2025

História Contemporânea I

Nome: História Contemporânea I
Cód.: HIS02446L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular obrigatória no ciclo de estudo toma como dimensão temporal o longo século XIX desde a dupla revolução, iniciada em finais de setecentos, até aos primórdios da primeira grande guerra. O trabalho letivo centra-se em aulas teórico-práticas com exposição dos conteúdos pelo docente e na realização de apresentações orais e trabalhos escritos pelos alunos. Pretende-se, como se enuncia nos objectivos, dotar os alunos de uma formação científica de base e desenvolver competências de pesquisa e literacia da informação. Para aprofundamento dos temas abordados e realização dos trabalhos, além da bibliografia básica, será indicada bibliografia específica e actualizada pelo docente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos deverão ser capazes de executar exercícios de avaliação tendo como base a assistência às aulas, a intervenção nestas e leitura da bibliografia que se debruça sobre os temas que constituem o ?conteúdo temático? desta Unidade Curricular.

Conteúdos Programáticos

I PARTE
O Sistema de Estados Europeus no Longo Século XIX (1763-1918).
II PARTE
Do "Mundo" Pré-Industrial à "ascensão do neo-mercantilismo".
III PARTE
Da Revolução Americana à II Internacional.

Métodos de Ensino

O método de trabalho baseia-se em aulas teórico-práticas de exposição dos "conteúdos programáticos".
Os sumários, o programa, a bibliografia e o calendário de avaliação são disponibilizados nas plataformas siiue e moodle.
O apoio pedagógico e científico aos alunos é feito nas aulas, em tutorias e por e-mail.
Os alunos deverão ler uma média de 25 páginas por semana como preparação para as provas de avaliação.

Avaliação

Consta de duas provas de frequência (duração de 120 m.). Ponderação: duas frequências (50% cada). A obtenção de classificação inferior a 8 valores numa das duas provas de frequência implica a passagem do aluno para o regime de exame. As frequências e exames são feitas com consulta, mas estando proibido o uso de quaisquer recursos/meios eletrónicos.

Bibliografia

BAYLY, C. A., The Birth of the Modern World: 1780-1914. Global Connections and Comparisons, (s.l., 2004).
BLANNING, T. C. W. (ed.), The Eighteenth Century Europe 1688-1815, (Oxford 2000).
BLANNING, T. C. W. (ed.), The Nineteenth Century Europe 1789-1914, (Oxford, 2000).
BLANNING, T. C. W., The Pursuit of Glory. Europe 1648-1815, (Londres, 2008).
CLARK, Christopher, Revolutionary Spring: Fighting for a New World 1848-1849, (Londres, 2023).
OSTERHAMMEL, Jürgen, The Transformation of the World. A Global History of the Nineteenth Century, (Princeton & Oxford, 2014).
POMERANZ, Kenneth, The Great Divergence: China, Europe, and the Making of the Modern World Economy, (Princeton, 2021).
STONE, Norman, Europe Transformed. 1878-1919, (Londres, 1999).
TAYLOR, Alan, American Revolutions: A Continental History, 1750-1804, (Nova Iorque & Londres, 2017).
TAYLOR, A. J. P., The Struggle for Mastery in Europe. 1848-1918, (Oxford ? Nova Iorque, 1991).

Equipa Docente