2024
Problemas de História da Filosofia
Nome: Problemas de História da Filosofia
Cód.: FIL14427D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Obrigatória
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Introdução metodológica ao trabalho em História da Filosofia e às problemáticas ligadas à investigação numa perspectiva histórica.
Compreensão da importância da referência histórica para o trabalho filosófico em geral.
Enriquecimento do horizonte das investigações em curso por parte dos estudantes.
Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem estruturado.
Compreensão da importância da referência histórica para o trabalho filosófico em geral.
Enriquecimento do horizonte das investigações em curso por parte dos estudantes.
Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem estruturado.
Conteúdos Programáticos
1. A Filosofia do ponto de vista histórico e a História da Filosofia como problema
2. A abordagem histórico-filosófica. Algumas perspectivas.
3. A ideia de uma História de problemas, sistemas, conceitos.
4. A linha fenomenológico-hermenêutica em História da Filosofia.
5. A questão da verdade histórica
2. A abordagem histórico-filosófica. Algumas perspectivas.
3. A ideia de uma História de problemas, sistemas, conceitos.
4. A linha fenomenológico-hermenêutica em História da Filosofia.
5. A questão da verdade histórica
Métodos de Ensino
Trabalho de seminário com exposição teórica e acompanhada de leitura e comentário de textos. Privilegia-se o debate, que se procurará que envolva todos os participantes e que ocupe uma parte substancial das sessões. Eventualmente, poderá a lecionação integrar sessões realizadas por conferencistas convidados ou ser ampliada mediante a participação dos estudantes em encontros científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins.
A avaliação basear-se-á em:
1) assiduidade e participação activa (25%);
2) cada estudante terá de realizar pelo menos uma apresentação oral sobre um texto, um tema ou apresentar um relatório duma aula (50% - 75%);
3) eventualmente, no final do semestre, poderá ser pedido adicionalmente um ensaio escrito de c. 10 pp. relativo ao conteúdo lecionados, a conferências integradas ou a desenvolvimentos da dissertação (25% - 75%).
A avaliação basear-se-á em:
1) assiduidade e participação activa (25%);
2) cada estudante terá de realizar pelo menos uma apresentação oral sobre um texto, um tema ou apresentar um relatório duma aula (50% - 75%);
3) eventualmente, no final do semestre, poderá ser pedido adicionalmente um ensaio escrito de c. 10 pp. relativo ao conteúdo lecionados, a conferências integradas ou a desenvolvimentos da dissertação (25% - 75%).
Bibliografia
Blumenberg, H. 2008. La legitimación de la edad moderna. Pretextos, Valencia
Cassirer, E. 1953. Prologo a El problema del conocimiento en la filosofía y en la ciencia modernas. I. FCE, Mexico
Barash, J. 2016. Collective Memory and the Historical Past, U.Chicago Press
Feron, O. 2010. La modernité entre la théodicée et le principe de raison insuffisante. In Leibniz und die Entstehung der Modernität, Studia Leibnitiana 37, 121-133
Gadamer, H.-G. 1997. Verdade e método, I. Petrópolis, Vozes
___ 1998. O problema da consciência histórica. V.N.Gaia, Estratégias criativas
Habermas, J. 1989. El discurso filosófico de la modernidad. Madrid, Taurus
Heidegger, M. 1999. Anuncio da situação hermenêutica (GA 62). Tr. Borges-Duarte, Philosophica 13, 151-167
___ 2012. Os problemas fundamentais da fenomenologia, GA 24 §§ 5-6. Petrópolis: Vozes, 34-41
Koselleck, R. 1993. Futuro pasado. Para una semántica de los tiempos históricos. Paidos, Barcelona
__ & Gadamer.1997. História y hermenêutica, Barcelon
Cassirer, E. 1953. Prologo a El problema del conocimiento en la filosofía y en la ciencia modernas. I. FCE, Mexico
Barash, J. 2016. Collective Memory and the Historical Past, U.Chicago Press
Feron, O. 2010. La modernité entre la théodicée et le principe de raison insuffisante. In Leibniz und die Entstehung der Modernität, Studia Leibnitiana 37, 121-133
Gadamer, H.-G. 1997. Verdade e método, I. Petrópolis, Vozes
___ 1998. O problema da consciência histórica. V.N.Gaia, Estratégias criativas
Habermas, J. 1989. El discurso filosófico de la modernidad. Madrid, Taurus
Heidegger, M. 1999. Anuncio da situação hermenêutica (GA 62). Tr. Borges-Duarte, Philosophica 13, 151-167
___ 2012. Os problemas fundamentais da fenomenologia, GA 24 §§ 5-6. Petrópolis: Vozes, 34-41
Koselleck, R. 1993. Futuro pasado. Para una semántica de los tiempos históricos. Paidos, Barcelona
__ & Gadamer.1997. História y hermenêutica, Barcelon
Equipa Docente
- Olivier Martin Louis Albert René Feron [responsável]