 elementos), com consulta, com uma ponderação de 30%.
2) Apresentação Oral, sobre a pesquisa de exemplos de Boas Práticas, Casos de Estudo, Projetos, Notícias, entre outros materiais com relevância científica e pedagógica, que ilustrem os tópicos dos vários módulos do programa, nos moldes a definir pela equipa docente. Este elemento será desenvolvido em grupo (os mesmos 4 elementos) e terá a ponderação de 15%.
3) Uma Prova Escrita individual, em regime presencial, com consulta, com uma ponderação de 55%.

A nota mínima de qualquer elemento de avaliação contínua é de 7 valores.

Exame: Os alunos que não participarem no processo de avaliação contínua ou não completarem o processo terão a oportunidade de realizar um Exame sobre todos os conteúdos do programa e com uma ponderação de 100%.

Bibliografia

Costa, M. A., Santos, M. J., Seabra, F. M., Jorge, F. (Orgs.) (2011). Responsabilidade Social: Uma visão ibero-americana, Coimbra, Edições Almedina, Série Trabalho e Sociedade.
Cortina, Adela, Conill J., Domingo A. (1994). Ética de la Empresa - Claves para uma nueva cultura empresarial, Madrid, Ed. Trotta.
Cunha, M. P., Rego, A., Campos e Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. (2016), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, RH Editora.
Hofstede, G. (2010). Culturas e Organizações - Compreender a nossa programação mental, Lisboa, Ed. Sílabo.
Mercier, S. (2004). Ética nas Empresas, Porto, Ed. Afrontamento.
Neves, J. (2000). Clima Organizacional, Cultura Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, Lisboa, RH Editora.
Parra, M. G. (2006) Ética en las Organizaciones - Construyendo confianza, Madrid, Pearson Prentice Hall.
Rego, A., Cunha M. P., Costa N. G., Gonçalves, H. & Cabral- Cardoso, C. (2006). Gestão Ética e Socialmente Responsável – Teoria e Prática. Lisboa. RH Editora.