2023

Seminário Avançado em Literatura Portuguesa Contemporânea II

Nome: Seminário Avançado em Literatura Portuguesa Contemporânea II
Cód.: LLT11304M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Em articulação com a u.c. Lit. Port. Contemp. I, procura este programa compreender o vínculo centralmente estético entre a corporalidade, o desejo - e a literatura. Este objetivo será perseguido através da análise de obras de Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner e David Mourão-Ferreira.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Em articulação com a u.c. Lit. Port. Contemp. I, procura este programa compreender o vínculo centralmente estético entre a corporalidade, o desejo - e a literatura.
Instâncias em que se fundem as categorias do biológico e do simbólico, do sensorial e do transcendente, o corpo e o eros funcionarão, na abordagem de obras da lírica portuguesa contemporânea, como noções heurísticas, que permitirão melhor apreender um traço fundamental da criação artística: a sua central eroticidade, a sua visceral ligação a uma esfera orgânica, imaginária e libidinal, expressão maior da iconicidade literária.
Algumas obras dos autores escolhidos (David Mourão-Ferreira, Sophia, Eugénio de Andrade) poderão testemunhar da persistência, ruptura ou inflexão de modelos estéticos e de práticas estilísticas, na sua íntima conexão com a matriz erótica da criação literária.

Conteúdos Programáticos

2. O amor e a literatura
1.1 O continuum discursivo da sexualidade ocidental;
1.2 Os discursos sobre o erotismo: de Platão a Foucault;
2. A codificação evolutiva do erotismo literário, da idealização cortês à autonomização sentimental e à pós-modernidade.
3. Poéticas contemporâneas do eros:
3.1 David Mourão- Ferreira;
3.2 Sophia de Mello Breyner Andresen;
3.3 Eugénio de Andrade.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino adoptadas nesta unidade curricular serão:
1. Sessões presenciais de cariz teórico-prático, em que predominarão as seguintes estratégias de ensino e de avaliação contínua (formativa, observação directa):
- exposição de noções epistemológicas e históricas, centrais aos conteúdos abordados;
- reflexão fundamentada em textos teóricos e críticos;
- exposição teórico-metodológica, com apoio visual, seguida de debate;
- leitura exploratória e dialógica dos textos ou obras propostos, para aplicação e/ou problematização das noções-chaves anteriormente expostas;
- registo das respectivas sínteses hermenêuticas.
2. Trabalho autónomo de investigação individual, materializado na produção escrita de um texto de índole científica, acompanhado pela docente, em que os alunos explorarão, em corpus que apropriadamente escolherem, a produtividade dos temas e noções desenvolvidos nas sessões presenciais. Este trabalho
constituirá igualmente objeto de avaliação.

Bibliografia

1.Ativa
Andrade, E. (1980). Poesia e Prosa 1940/1979. Lx: IN-CM
Andresen, S. M. B. Obra Poética (3 vol.s). Lx: Caminho
Mourão-Ferreira, D. (2019). Obra Poética (1948-1995). Lx: A. & Alvim
2. Passiva
Atkins, J., Sex in Literature. London: Panther
Bataille, G. (1992), L'érotisme, Paris: Minuit
Ceia, C. (2003). Sexualidade e Literatura. Lx: Colibri
Foucault, M. (1994). Hist. da sexualidade. Lx: Rel. d'Água
Kristeva, J. Hist. d'amour. Paris: Denoël
Librandi, M. (2020). Literatura e erotismo. Rev. Crítica Cultural 15, 1
Luhman, N. O amor como paixão. Lx: Difel
Marcuse, H. Eros et civilisation. Paris: Minuit
Martins, Ribeiro, Zucchi (2020), Erotismo e Literatura. SP: Paco Ed
Murillo, M. A. (2028). La interioridad del deseo. La Palabra y el Hombre, rev. da Univ. Veracruzana, 44
Ovídio. A Arte de Amar. Lx: Vega
Paz, O. (1995). A chama dupla. Lx: A. & Alvim
Platão. O Banquete. Lx: P. E-A.
Rougemont, D. O amor e o ocidente. Lx: Vega
Sena, J. (1992). Amor e outros verbetes. Lx: Ed. 70

Equipa Docente