2023

Inovação e Competitividade

Nome: Inovação e Competitividade
Cód.: ECN13501M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Sendo a inovação um dos pilares fundamentais da competitividade empresarial e do desenvolvimento socioeconómico de qualquer país ou região, esta UC visa realçar a importância da inovação e da mudança tecnológica no contexto da mudança socioeconómica, destacar o papel do conhecimento científico e tecnológico no processo de inovação, no desenvolvimento de novas indústrias e na capacidade competitiva, e enquadrar o papel da empresa, das instituições e das políticas públicas no processo sistémico da inovação, da produção e transferência de conhecimento científico e tecnológico.

No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- Pensar criticamente sobre as motivações e implicações da inovação;
- Entender o papel fundamental dos ativos intangíveis numa economia baseada no conhecimento;
- Compreender o papel fundamental das empresas e das instituições no processo de inovação;
- Discutir e justificar o envolvimento do Estado nas questões de ciência, tecnologia e inovação.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
2. O conceito de inovação – Conceito, objetivos e tipologia. Invenção, inovação e difusão.
3. O processo de inovação – Destruição criativa e revoluções tecnológicas. Modelos de inovação.
4. Conhecimento – Ativos intangíveis. Economia do conhecimento. Tipologia do conhecimento. Codificação, transferência e aprendizagem.
5. Investigação e desenvolvimento – Conceito de I&D. Intensidade de I&D. Investimento, financiamento e política de I&D.
6. Propriedade intelectual – Propriedade intelectual e industrial. Sistemas de patentes. Proteção do conhecimento. Relação I&D-patentes.
7. Inovação e competitividade – Intensidade tecnológica. Fontes, difusão e adoção da inovação. Trajetórias tecnológicas. Inovação e cooperação.

Métodos de Ensino

As sessões presenciais são teórico-práticas pois combinam a exposição teórica dos temas com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem a realização de casos práticos e a realização e apresentação de um trabalho de grupo no final do semestre. O método de ensino e aprendizagem inclui:
- exposição teórica em sala de aula com projeção de slides em Power Point;
- uso da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes;
- análise e discussão de casos empíricos a partir de notícias, artigos, relatórios e documentos;
- realização, apresentação e discussão de trabalhos individuais/grupo por parte dos alunos;
- realização de questões práticas ao longo do semestre que ficam disponíveis na plataforma Moodle;

A avaliação tem as seguintes componentes:
- Questões práticas (15%);
- Trabalho monográfico (50%);
- Teste escrito (35%);
Ou,
- Exame final (100%).

Bibliografia

Carvalho, A. (2013), Financiamento público à I&D empresarial em Portugal, Notas Económicas (37), 34-49.
Carvalho, A. (2018), Wishful thinking about R&D policy targets: what governments promise and what they actually deliver, Science and Public Policy, 45(3), 373-391.
Edler, J., Cunningham, P., Gök, A, Shapira, P. (Ed.) (2016), Handbook of innovation policy impact, Cheltenham, UK: EE.
EC (2017), The economic rationale for public R&I funding and its impact, European Commission.
Fagerberg, J., Mowery, D.; Nelson, R.R. (Ed.) (2005), The Oxford handbook of innovation, Oxford: OUP.
Freeman, C.; Soete, L. (1997), The economics of industrial innovation, 3rd ed., London: Pinter.
Godinho, M.M. (2013), Inovação em Portugal, Lisboa: Fundação FMS.
Hall, B.H.; Rosenberg, N. (2010), Handbook of the Economics of Innovation, Elsevier.
Tidd, j., Bessant, j. (2014), Strategic Innovation Management, Chichester: Wiley.

Equipa Docente