2025

Sociedades e Culturas Pré-Históricas

Nome: Sociedades e Culturas Pré-Históricas
Cód.: HIS12020L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta Unidade Curricular visa dar a conhecer os principios gerais da Pré-História, focando temas como a principais correntes de pensamento em investigação préhistória e principais metodologias de estudo. A UC segue uma organização diacrónica do longo do processo de Evolução Humana.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Adquirir uma visão alargada e actualizada que envolva a compreensão crítica da Pré-História e Arqueologia e dos seus métodos de investigação;
2. Enquadrar o processo de hominização e evolução humana, os grupos de caçadores-recolectores e o surgimento das primeiras economias de produção e de metalurgistas;
4. Desenvolver conhecimentos, aptidões e competências para uma leitura e avaliação da bibliografia especializada existente sobre a Pré-História.

Conteúdos Programáticos

1. INTRODUÇÃO
1.1. A Pré-História como disciplina científica
2. A PRÉ-HISTÓRIA E A ARQUEOLOGIA
2.1. Métodos de investigação
2.2. O tempo geológico e a reconstrução paleoambiental
3. OS CAÇADORES – RECOLECTORES DO PALEOLÍTICO
3.1. O processo de hominização
3.2. Paleolítico Inferior
3.2.1. As indústrias líticas acheulenses
3.2.2. Economia, sociedade e habitats
3.3. Paleolítico Médio
3.3.1. As indústrias líticas mustierenses
3.3.2. Economia, sociedade e habitats
3.4. Paleolítico Superior
3.4.1. A diversidade de indústrias líticas
3.4.2. A arte e a espiritualidade
4. MESOLÍTICO
4.1. O ambiente pós-glaciar e a nova sociedade
4.3. Os concheiros e os espaços formais de enterramento
4.4. A indústria lítica e a utilização do osso.
5. O NEOLÍTICO
5.1. Os conceitos de Neolítico
5.2. As alterações climáticas e socioeconómicas
5.3. A domesticação
5.5. A ocupação do espaço
5.6. O Megalitismo
6. AS SOCIEDADES COM METALURGIA

Métodos de Ensino

Exposição pelo docente dos conceitos teóricos, definições, metodologias e casos de estudo, com recurso à análise de textos, imagens, cartografia, artefatos/ecofatos e recursos digitais. As sessões são acompanhadas pelo envolvimento dos discentes através de uma abordagem dialógica à aprendizagem. Para além dos casos de estudo apresentados pelo docente, poderão ser convidados especialistas para enriquecer o conteúdo e diversidade programática, assim também adaptando o conteúdo programático aos principais interesses dos discentes e contribuindo para uma maior articulação entre ensino e investigação.

Avaliação

Regime de avaliação contínua ou regime de exame. O regime de avaliação contínua engloba duas frequências de avaliação (45% cada) ou uma frequência de avaliação (45%) e um trabalho (45%) ou um trabalho em grupo (45%) e um trabalho individual (45%) + assiduidade e participação em aula (10%). O regime de exame engloba uma prova semestral única (100%).

Bibliografia

BICHO, Nuno Ferreira (2006), Manual de Arqueologia Pré-Histórica, Lisboa.
Barandiarán, Ignacio; Martí, Bernat; Rincón; Mª.; Maya, José (2021); Prehistoria de la Península Ibérica, Ariel Prehistoria, Barcelona.
Carbonell, E. (2021). Homínidos: las primeras ocupaciones de los continentes. Ariel Prehistoria, Barcelona.
López, S. R., et al.. (2021). La Prehistoria y su metodología. Editorial Centro de Estudio Ramon Areces SA.
ROJO GUERRA, M.; GARRIDO PENA, R.; MARTÍNEZ DE LAGRÁN, I. ? Ed. (2012). El Neolítico en la Península Ibérica y su context europeo. Ediciones Cátedra, Madrid.

Equipa Docente