2025
Temas de História de Portugal Medieval
Nome: Temas de História de Portugal Medieval
Cód.: HIS02402L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta unidade curricular visa aprofundar temas previamente identificados os quais, no conjunto, fornecem uma visão holistica sobre a evolução do Portugal durante o periodo medieval . Os conteúdos desta unidade curricular articulam-se com os da unidade curricular de História de Portugal Medieval.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a evolução social, cultural, económica e institucional de Portugal medieval.
2. Conhecer as instituições, os agentes e os elementos de continuidade e de rutura ao longo do tempo.
3. Adquirir os conhecimentos básicos sobre debates historiográficos e temas de investigação em história de Portugal medieval.
4. Perceber a relevância das raízes medievais da história de Portugal na longa duração, na sua relação com legados sociais, culturais, políticos, económicos e patrimoniais.
5. Apreender conceitos historiográficos relativos a cada área temática.
6. Promover capacidades de autonomia e de iniciativa académica aplicados à investigação com fontes primárias e secundárias.
7. Desenvolver o espírito de leitura crítica e de análise do passado de forma individual e coletiva.
8. Estimular para a utilização crítica de ferramentas digitais de cariz científico e pedagógico, que permitam um processo heurístico, metodológico e analítico adequado aos objetivos de aprendizagem.
2. Conhecer as instituições, os agentes e os elementos de continuidade e de rutura ao longo do tempo.
3. Adquirir os conhecimentos básicos sobre debates historiográficos e temas de investigação em história de Portugal medieval.
4. Perceber a relevância das raízes medievais da história de Portugal na longa duração, na sua relação com legados sociais, culturais, políticos, económicos e patrimoniais.
5. Apreender conceitos historiográficos relativos a cada área temática.
6. Promover capacidades de autonomia e de iniciativa académica aplicados à investigação com fontes primárias e secundárias.
7. Desenvolver o espírito de leitura crítica e de análise do passado de forma individual e coletiva.
8. Estimular para a utilização crítica de ferramentas digitais de cariz científico e pedagógico, que permitam um processo heurístico, metodológico e analítico adequado aos objetivos de aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
1. Demografia e sociedade
1.1 Fontes para o estudo da demografia histórica
1.2 Evolução da população e migrações
1.3 Hierarquia social e mobilidade
1.4 Expansão económica, política régia e complexificação social
2. Poderes e instituições da monarquia
2.1 A realeza e os instrumentos de governação
2.2 As cortes
2.3 A coroa, os concelhos e as minorias
2.4 Política externa e diplomacia
3. Economia
3.1 A economia agrária
3.2 Produção artesanal e mesteres
3.3 Comércio interno
3.4 Comércio externo
4. Cultura e ensino
4.1 A cultura da corte
4.2 A cultura senhorial
4.3 O ensino: escolas monacais, episcopais e universidade
4.4 O livro e a leitura
5. Vida quotidiana e sociabilidade
5.1 Os quotidianos
5.2 Rituais e vivências religiosas
5.3 Criminalidade
5.4 A morte
1.1 Fontes para o estudo da demografia histórica
1.2 Evolução da população e migrações
1.3 Hierarquia social e mobilidade
1.4 Expansão económica, política régia e complexificação social
2. Poderes e instituições da monarquia
2.1 A realeza e os instrumentos de governação
2.2 As cortes
2.3 A coroa, os concelhos e as minorias
2.4 Política externa e diplomacia
3. Economia
3.1 A economia agrária
3.2 Produção artesanal e mesteres
3.3 Comércio interno
3.4 Comércio externo
4. Cultura e ensino
4.1 A cultura da corte
4.2 A cultura senhorial
4.3 O ensino: escolas monacais, episcopais e universidade
4.4 O livro e a leitura
5. Vida quotidiana e sociabilidade
5.1 Os quotidianos
5.2 Rituais e vivências religiosas
5.3 Criminalidade
5.4 A morte
Métodos de Ensino
A unidade curricular de Temas de História de Portugal Medieval adotará metodologias de ensino diversificadas, tais como:
1. Comunicar oralmente a apresentação, discussão e argumentação dos conteúdos programáticos, num ensino baseado em inquirição e problematização;
2. Estimular a participação em debates, resolução de problemas e apresentação oral de trabalhos por parte dos estudantes;
3. Promover diálogo, trabalho colaborativo e a crítica construtiva entre pares, no sentido do desenvolvimento de pensamento original por parte dos estudantes.
4. Relacionar aprendizagens com desafios societais que permitam a compreensão dos legados históricos.
5. Utilizar ferramentas e recursos digitais para a construção do saber, do conhecimento, da representação gráfica e visual da história e do pensamento crítico.
1. Comunicar oralmente a apresentação, discussão e argumentação dos conteúdos programáticos, num ensino baseado em inquirição e problematização;
2. Estimular a participação em debates, resolução de problemas e apresentação oral de trabalhos por parte dos estudantes;
3. Promover diálogo, trabalho colaborativo e a crítica construtiva entre pares, no sentido do desenvolvimento de pensamento original por parte dos estudantes.
4. Relacionar aprendizagens com desafios societais que permitam a compreensão dos legados históricos.
5. Utilizar ferramentas e recursos digitais para a construção do saber, do conhecimento, da representação gráfica e visual da história e do pensamento crítico.
Avaliação
A unidade curricular prevê dois modelos de avaliação: 1) avaliação contínua e 2) avaliação por exame final de toda a matéria lecionada.
A avaliação contínua dependerá do cumprimento dos seguintes elementos:
1. Assiduidade e participação oral nas aulas (10%): os estudantes terão de estar presentes em 75 por cento das aulas (isto é, só poderão faltar a um máximo de 6 aulas).
2. Trabalho escrito com apresentação oral (40%): consistirá na elaboração de um ensaio (até 2000 palavras) sobre um tema previamente discutido com o docente.
3. Frequência no final do semestre (50%).
Os estudantes que optarem por avaliação por exame deverão considerar a seguinte ponderação: 90% corresponderão à nota do exame escrito + 10 % correspondentes à assiduidade e participação nas aulas.
A avaliação contínua dependerá do cumprimento dos seguintes elementos:
1. Assiduidade e participação oral nas aulas (10%): os estudantes terão de estar presentes em 75 por cento das aulas (isto é, só poderão faltar a um máximo de 6 aulas).
2. Trabalho escrito com apresentação oral (40%): consistirá na elaboração de um ensaio (até 2000 palavras) sobre um tema previamente discutido com o docente.
3. Frequência no final do semestre (50%).
Os estudantes que optarem por avaliação por exame deverão considerar a seguinte ponderação: 90% corresponderão à nota do exame escrito + 10 % correspondentes à assiduidade e participação nas aulas.
Bibliografia
Azevedo, Carlos Moreira. História Religiosa de Portugal. 3 vols. Lisboa: Círculo de Leitores, 2000.
Freire, Dulce, e Pedro Lains, eds. An Agrarian History of Portugal, 1000-2000. Leiden: Brill, 2016.
Lains, Pedro, Leonor Freire Costa, Regina Grafe, Alfonso Herranz-Loncán, David Igual-Luis, Vicente Pinilla, e Hermínia Vasconcelos Vilar, eds. An Economic History of the Iberian Peninsula, 700?2000. Cambridge: Cambridge University Press, 2024.
Marques, A. H. de Oliveira. Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV. Vol. 4. 12 vols. Nova História de Portugal. Lisboa: Presença, 1987.
Mattoso, José. Religião e cultura na Idade Média portuguesa. Lisboa: INCM, 1982.
Mattoso, José. ?1096-1325?. In «A Monarquia Feudal», José Mattoso (coord.), vol. 2. História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 1993.
Oliveira, António Resende de, e João Gouveia Monteiro. Portugal Medieval. Do Condado ao Império (1096-1495). Carnaxide: Tribuna da História, 2023.
Freire, Dulce, e Pedro Lains, eds. An Agrarian History of Portugal, 1000-2000. Leiden: Brill, 2016.
Lains, Pedro, Leonor Freire Costa, Regina Grafe, Alfonso Herranz-Loncán, David Igual-Luis, Vicente Pinilla, e Hermínia Vasconcelos Vilar, eds. An Economic History of the Iberian Peninsula, 700?2000. Cambridge: Cambridge University Press, 2024.
Marques, A. H. de Oliveira. Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV. Vol. 4. 12 vols. Nova História de Portugal. Lisboa: Presença, 1987.
Mattoso, José. Religião e cultura na Idade Média portuguesa. Lisboa: INCM, 1982.
Mattoso, José. ?1096-1325?. In «A Monarquia Feudal», José Mattoso (coord.), vol. 2. História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 1993.
Oliveira, António Resende de, e João Gouveia Monteiro. Portugal Medieval. Do Condado ao Império (1096-1495). Carnaxide: Tribuna da História, 2023.
Equipa Docente
- André Filipe Madruga Coelho
- Flávio Miguel Fernandes Miranda [responsável]