2023

Teorias e Modelos de Formação Profissional

Nome: Teorias e Modelos de Formação Profissional
Cód.: PED12538L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular pretende proporcionar, aos estudantes, um espaço de reflexão e análise das diversas teorias e modelos de formação profissional, partindo da observação da realidade portuguesa, nomeadamente no que respeita aos dispositivos formais de qualificação hoje disponíveis.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer as atuais teorias e modelos de formação profissional e respetiva evolução histórica
2. Identificar a rede de instituições que operam na área da Formação Profissional em Portugal (no contexto educativo e no mercado de trabalho)
3. Conhecer os sistemas nacionais de transferência de conhecimentos e competências profissionais (Certificação Profissional, RVCC-PRO,…)
4. Conhecer os programas e iniciativas de âmbito comunitário (ECVET, QEQ, QNQ, CNQ, Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida,…)
5. Analisar a relação entre a Formação Profissional, as atuais respostas/modalidades de Educação de Adultos e o desenvolvimento local e individual
6. Conhecer os dispositivos de apoio técnico e financeiro da formação profissional

Conteúdos Programáticos

1. As teorias e os modelos na Formação Profissional
2. A rede de instituições que operam na formação profissional
3. Os sistemas nacionais e internacionais de transferência de conhecimentos e competências profissionais
4. A formação profissional e o desenvolvimento pessoal, institucional e do mercado de trabalho
5. A formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida

Métodos de Ensino

Metodologias várias, com predomínio na atividade autónoma dos estudantes e no trabalho de grupo, intercalado de momentos presenciais de gestão do processo de aprendizagem.
A forma de organização das atividades letivas será diversificada, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: exposição de conteúdos, debates em grupo, estudos de caso, leitura individual, pesquisas, entre outras.
A uc contempla dois módulos:
(I) Módulo 1: apresentação e análise dos conteúdos da disciplina, com recurso ao método da exposição e demonstração;
(II) Módulo 2: apresentação e estudo de casos; apresentação de trabalhos em contexto de sala de aula; reflexão/discussão de documentos e textos:
O processo de avaliação das aprendizagens será concretizado através de uma prova escrita e de um trabalho prático e a classificação final resultará da média aritmética das classificações obtidas nos dois instrumentos referidos.

Bibliografia

CEDEFOP (2015). European Center for Development of Vocacional Training. Nota Informativa. Reforçar o ensino e a formação profissional para melhorar as condições de vida. Lisboa: CEDEFOP
Comissão Europeia (2010). Comunicado de Bruges sobre o Reforço da Cooperação Europeia no Ensino e Formação Profissionais para o Período de 2011-2020. Official Journal of the European Communities.
CNE (2014). Relatório Técnico: Ensino e Formação Profissional Dual. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Fialho, J., Silva, C. & Saragoça, J. (Coords.) (2013). Formação Profissional – Práticas organizacionais, políticas públicas e estratégias de ação. Lisboa: Sílabo.
Nico, L. (2011). A Escola da Vida: Reconhecimento dos Adquiridos Experienciais em Portugal. Fragmentos de Uma Década (2000-2010). Mangualde: Ed. Pedago.
Nico, B. & Nico, L. (coords.) (2011). A qualificação dos adultos no Alentejo: presente e futuro. Mangualde: Ed. Pedago.