2023

Relaxação Terapêutica

Nome: Relaxação Terapêutica
Cód.: DES12080M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A relaxação terapêutica é uma das principais ferramentas de intervenção clínica. Nesta UC são abordados os fundamentos da relaxação, aplicados à saúde mental e à dor crónica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos
- Os aspetos históricos e epistemológicos da relaxação terapêutica (RT);
- As populações clínicas em contextos de saúde mental e dor crónica (a experiência corporal em populações clínicas);
- As particularidades da RT em contextos de saúde mental e dor crónica;
- As técnicas de ação terapêutica em RT;
- Os aspetos técnicos e metodológicos de diferentes métodos de relaxação (ex.: R. Dinâmica de Dupont, R. Ativa de Boski, R. Ativa de Martenot);
- Estudos de investigação sobre a RT;
- O desenho de programas de RT;

Competências:
- Adequação das técnicas de ação terapêutica ao paciente;
- Prescrição e implementação de programas de RT em contexto clínico de saúde mental e dor crónica;
- Consciencialização da própria disponibilidade e resposta corporal na relação terapêutica;
- Estabelecimento e manutenção de uma relação terapêutica;
- Desenho de estudos de investigação em RT.

Conteúdos Programáticos

I. Os aspetos históricos e epistemológicos da RT
a. A experiência corporal em relaxação

II. Populações clínicas em contextos de saúde mental e dor crónica
a. Psicopatologia (Perturbações: depressivas, ansiedade, obsessivo-compulsiva, sintomas somáticos, bipolar, psicóticas);
b. Dor: Definição, caracterização, tipos, comorbilidades, avaliação, modelos dominantes

III. Particularidades da RT nos contextos de saúde mental e dor crónica
a. Princípios metodológicos e objetivos
b. Aspetos fisiológicos, psicomotores e emocionais
c. Indicações/contraindicações
d. Técnicas de ação terapêutica (perfil do terapeuta no âmbito da atitude, observação, interpretação e resposta corporal do próprio e do paciente, ritmos, toque, proximidade, verbalização)
e. Métodos de relaxação (R. Dinâmica de Dupont, R. Ativa de Boski, R. Ativa de Martenot)

IV. A investigação da relaxação terapêutica
a. A abordagem multi-métodos
b. O desenho de programas de RT
c. As necessidades de investigação em RT

Métodos de Ensino

As aulas teóricas envolvem metodologias ativas incluindo análise/discussão de temáticas, brainstorming, role play, estudos de caso e trabalho de grupo, recorrendo a meios audiovisuais como diapositivos e vídeos didácticos.
As aulas teórico-práticas contemplam uma abordagem vivencial que permitem aos estudantes experienciarem sobre as diferentes técnicas de ação terapêutica em relaxação, refletindo sobre as relações entre a experiência corporal, fatores contextuais, emoção e personalidade. As aulas teórico-práticas incluem metodologias de trabalho de grupo e estudos de caso.
A avaliação contínua implica presença a 75% das horas teórico-práticas, devendo os estudantes:
- Elaborar uma reflexão crítica sobre as sessões, enfatizando a análise das vivências corporais e a adequação das diferentes abordagens à especificidade de cada patologia (individual);
- Dinamizar uma situação de intervenção em simulacro a partir de uma vinheta clínica (grupo).
O exame final consiste numa prova escrita.

Avaliação

As aulas Teóricas envolvem metodologias ativas incluindo análise/discussão de temáticas, estudos de caso e trabalho de grupo.
As aulas Teórico-Práticas (TP) permitem a vivência de diferentes técnicas e métodos de relaxação, e a reflexão sobre as relações entre a experiência corporal, os fatores contextuais, a emoção e a personalidade. As aulas TP incluem metodologias de role play, trabalho de grupo e estudos de caso.
A avaliação contínua implica presença a 75% das horas TP, devendo os estudantes:
- Elaborar uma reflexão crítica sobre as sessões (individual) (com uma ponderação de 30%);
- Fundamentar e dinamizar em simulacro uma situação de intervenção a partir de uma vinheta clínica (grupo) (ponderação de 70%).
O exame final consiste numa prova escrita (50%) e prática (50%).
A aprovação implica a obtenção de 10 valores em cada um dos elementos de avaliação.

Bibliografia

Guiose, M. (2007). Relaxations thérapeutiques. Paris: Éditions Heures de France.

Frank Röhricht (2009) Body oriented psychotherapy. The state of the art in empirical research and evidence-based practice: A clinical perspective. Body, Movement and Dance in Psychotherapy, 4(2), 135-156, DOI: 10.1080/17432970902857263

Martins, R. (2001). A relaxação terapêutica no contexto da saúde mental – o corpo como ponte entre a emoção e a razão. In Fonseca, V., & Martins, R. (Eds.) Progressos em psicomotricidade (95-108). Cruz Quebrada: FMH Edições.

Oliveira, I. (2015). Construção e reconstrução da imagem corporal no paciente com dor. Dor, 1 23: 13-17.

Veiga, G., Dias Rodrigues, A., Lamy, E., Guiose, M., Pereira, C., & Marmeleira, J. (2019). The effects of a relaxation intervention on nurses' psychological and physiological stress indicators: A pilot study. Complementary Therapies in Clinical Practice, 35, 265-271. doi: 10.1016/j.ctcp.2019.03.008