2023

Prática Psicomotora ao longo da vida

Nome: Prática Psicomotora ao longo da vida
Cód.: DES13909M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC explora a práxis psicomotora ao longo do ciclo da vida (bebés a pessoas idosas), as práticas preventivas, educativas e reeducativas-terapêuticas, em situações de desenvolvimento típico e atípico, isto é, em função da diversidade da população, da idade e da patologia da epressão psicomotora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer os fundamentos das abordagens sistémica, cognitiva e psicodinâmica aplicados à prática psicomotora em diferentes fases do ciclo da vida e em diferentes perturbações da expressão psicomotora;
2. Adquirir os conhecimentos teóricos e práticos adequados à prática psicomotora nos domínios educativo, preventivo, reeducativo e terapêutico, em diferentes fases do ciclo da vida;
3. Adquirir os conhecimentos teóricos e práticos adequados à prática psicomotora nos domínios reeducativo e terapêutico, em contexto clínico terapêutico, em diferentes perturbações da expressão psicomotora;
4. Selecionar, definir, justificar e aplicar práticas de intervenção psicomotora em diferentes fases do ciclo da vida e em situações de desenvolvimento típico e atípico.
5. Conhecer e aplicar as especificidades das abordagens psicomotoras e pluridisciplinaridade dos métodos e mediações utilizadas na prática psicomotora, em função da diversidade da população, da idade e da patologia.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos e conceções teóricas de suporte que fundamentam a prática psicomotora compreendida, justificada e refletida: abordagens teóricas, conceitos teóricos e autores clássicos de referência (eg., Brazelton, Winnicott, Bowlby, Erickson)

2. Diferentes práticas psicomotoras e modalidades de intervenção psicomotora em função:
(i) das orientações educativas-preventivas, reeducativas e terapêuticas,
(ii) da intenção terapêutica,
(iii) do ponto/estágio do amadurecimento,
(iv) da idade (bebé, criança, adolescente, adulto, pessoa idosa) e
(v) da perturbação da expressão psicomotora e problemática psicocoporal.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do segundo semestre. As aulas teóricas são plenárias com apoio de meios audiovisuais onde se transmite os conhecimentos científicos e se incentiva a atitude crítica e reflexão dos alunos. Será privilegiado o método por questionamento, de modo a promover uma maior participação dos alunos, bem como conhecer a aquisição de conhecimentos por parte dos mesmos. A abordagem aos conteúdos mais
teóricos será complementada através das aulas de cariz prático, que decorrem em ginásio e meio aquático. A avaliação do aluno será feita através de dois processos: Realização de trabalhos individuais e em grupo com diferentes pesos (média final ≥ 9,5 valores), ou Exame final (nota ≥ 9,5 valores).

Bibliografia

André, P., & Benavides, T. (2004). Corps et Psychiatrie. HdF Editions.
Antoun, S. (2017). Psychomotricité et schizophrenie: Reeducation psychomotrice sur les habiletes sociales chez des sujets schizophrenes adultes. Editions Vie
Boscaini, F. (2006). O Traço Psicomotor. AIFP.
Costa, J. (2008). Um olhar para a criança. Psicomotricidade Relacional. Lisboa. Trilhos editores
Fernandes, J. & Gutierres Filho, P. (2012) Psicomotricidade: abordagens emergentes. Manole
Gatecel, A., & Lefranc, A. (2019). Le Grand Livre des pratiques psychomotrices. Hors collection, Dunod
Girardier, N. (2016). La Psychomotricité entre psychanalyse et neurosciences: histoire, actualités et perspectives: pour une pensée en mouvement. Editions in Press.
Kaiser, M., Soppelsa, R., & Albaret, J. (2013). Aspects développementaux. In M. Albaret, M. Kaiser, & R. Soppelsa, Troubles de l'écriture chez l'enfant(pp. 31-59). Le Boeck.
Matias, A. R. (2012). Psicomotricidade em meio aquático na primeira infância. Tuttirev Editor