2025

História de Portugal Medieval

Nome: História de Portugal Medieval
Cód.: HIS02394L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta disciplina propõe um percurso político da História de Portugal (sécs, 12-15), da origem do reino português ao início da época moderna.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de História de Portugal Medieval pretende:

1. Discutir as raízes da origem de Portugal a partir da evolução do quadro político ibérico precedente desde o século VIII
2. Debater o processo de afirmação e de consolidação do reino de Portugal entre os séculos XII e XV
3. Dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e factuais sobre a história política, militar e institucional de Portugal, que permitam apreender conceitos
4. Entender as transformações do reino português com o início da expansão ultramarina a partir do século XV
5. Examinar os elementos de continuidade e de mudança político-social na longa duração
6. Promover a interação dos estudantes com as fontes primárias e secundárias, apelando à autonomia académica e ao sentido crítico na leitura, no debate e na análise do passado
7. Incutir sensibilidade de interpretação histórica com o intuito de preparar os estudantes para os desafios societais e para a história apócrifa

Conteúdos Programáticos

1. O legado histórico romano, germânico e islâmico na origem do reino de Portugal
2. A Reconquista Cristã e o al-Andalus do ocidente ibérico
3. O Condado de Portucale e a formação do reino de Portugal, séculos IX a XII
4. A consolidação política e territorial do reino português, séculos XII e XIII
5. A formação político-institucional da monarquia, séculos XIII e XIV
6. Portugal na crise do século XIV
7. O Interregno de 1383?1385 e a emergência da dinastia de Avis
8. A projeção política de Portugal na Europa e no Atlântico no século XV

Métodos de Ensino

A unidade curricular de História de Portugal Medieval adotará metodologias de ensino diversificadas, tais como:
1. Comunicar oralmente a apresentação, discussão e argumentação dos conteúdos programáticos, num ensino baseado em inquirição e problematização;
2. Estimular a participação em debates, resolução de problemas e apresentação oral de trabalhos por parte dos estudantes;
3. Promover diálogo, trabalho colaborativo e a crítica construtiva entre pares, no sentido do desenvolvimento de pensamento original por parte dos estudantes.
4. Relacionar aprendizagens com desafios societais que permitam a compreensão dos legados históricos.
5. Utilizar ferramentas e recursos digitais para a construção do saber, do conhecimento, da representação gráfica e visual da história e do pensamento crítico.

Avaliação

A unidade curricular prevê dois modelos de avaliação: 1) avaliação contínua e 2) avaliação por exame final de toda a matéria lecionada.
A avaliação contínua dependerá do cumprimento dos seguintes elementos:
1. Assiduidade e participação oral nas aulas (10%): os estudantes terão de estar presentes em 75 por cento das aulas (isto é, só poderão faltar a um máximo de 6 aulas).
2. Trabalho escrito com apresentação oral (40%): consistirá na elaboração de um ensaio (até 2000 palavras) sobre um tema previamente discutido com o docente.
3. Frequência no final do semestre (50%).

Os estudantes que optarem por avaliação por exame deverão considerar a seguinte ponderação: 90% corresponderão à nota do exame escrito + 10 % correspondentes à assiduidade e participação nas aulas.

Bibliografia

Coelho, Maria Helena da Cruz e Armando Luís de Carvalho Homem (coord.). Portugal em Definição de Fronteiras. Do Condado Portucalense à Crise do Século XIV. Vol. 3. 12 vols. Serrão, Joel e A. H. de Oliveira Marques (dir.). Nova História de Portugal. Lisboa: Presença, 1996.
Marques, A. H. de Oliveira. Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV. Vol. 4. 12 vols. Nova História de Portugal. Lisboa: Presença, 1987.
Mattoso, José. Identificação de um País. Ensaio sobre as origens de Portugal, 1096?1325. 2 vols. Lisboa: Estampa, 1995.
Mattoso, José (coord.). «A Monarquia Feudal», José Mattoso (dir.), vol. 2. História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 1993.
Oliveira, António Resende de, e João Gouveia Monteiro. Portugal Medieval. Do Condado ao Império (1096-1495). Carnaxide: Tribuna da História, 2023.
Sousa, Bernardo Vasconcelos e, ?Idade Média (séculos XI-XV)?. In História de Portugal, Ramos, Rui (coord.). Lisboa, Esfera dos Livros, 2009.

Equipa Docente