2023

Cogumelos podem salvar florestas

Nome: Cogumelos podem salvar florestas
Cód.: BIO14817O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas, Ciências do Solo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender como evoluíram conjuntamente fungos e plantas, como se relacionam atualmente e qual o seu papel na formação e proteção do solo.
Observar e analisar como os Funga (particularmente os macrofungos) de uma área florestal são o suporte para a prosperidade da floresta e para a proteção dos solos.
Entender e planificar como através da gestão dos recursos micológicos se podem recuperar áreas florestais degradadas, ardidas ou que sofreram outro tipo de perturbações, quer do ponto de vista da vegetação, quer das características do solo.
Saber como implementar boas práticas para a correta gestão do Funga, da Flora e dos solos.

Conteúdos Programáticos

I. Funga, Flora e solo: Características diagnosticantes do Reino Fungi. Os macrofungos e seus grupos tróficos. Wood wide web. A origem do solo, sua morfologia, formação e papel no ecossistema.
II. Gestão de recursos micológicos em áreas florestais: Diversidade de macrofungos. Serviços de ecossistema prestados por fungos. Recuperação de áreas perturbadas.
III. Boas práticas para proteger e manter a biodiversidade (principalmente comunidades de macrofungos e Flora) e conservar os solos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas com ensino presencial. Nas aulas teóricas e teórico-práticas serão apresentados os conceitos, a estrutura da matéria e proceder-se à à orientação do processo de aprendizagem. As aulas práticas decorrerão em laboratórios e “no campo”, sempre que possível, através de visitas de estudo a locais de reconhecido interesse. Cada sessão teórica será composta por períodos de exposição e discussão, com o objetivo de estimular a reflexão crítica e a participação dos formandos no processo de ensino-aprendizagem. Serão utilizados meios audiovisuais, incluindo animações comentadas, ilustrativas dos temas abordados. Nas aulas teórico-práticas serão analisadas situações concretas e discutidas em conjunto com os discentes, que serão motivados para colaborarem na sugestão de casos a abordar. Nas aulas práticas (laboratório e campo) os discentes poderão observar e reconhecer a importância dos fungos na floresta e na formação do solo.

Avaliação

A avaliação é baseada num trabalho individual entregue e apresentado pelos alunos após finalização da componente letiva (escrito - 50%; oral – 50%). Para aprovação é necessário obter aprovação igual a 10 valores ou superior. Os temas serão sugeridos pelos docentes. Se o trabalho entregue para avaliação for considerado insuficiente, o formando poderá submeter um novo trabalho para avaliação.

Bibliografia

Moore D, Nauta M, Evans S, Rotheroe M. Edts. 2001. Fungal Conservation - Issues and Solutions. Cambridge University.
Mueller G, Foster M, Bills G. 2004. Biodiversity of Fungi - Inventory and Monitoring Methods. Academic Press.
Perez-Moreno J, Guerin-Laguette A, Rinaldi AC et al. 2021. Edible mycorrhizal fungi of the world: What is their role in forest sustainability, food security, biocultural conservation and climate change? Plants People Planet 3:471–490.
Porta J, López-Acevedo M, Poch R. 2008. Introducción à la Edafologia. Uso e protección del suelo. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.
Stojek K, Gillerot L, Jaroszewicz B. 2022. Predictors of mushroom production in the European temperate mixed deciduous forest. Forest Ecology and Management 522, 120451.
Weil R, Nyle B. 2016. The Nature and Properties of Soils. 15th Edition. Pearson Press.