2025

Investigação e Comunicação em Arqueologia

Nome: Investigação e Comunicação em Arqueologia
Cód.: HIS12026L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A constante solicitação de informação científica junto dos investigadores em arqueologia obriga à sua preparação na área da comunicação e será nesta unidade que se pretende abordar as principais regras de comunicação científica, seja ela por via oral ou escrita ou da imagem

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC pretende introduzir o aluno na disciplina da arqueologia de uma forma holística desde o processo de investigação até à sua divulgação perante a comunidade.
Conhecimentos: Pretende-se que o discente compreenda o processo completo do trabalho arqueológico desde a produção científica à sua transferência para a sociedade, incidindo na importância da transmissão dos conhecimentos e das descobertas arqueológicas e da preservação do património arqueológico.
Competências: Pretende-se que o aluno apreenda as principais regras de comunicação científica e desenvolver as competências necessárias para comunicar o conhecimento arqueológico por via oral, escrita, gráfica ou audiovisual, aos pares e ao grande público e interrelacionar-se com os órgãos de informação. Pretende-se, igualmente, preparar os discentes para a interação comunicativa com diferentes públicos, quer do ponto e vista etário, quer cultural.

Conteúdos Programáticos

0. Introdução: Arqueologia. Que? Quem? Para que? Para quem?
1. Da criação científica à divulgação
2. A linguagem científica e as outras linguagens
3. A imagem científica e a sua comunicação
4. Organização do texto científico
5. Do campo ao museu ou à exposição: as linguagens
6. Do texto científico ao texto informativo
7. O arqueólogo, os media e as artes
8. A informação na rede
9. Arqueologia e ciência cidadã

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem recorrerá a aulas teóricas e práticas numa proporção próxima a 20-40, de forma a alternar, por um lado, a exposição de conteúdos pelo docente e, por outro lado, o confronto direto dos alunos com realidades arqueológicas concretas, tanto através da observação de materiais gráficos e de vestígios materiais como através do trabalho de laboratório e de visitas de estudo a sítios e monumentos.
As atividades práticas privilegiarão a utilização de diversas metodologias de análise e de transmissão da informação, o uso pelos alunos de tecnologias digitais de investigação e comunicação, e a participação em experiências de arqueologia pública como formas de aproximação à realidade profissional do futuro arqueólogo

Avaliação

Regime de avaliação contínua (frequência) dois elementos de avaliação:
1. Trabalho individual sobre uma das unidades temáticas abordadas (60%).
2. Apresentação dos trabalhos (40%).
Regime de exame final (prova semestral única, 100%)).
1. EXAME de época normal
2. EXAME de época de recurso.

Bibliografia

CÁDIMA, F. R. (2011) A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa. Porto.
CLACK, T.; BRITTAIN, M. (eds.) (2007) Archaeology and the Media. Walnut Creek (CA): Left Coast Press.
KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. (2004) Os Elementos do Jornalismo: O que os Profissionais do Jornalismo Devem Saber e o Público Deve Exigir. Porto
LAVÍN BERDONCES, A. C.; YÁÑEZ VEJA, A.; LAÍN GARCÍA, M. (1996) Arqueología y medios de comunicación. PH: Boletín del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico. Año nº 4, Nº 14 (1996) 98-103.
MACIÁ BARBER, C. (2013) Periodismo y prehistoria: retos éticos en la comunicación social de la ciencia. Historia y Comunicación Social. Vol. 18 Nº Especial Octubre. Págs. 799-811.
MARMOL MARTINEZ, José Antonio (2017) Arqueología audiovisual” y propuestas para sus vertientes social y científica. Revista Otarq. Vol. 2 (2017) 357-377.
RODRIGUES, Adriano Duarte (2010) As Técnicas da Comunicação e Informação. Lisboa: Presença, 2010.