2025

Expansão e Dinâmicas Coloniais

Nome: Expansão e Dinâmicas Coloniais
Cód.: HIS02398L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A abordagem proposta deverá permitir ao aluno fazer uma análise critica do processo expansionista, de fixação e de colonização nos diversos aspetos das sociedades coloniais e refletir sobre o pioneirismo da política portuguesa extraeuropeia. A metodologia aplicada deverá capacitar o aluno para que no futuro disponha de ferramentas científicas para dar continuidade ao seu processo académico-profissional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender e contextualizar, numa perspetiva diacrónica, os quadros gerais da colonização europeia
2. Analisar comparativamente os principais impérios coloniais europeus na Época Moderna (sécs. XV-XVIII)
3. Identificar os sistemas estratégicos, políticos, económicos e religiosos da colonização europeia
4. Refletir sobre os impactos socioculturais e económicos da colonização nos povos colonizados e na Europa
5. Pesquisar de forma autónoma e planificada, utilizando meios diversificados e manifestando sentido crítico na seleção de informações à luz dos avanços historiográficos
6. Relacionar a história de Portugal com a história europeia e mundial, distinguindo articulações, analogias e especificidades
7. Elaborar e comunicar, com correção, sínteses dos assuntos estudados
8. Reconhecer as dimensões interculturais das sociedades
9. Desenvolver autonomia pessoal e um sistema de valores numa perspetiva humanista

Conteúdos Programáticos

1.Antecedentes da Expansão e Primeiros Movimentos expansionistas
1.1. Fatores geopolíticos, económicos e religiosos da expansão europeia: cruzadas e rotas comerciais.
1.2. Os primórdios da expansão portuguesa e espanhola: descobrimentos e as primeiras rotas marítimas
2. Conceitos e Evolução dos Impérios: A evolução dos conceitos de ?colónia?, ?colonialismo? e ?imperialismo?.
2.1. As primeiras experiências coloniais: ilhas atlânticas, Norte de África e Atlântico Sul.
3. Modelos de Colonialismo e Impérios Nacionais
3.1. Comparação dos impérios coloniais de Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda
3.2. Estratégias coloniais, formas de dominação
4. Agentes e Dinâmicas Sociais
4.1. O papel dos agentes coloniais: missionários, comerciantes, militares, administradores e degredados
4.2. A escravatura e o tráfico transatlântico: impactos na Europa, África e Américas
5. Transformações Sociais e Culturais
5.1. A miscigenação étnico-cultural e sincretismos religiosos

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será teórico-prática (leitura integrada a combinar análise teórica com atividades práticas para proporcionar uma compreensão aprofundada e crítica). Estimular-se-ão o pensamento analítico e a participação ativa dos alunos, preparando-os para uma análise dos legados e impactos do colonialismo
Cada aula será centrada em um tema específico com suporte diversificado (textos académicos, mapas históricos, documentos originais e outros materiais pertinentes)
Haverá utilização de recursos digitais/interativos (mapas históricos on-line e arquivos digitais de fontes primárias) para proporcionar aos alunos uma experiência mais prática e facilitar a análise crítica dos dados históricos
Será promovida a reflexão crítica sobre os impactos sociais, culturais e económicos da colonização
Atividades de investigação e visitas de estudo serão organizadas para proporcionar uma experiência prática e uma visão direta dos materiais

Avaliação

1. Avaliação contínua
A avaliação da disciplina será composta por dois momentos obrigatórios, cada um valendo 50%
1.º: Trabalho Escrito (50%)
O trabalho consiste na análise crítica de um texto que será indicado pelo docente no início do semestre (cerca de 3000 palavras), a ser entregue na última semana de abril. Este trabalho será precedido por uma breve exposição oral, permitindo ao professor acompanhar eventuais dificuldades e sugerir melhorias antes da entrega
2.º: Teste Escrito (50%)
O teste será realizado de forma individual e terá lugar na penúltima ou última aula do semestre
2. Regime exame final
O exame final será realizado através de um teste escrito, que determinará o total da nota final. Caso o aluno não obtenha aprovação, poderá recorrer ao exame de recurso, bem como às outras épocas de avaliação (especial e extraordinária, conforme previsto no RAUE, artigos 110.º e 111.º), realizando igualmente um teste escrito, que será responsável pelo total da nota final.

Bibliografia

Bethencourt, F., & Chaudhuri, K. (Dirs.). (1998). História da expansão portuguesa (Vols. 1-5). Círculo de Leitores.
Bethel, L. (Coord.). (1998). América Latina Colonial (Vols. 1-2). Edusp.
Elliott, J. (2014). El Atlántico español y el atlántico luso?. Cabildo de Gran Canaria.
Goldstone, J. (2010). História global da ascensão do Ocidente: 1500-1858. Ed. 70.
Gruzinski, S. (2014). As quatro partes do mundo?. Edusp.
Hespanha, A. M. (2020). Filhos da terra: ?. Tinta-da-China.
Lobato, M., & Manso, M. D. (Coords.). (2013). Mestiçagens e identidades intercontinentais nos espaços lusófonos. NICPRI.
Pérez García, M., & Sousa, L. de (Eds.). (2018). Global history and new polycentric approaches:. Palgrave Macmillan.
Subrahmanyam, S. (2017). Europe?s India: Words, People, Empires, 1500-1800. Harvard University Press.
Thomaz, L. F. (2021). A expansão portuguesa: Um prisma de muitas faces. Gradiva.

Equipa Docente