2025

História Moderna I

Nome: História Moderna I
Cód.: HIS02443L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular fornece uma perspetiva geral da História Moderna privilegiando as componentes socioeconómicas e culturais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1) Compreender os fundamentos da organização politico-institucional das sociedades e dos principais fenómenos culturais, bem como da sua circulação à escala global nos séculos XVI a XVIII.
2) Conhecer o quadro espacial de análise (geografia política, cultural, etc.).
3) Conhecer os fatores e agentes de continuidade e de rutura.
4) Dominar o vocabulário conceptual utilizado nas diversas áreas temáticas.
5) Adquiri noções básicas sobre os pontos de situação relativos às problemáticas historiográficas, com enfoque especial nas recentes áreas de investigação.
6. Desenvolver capacidades de pesquisa bibliográfica e documental, de leitura crítica, análise e exposição oral e escrita. E, ainda, da autonomia, espírito de entreajuda e responsabilidade no trabalho.

Conteúdos Programáticos

1. Porque se estuda História Moderna? Problemas, temas centrais e periodização.
2.A Europa entre os finais do século XIV e os finais do século XVIII: reforço da capacidade de intervenção do centro político.
3.População e estruturas sociais no Antigo Regime. Caracterização da hierarquização social. Processos de mobilidade social. Minorias étnicas e grupos marginais.
4. A economia de Antigo Regime: permanências e mudanças. A expansão europeia e os primeiros impactes económicos. O novo quadro geográfico e comercial. As desigualdades regionais.
5. Renascimento: Humanismos, reformas religiosas e a expansão europeia. A ?revolução da imprensa?.
6. ?Revolução Científica? e Iluminismo. Os novos valores culturais e sociais. Racionalismo e método científico? religião e modernidade? o ensino e a difusão de ideias? a criação do espaço público.
7. Novas tendências nos estudos sobre a época moderna.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são diversificadas, combinando a exposição oral realizada pelo professor com o desenvolvimento das capacidades dos alunos para a construção de pensamento crítico sobre os conteúdos programáticos, autonomia no processo de ensino-aprendizagem e de autoavaliação. Valorizam uma aprendizagem participativa que investe na intervenção e debate em sala de aula, na autonomia da investigação e na demonstração da capacidade de organização, sistematização e análise da informação.
A plataforma moodle será usada para o desenvolvimento das atividades letivas e para a execução das tarefas propostas aos estudantes.

Avaliação

I - Avaliação contínua:
1. Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina (50%).
2. Assiduidade (5%). Os alunos não podem exceder 6 faltas.
3. Aulas práticas e assistência a uma conferência obrigatórias. A participação nas mesmas deve ser acompanhada da entrega de um relatório sumário (1000 a 1500 palavras). Tudo 20%.
4. Apresentação de um ou dois pequenos trabalhos escritos (até 1500 palavras), acompanhados por 2 a 3 sessões tutoriais obrigatórias. (25%).
 
II ? Os alunos em regime de exame serão inquiridos em função de um programa obrigatório de leituras definido pelo docente. A capacidade de análise crítica será desenvolvida com recurso a leituras, debates e relatórios escritos sobre fontes coevas ou textos historiográficos. Estes materiais serão disponibilizados na plataforma moodle. Os estudantes serão encorajados a pesquisar fontes e bibliografia complementares em bibliotecas, museus, arquivos, portais e bases bibliográficas online.

Bibliografia

BRAUDEL, F., A Dinâmica do Capitalismo, Lisboa: 1986
BURGUIÈRE, A. et alli., História da Família, Lisboa: 1996
BERGIN, J. (ed.). The seventeenth century. Europe 1598-1715, Oxford: 2001
BLANNING, T.C.W. (ed.), The Eighteenth Century: Europe 1688-1815, Oxford: 2000
BURKE, Peter, O Renascimento, Lisboa: 2008
CAMERON, E. (coord.), O século XVI, Lisboa: 2009
DELUMEAU, J., A Civilização do Renascimento, Lisboa:2020 [1967].
FLORISTÁN, A. (dir.), Historia Moderna Universal, Barcelona: 2005
KAMEN, H. (2000) Early Modern European Society, London: 2000
KÜMIN, B. (ed.) The European World 1500–1800: An Introduction to Early Modern History, London: 2014
MACCULLOCH, D., Reformation: Europe's House Divided 1490-1700, London: 2004
MARTIN, J. J. (ed), The Renaissance: Italy and abroad. Rewriting Histories. London: 2003
MOLAS, P. et alli, Manual de Historia Moderna, Barcelona, Ariel: 2000
WIESNER-HANKS, M. E., Early Modern Europe, 1450-1789, Cambridge: 2011 (1ª ed. 2006)

Equipa Docente