2025
Arqueologia Laboratorial
Nome: Arqueologia Laboratorial
Cód.: HIS12031L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arqueologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Pretende-se que o aluno adquira os instrumentos metodológicos, as aptidões e as competências imprescindíveis para o processamento de artefactos arqueológicos em laboratório (limpeza, marcação, registo, inventário, fotografia), para o seu análise e estudo
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimentos:
Pretende-se introduzir ao aluno nas metodologias de tratamento laboratorial, de análise e de estudo dos materiais arqueológicos e que conheça os principais processos e metodologias de estudo e conservação dos vestígios arqueológicos desde a sua descoberta no campo até ao seu armazenamento ou exposição em contexto museológico.
Competências:
É objetivo desta UC que o aluno apreenda a manusear, observar e analisar os vestígios desde uma perspetiva plurifacetada, de modo a identificar, conservar e compreender tanto a informação intrínseca oferecida pelo próprio objeto como extrínseca e contextual. Pretende-se que o aluno adquira os instrumentos metodológicos, as aptidões e as competências imprescindíveis para o processamento de artefactos e ecofactos arqueológicos em laboratório (limpeza, marcação, registo, inventário, fotografia).
Pretende-se introduzir ao aluno nas metodologias de tratamento laboratorial, de análise e de estudo dos materiais arqueológicos e que conheça os principais processos e metodologias de estudo e conservação dos vestígios arqueológicos desde a sua descoberta no campo até ao seu armazenamento ou exposição em contexto museológico.
Competências:
É objetivo desta UC que o aluno apreenda a manusear, observar e analisar os vestígios desde uma perspetiva plurifacetada, de modo a identificar, conservar e compreender tanto a informação intrínseca oferecida pelo próprio objeto como extrínseca e contextual. Pretende-se que o aluno adquira os instrumentos metodológicos, as aptidões e as competências imprescindíveis para o processamento de artefactos e ecofactos arqueológicos em laboratório (limpeza, marcação, registo, inventário, fotografia).
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Identificação de tipologias de artefactos arqueológicos
1.2. As principais técnicas de tratamento dos artefactos arqueológicos
1.3. A recuperação e salvaguarda de artefactos arqueológicos
2. A compreensão e interpretação dos artefactos arqueológicos
2.1 o registo
2.2 o inventário
2.3 a fotografia
3. A redacção, comunicação e divulgação de artefactos arqueológicos
1.1. Identificação de tipologias de artefactos arqueológicos
1.2. As principais técnicas de tratamento dos artefactos arqueológicos
1.3. A recuperação e salvaguarda de artefactos arqueológicos
2. A compreensão e interpretação dos artefactos arqueológicos
2.1 o registo
2.2 o inventário
2.3 a fotografia
3. A redacção, comunicação e divulgação de artefactos arqueológicos
Métodos de Ensino
Sendo uma disciplina laboratorial, a componente prática é fundamental e, portanto, não substituível por ensino não presencial, assim como a avaliação continua. As aulas são práticas, em contexto laboratorial para o manuseamento de artefactos arqueológicos, orientadas e acompanhadas pelos docentes.
Avaliação
O aluno deverá produzir um relatório sobre as acções desenvolvidas durante as actividades de laboratório.
A avaliação terá em conta o trabalho desenvolvido pelo aluno nas aulas (40%) e o trabalho escrito (60%)
A avaliação terá em conta o trabalho desenvolvido pelo aluno nas aulas (40%) e o trabalho escrito (60%)
Bibliografia
ANDREFSKY, W. Lithics (Cambridge Manuals in Archaeology). Cambridge, 1998.
ARNOLD, D.E. Ceramic theory and cultural process. Cambridge, 1985.
BAHN, P.; RENFREW, C. ? Arqueología: Teoría, métodos y práctica. Madrid, 1993.
BERNAL CASASOLA, D. & RIBERA i LACOMBA, A. (eds) Cerámicas hispanorromanas. Un estado de la cuestión I (2008) - II. Producciones regionales. Cadiz, 2012.
BICHO, N. ? Manual de Arqueologia Pré-Histórica. Lisboa, 2006
CRUZ A. R. - Do Campo ao Laboratório, Lab. Pré-História ? IPT, 1989
CRUZ, M.D.; CORREIA, V. ? Normas de inventário. Cerâmica Utilitária. Arqueologia. [Lisboa]: Instituto dos Museus e da Conservação, 2007. 158 p.
DAVIS, S. ? The archaeology of animals. New Haven: Yale University Press, 1987.
JUAN EIROA, J. ? Nociones de Tecnología y Tipología en Prehistoria. Barcelona: Ariel Prehistoria, 1999.
ORTON, C.; TYERS, P.; VINCE, A. Pottery in Archaeology. Cambridge, 1993.
REITZ, E. J.; WING, E. S. ? Zooarchaeology. Cambridge: Cambridge Press.
ARNOLD, D.E. Ceramic theory and cultural process. Cambridge, 1985.
BAHN, P.; RENFREW, C. ? Arqueología: Teoría, métodos y práctica. Madrid, 1993.
BERNAL CASASOLA, D. & RIBERA i LACOMBA, A. (eds) Cerámicas hispanorromanas. Un estado de la cuestión I (2008) - II. Producciones regionales. Cadiz, 2012.
BICHO, N. ? Manual de Arqueologia Pré-Histórica. Lisboa, 2006
CRUZ A. R. - Do Campo ao Laboratório, Lab. Pré-História ? IPT, 1989
CRUZ, M.D.; CORREIA, V. ? Normas de inventário. Cerâmica Utilitária. Arqueologia. [Lisboa]: Instituto dos Museus e da Conservação, 2007. 158 p.
DAVIS, S. ? The archaeology of animals. New Haven: Yale University Press, 1987.
JUAN EIROA, J. ? Nociones de Tecnología y Tipología en Prehistoria. Barcelona: Ariel Prehistoria, 1999.
ORTON, C.; TYERS, P.; VINCE, A. Pottery in Archaeology. Cambridge, 1993.
REITZ, E. J.; WING, E. S. ? Zooarchaeology. Cambridge: Cambridge Press.
Equipa Docente
- Ana Catarina Salgado Basílio
- Susana Gómez Martínez [responsável]