Produção de Recursos Educativos Digitais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Resultados de aprendizagem
É capaz de sustentar uma visão fundamentada sobre a importância dos processos de criação, organização, distribuição e avaliação de recursos educativos digitais.
É capaz de identificar os conceitos operatórios envolvidos no campo dos recursos educativos digitais.
É capaz de distinguir diferentes tipos de recursos educativos digitais.
É capaz de reconhecer diferentes níveis de sofisticação nos processos de criação de recursos.
É capaz de reconhecer a necessidade de adoptar critérios de qualidade quer nos processos de criação quer nos de avaliação recursos educativos digitais.
É capaz de localizar, analisar e avaliar os recursos existentes nos diferentes repositórios.
É capaz de aplicar os princípios de aprendizagem multimédia aos processos de criação de recursos.
É capaz de reconhecer e respeitar as questões legais e éticas na produção, distribuição e utilização de RED, nomeadamente os direitos de autor.
É capaz de explicar as teorias, modelos e conceitos envolvidos na produção de recursos educativos digitais
É capaz de analisar métodos, instrumentos e escalas de avaliação de recusos educativos digitais.
Competências a adquirir pelos estudantes
É capaz de iniciar e concluir o processo de produção e criação de um recurso educativo digital.
É capaz de iniciar e concluir um processo de avaliação de recursos educativos digitais através da aplicação de métodos, instrumentos e escalas de avaliação de RED apropriados.
Conteúdos Programáticos
2. Tipos de recursos educativos digitais e tendências na produção e uso: manuais digitais, recursos educativos abertos, MOOCS, e-books, jogos digitais sérios, repositórios digitais e outras plataformas de conteúdos e recursos.
3. Níveis de sofisticação na criação de recursos e modelos de produção de recursos educativos digitais. O modelo ADDIE. Classificações de recursos educativos digitais.
5. Princípios de aprendizagem multimédia e aprendizagem baseada em vídeo ( hipervídeo)
6. Questões legais e éticas na produção, distribuição e utilização de RED. Licenças e termos de utilização (p.e. licenças Creative Commons)
7. Produção: ferramentas de criação, edição e tratamento de imagem, áudio e vídeo. Elaboração de storyboards.
8. Projetos de criação de recursos educativos digitais.
Métodos de Ensino
Avaliação
A avaliação visa a demonstração de competências teóricas e práticas adquiridas, quer através do estudo, análise e discussão de textos quer através da exploração e uso das ferramentas e aplicações em situações educativas. Para o apuramento da classificação final serão consideradas as seguintes componentes: P1) Elaboração de um trabalho individual, baseado na análise crítica e fundamentada de um RED (35% da classificação final); P2) Projeto de criação de um RED, a realizar de forma colaborativa (45% da classificação final); P3) Autoavaliação sobre o desempenho e o trabalho realizado ao longo da UC (20% da classificação final).
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova de avaliação teórico-prática, incluindo a elaboração e fundamentação de um projeto de criação de um RED. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
Bibliografia
Churchill, D. (2017). Digital Resources for Learning. Springer.
Diaz, A. (2021). Digital Learning Resources in Education. In M.K. Fidler & Y.Wu (Eds). Technology: where it started and where its going. (e-book). University STS.
Gonçalves, V. & Gonçalves, B. (2015). Avaliação de plataformas para criação e distribuição de MOOC para a formação contínua de professores. ICIDTE. UP de Valencia.
Mayer, R. E., & Moreno, R. (2003). Nine ways to reduce cognitive load in multimedia learning. Educational Psychologist, 38(1), 43-52.
Nobre, T. (2012). Direito de Autor e Direitos Conexos. Lab e-learning, UL.
Ramos, J.L., Teodoro, V.D., Fernandes, J.S., Ferreira, F.M. & Chagas, I. (2010). Recursos educativos para Portugal. Estudo estratégico. GEPE/ME.
Equipa Docente
- Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz [responsável]