2025

História Medieval II

Nome: História Medieval II
Cód.: HIS02442L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular pretende dotar o estudante de uma visão geral sobre a evolução da sociedade europeia entre os séculos XI e XV, enquadrando-a,em particular, no espaço mediterrânico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) Interpretar elementos de continuidade e de mudança entre os séculos da Alta Idade Média (apreendidos na UC de História Medieval I) e os da Baixa Idade Média.
b) Compreender a evolução política, social, económica e cultural das sociedades europeias entre os séculos XI e XV.
c) Integrar o estudo da Europa em contextos de história global comparativa.
d) Apreender conceitos, instituições e fenómenos para a compreensão do período histórico entre os séculos XI e XV.
e) Introduzir problemáticas e discussões historiográficas específicas do estudo da Idade Média.
f) Relacionar o estudo do passado medieval com a interpretação de desafios societais contemporâneos.
g) Promover a interação dos estudantes com as fontes primárias e secundárias, apelando à autonomia académica e ao sentido crítico na leitura, no debate e na análise do passado
h) Estimular a colaboração entre pares e a utilização de ferramentas pedagógicas atualizadas e digitais no estudo da história medieval.

Conteúdos Programáticos

1. A Europa e uma Idade Média Global, século XII-XII
2. A Reforma da Igreja e as Cruzadas
3. A evolução política do ocidente europeu, séculos XII a XIV
4. A emergência de uma Europa urbana, séculos XII e XIII
5. Fome, Peste e Crises no século XIV
6. As guerras europeias, séculos XIV e XV
7. Produção, comércio e sistema financeiro de longa distância, séculos XIII-XV
8. A Era das Luzes: ensino e cultura
9. A Europa e uma Idade Média Global, século XIV-XV

Métodos de Ensino

A unidade curricular de História Medieval II adotará metodologias de ensino diversificadas, tais como:
1. Comunicar oralmente a apresentação, discussão e argumentação dos conteúdos programáticos, num ensino baseado em inquirição e problematização;
2. Estimular a participação em debates, resolução de problemas e apresentação oral de trabalhos por parte dos estudantes;
3. Promover diálogo, trabalho colaborativo e a crítica construtiva entre pares, no sentido do desenvolvimento de pensamento original por parte dos estudantes.
4. Relacionar aprendizagens com desafios societais que permitam a compreensão dos legados históricos.
5. Utilizar ferramentas e recursos digitais para a construção do saber, do conhecimento, da representação gráfica e visual da história e do pensamento crítico.

Avaliação

A unidade curricular prevê dois modelos de avaliação: 1) avaliação contínua e 2) avaliação por exame final de toda a matéria lecionada.
A avaliação contínua dependerá do cumprimento dos seguintes elementos:
1. Assiduidade e participação oral nas aulas (10%): os estudantes terão de estar presentes em 75 por cento das aulas (isto é, só poderão faltar a um máximo de 6 aulas).
2. Trabalho escrito com apresentação oral (40%): consistirá na elaboração de um ensaio (até 2000 palavras) sobre um tema previamente discutido com o docente.
3. Frequência no final do semestre (50%).

A avaliação por exame final assumirá a seguinte ponderação: nota do exame (90%) + assiduidade e participação em sala de aula (10%).

Bibliografia

AAVV (1995-2005) ? The New Cambridge Medieval History, 7 vols. Cambridge: Cambridge University Press.
BLOCKMANS, Wim, HOPPENBROUWERS, Peter (2014) ? Introduction to Medieval Europe, 300-1500, 2ª ed. Londres: Routledge.
ECO, Umberto, org. (2011-2015) ? Idade Média, 4 vols. Lisboa: D. Quixote.
GARCÍA DE CORTÁZAR, José Ángel, SESMA MUÑOZ, José Ángel (2014) ? Manual de Historia Medieval. Madrid: Alianza Editorial.
WICKHAM, Chris (2019) ? Europa medieval. Lisboa: Edições 70.

Bibliografia especializada para cada tema será sugerida nas aulas. Specialised bibliography for each topic will be suggested during the classes.

Equipa Docente