2024
Temas de Filosofia do Cinema
Nome: Temas de Filosofia do Cinema
Cód.: FIL14418D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Optativa.
Cruzando panoramicamente uma filmografia fundamental e a sofisticação teórica atingida pela filosofia do cinema, o estudante percorrerá aqui, com a lente de um novo olhar, todas as grandes questões da existência reabertas pela imagem-que-pensa.
Cruzando panoramicamente uma filmografia fundamental e a sofisticação teórica atingida pela filosofia do cinema, o estudante percorrerá aqui, com a lente de um novo olhar, todas as grandes questões da existência reabertas pela imagem-que-pensa.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimentos:
do cinema como veículo de conteúdos e temas de pensamento do cinema como forma originária de pensamento do cinema como desafio problematizante ao pensamento filosófico constituído;
Teoria(s) e filosofia(s) do cinema à prova dos filmes e dos realizadores (e vice-versa)
Competências:
Reconhecimento e reapropriação de questões filosóficas fundamentais, articuladas em modalidades não discursivas refractárias à linguagem;
Mobilização dos recursos teórico-filosóficos para a interpretação profunda do grande cinema
Aptidões:
Para o exercício de um pensamento semiótico, estético e subtil;
Para exceder conceptualmente os limites do conceito
Para afrontar o outro filosófico da filosofia
do cinema como veículo de conteúdos e temas de pensamento do cinema como forma originária de pensamento do cinema como desafio problematizante ao pensamento filosófico constituído;
Teoria(s) e filosofia(s) do cinema à prova dos filmes e dos realizadores (e vice-versa)
Competências:
Reconhecimento e reapropriação de questões filosóficas fundamentais, articuladas em modalidades não discursivas refractárias à linguagem;
Mobilização dos recursos teórico-filosóficos para a interpretação profunda do grande cinema
Aptidões:
Para o exercício de um pensamento semiótico, estético e subtil;
Para exceder conceptualmente os limites do conceito
Para afrontar o outro filosófico da filosofia
Conteúdos Programáticos
O cinema como
Mostração, representação e pensamento: Vertov, Tarr, Kubrick
Representações do impresentável: Trumbo, Nemes, Kiarostami
O eterno retorno do recalcado: Kubrick
Linguagem vs Imagem: Deleuze, Pasolini
Fenomenologia do ser-no-filme: Husserl, Gil, Tarkovsky, Kurosawa, Malick
Ilusões da realidade: Lynch, Nolan, Cronenberg, Bazin
Ressurreição: Dreyer, Sapinho, Reygadas
Cinema e
Tempo: Ozu, Roeg, Duras, Costa, Figgis
Metacinema: Guerin, Beckett, Deren, Marker, G. Stewart, Bergman, Debord, Haneke
Pintura: Majewski, Erice, Kurosawa
Palavra: Chaplin, Oliveira, Rohmer
O cinema do/a
Pathos e do mélos: Schröter, Sirk, Herzog
Desejo, Jogo, Mistério: Buñuel, Welles, Tarkovsky, Schrader, Herzog
Moral vs ética: Capra, Pasolini, Renoir, Ford
Redenção: Deleuze, Cavell, Bresson, Dreyer, Rohmer
Mostração, representação e pensamento: Vertov, Tarr, Kubrick
Representações do impresentável: Trumbo, Nemes, Kiarostami
O eterno retorno do recalcado: Kubrick
Linguagem vs Imagem: Deleuze, Pasolini
Fenomenologia do ser-no-filme: Husserl, Gil, Tarkovsky, Kurosawa, Malick
Ilusões da realidade: Lynch, Nolan, Cronenberg, Bazin
Ressurreição: Dreyer, Sapinho, Reygadas
Cinema e
Tempo: Ozu, Roeg, Duras, Costa, Figgis
Metacinema: Guerin, Beckett, Deren, Marker, G. Stewart, Bergman, Debord, Haneke
Pintura: Majewski, Erice, Kurosawa
Palavra: Chaplin, Oliveira, Rohmer
O cinema do/a
Pathos e do mélos: Schröter, Sirk, Herzog
Desejo, Jogo, Mistério: Buñuel, Welles, Tarkovsky, Schrader, Herzog
Moral vs ética: Capra, Pasolini, Renoir, Ford
Redenção: Deleuze, Cavell, Bresson, Dreyer, Rohmer
Métodos de Ensino
Exposição teórica sobre materiais previamente disponibilizados, exibição de vídeo-imagem, comentário crítico-interpretativo e teorizante. Discussão informada em seminário, com aproximação eventual aos interesses de investigação dos doutorandos.
A avaliação subdivide-se numa componente contínua (a participação activa no seminário: 20%) e num trabalho escrito final de 3000 a 5000 palavras (80%).
A avaliação subdivide-se numa componente contínua (a participação activa no seminário: 20%) e num trabalho escrito final de 3000 a 5000 palavras (80%).
Bibliografia
Bazin, O que é o cinema?, Lx, Livros Horizonte, 1992
Bergman, Prisão, Persona
Bresson, Filmografia completa (FC)
Buñuel, Esse obscuro objecto de desejo
Capra, Its a Wondeful Life
Cavell, The World Viewed, Harvard UP, 1976
Chaplin, FC
Costa, Cavalo Dinheiro
Cronenberg, eXistenZ, Videodrome
Deleuze, Cinema 1&2, Lx, Documenta
Deren, Meshes of the Afternoon
Dreyer, FC
Duras, India Song
Erice, O sol do marmeleiro
Figgis,Timecode
Ford, FC
Gil, A imagem-nua e as pequenas percepções; Lx, Relógio dÁgua, 1996
Guerin, Tren de sombras, Unas fotos en la ciudad de Silvia
Haneke, FC
Kiarostami, Shirin
Kubrick, 2001
Majewski, O moinho e a cruz
Malick, FC
Marker, O pontão
Nemes, O filho de Saul
Oliveira, Vale Abraão
Pasolini, Empirismo Herege, Teorema
Reygadas, Luz silenciosa
Roeg, Bad Timing
Rohmer, Conte dHiver, FC
Sapinho, Deste lado da ressurreição
Schröter, O rei das rosas
Tarkovsky, Solaris
Tarr, As harmonias de Werckmeister, O cavalo de Turim
Trumbo, E deram-lhe uma espingarda
Wels, FC
Bergman, Prisão, Persona
Bresson, Filmografia completa (FC)
Buñuel, Esse obscuro objecto de desejo
Capra, Its a Wondeful Life
Cavell, The World Viewed, Harvard UP, 1976
Chaplin, FC
Costa, Cavalo Dinheiro
Cronenberg, eXistenZ, Videodrome
Deleuze, Cinema 1&2, Lx, Documenta
Deren, Meshes of the Afternoon
Dreyer, FC
Duras, India Song
Erice, O sol do marmeleiro
Figgis,Timecode
Ford, FC
Gil, A imagem-nua e as pequenas percepções; Lx, Relógio dÁgua, 1996
Guerin, Tren de sombras, Unas fotos en la ciudad de Silvia
Haneke, FC
Kiarostami, Shirin
Kubrick, 2001
Majewski, O moinho e a cruz
Malick, FC
Marker, O pontão
Nemes, O filho de Saul
Oliveira, Vale Abraão
Pasolini, Empirismo Herege, Teorema
Reygadas, Luz silenciosa
Roeg, Bad Timing
Rohmer, Conte dHiver, FC
Sapinho, Deste lado da ressurreição
Schröter, O rei das rosas
Tarkovsky, Solaris
Tarr, As harmonias de Werckmeister, O cavalo de Turim
Trumbo, E deram-lhe uma espingarda
Wels, FC
Equipa Docente
- José Manuel Barrisco Martins [responsável]